Ouviu aquele sobre o Chatbot gerado por IA que entrou em um bar? Não? Muito, nós também não, mas é exclusivamente uma questão de tempo. O teor gerado por IA está criando ondas em todo o mundo – arte, música e escrita são facilmente geradas por IA.
Mas isso pode nos fazer rir? O riso é uma resposta humana básica a estímulos emocionais. Isso o torna um teste perfeito para o desenvolvimento contínuo da IA. Portanto, vamos colocar a IA sob os holofotes e ver se ela pode gerar mais do que exclusivamente palavras, mas uma resposta emocional na forma de risadas.
Uma vez que o ChatGPT Gera Comédia?
O riso tem tudo a ver com diversão. Portanto, vamos nos divertir um pouco enquanto avançamos. Ao final de cada seção, listaremos duas piadas. Uma será nossa tentativa piegas de humor e a outra será uma piada gerada por IA. Mas você será capaz de expressar a diferença?
No final do item, tudo será revelado.
A comédia é um tópico multifacetado e multíplice, o que a torna uma tarefa também complicada para a IA. Portanto, porquê a IA lida com a tarefa de nos fazer rir? Várias técnicas principais são usadas:
- Modelos de linguagem generativa: Leste é um método padrão de IA para produzir respostas de texto semelhantes às humanas para um conjunto de dados de ingresso. A IA generativa usa algoritmos de tirocínio profundo e enormes repositórios de dados para gerar respostas semelhantes às humanas. No caso do humor, esses dados incluiriam piadas e outros conteúdos humorísticos. O protótipo aprenderia com isso e criaria piadas originais com base no estilo dos dados fornecidos.
- Originalidade Computacional: Esta é uma abordagem baseada em algoritmo para fabricar humor. As técnicas que os algoritmos usam para gerar piadas incluem jogo de palavras, conformidade e metáforas. Esta técnica é mais sobre a estudo da estrutura do humor do que a abordagem mais “baseada em exemplos” dos Modelos de Linguagem Generativa.
- Geração de piada baseada em regras: Esta é uma abordagem baseada em protótipo para gerar piadas. Por exemplo, considere a risco de orifício do item, “Um Chatbot entrou em um bar”. Tenho certeza de que você já ouviu muitas piadas que começam com: “Um varão entrou em um bar”. Isso é sempre seguido por uma piada porquê “Aposto que doeu” ou um tanto semelhante. Essa abordagem usa algoritmos para completar modelos de piada padrão.
Zero disso soa muito engraçado! Portanto, vamos rir de algumas piadas. Você consegue expressar qual é gerado pela IA?
- Primeira piada: Uma ofídio entra em um bar – O barman diz a ela: “porquê você fez isso?”
- Piada Dois: Um varão entra em um bar com um pedaço de asfalto debaixo do braço. Ele diz ao barman: “Vou levar uma cerveja e outra para a viagem”.
O que o ChatGPT pode fazer?
Esta é uma tecnologia em evolução que tem limitações. É improvável que substitua os comediantes stand-up tão cedo. Mas é uma utensílio útil para a comédia? Vamos discutir algumas das maneiras pelas quais a IA pode ser usada na comédia.
- Geração de teor: O uso mais óbvio da IA é na geração de teor cômico. Isso pode ser na forma de piadas simples, mas também pode ser usado para ortografar esquetes inteiros, roteiros e contos. Já existem muitas plataformas de geração de teor para escolher.
- Estudo de Comédia: Fazer o público rir é um dom, e cada comediante tem seu próprio estilo e abordagem da arte. A IA pode ser uma utensílio útil para ajudar a aprimorar a apresentação de seu material por um comediante. Por exemplo, um comediante pode usar IA para averiguar vídeos de apresentações e oferecer feedback sobre aspectos porquê tempo e entrega. Nesse cenário, é mais um auxílio de treinamento do que um gerador de comédia.
- Estudo de público: Da mesma forma, a IA pode averiguar a resposta do público às rotinas de comédia. Algoritmos podem ser usados para averiguar porquê um público responde a certas piadas ou métodos de entrega. Um exemplo de onde isso pode ser útil é averiguar duas instâncias diferentes da mesma rotina. Ele pode procurar padrões porquê a forma porquê a resposta mudou quando o tempo de uma determinada piada variou ao longo das apresentações.
A IA na comédia não se trata exclusivamente de fabricar material. Em vez disso, pode ser usado porquê uma utensílio que pode ajudar comediantes e aspirantes a comediantes a sublimar suas rotinas.
- Terceira piada: TOC Toc! Quem está aí? Quatro de maio. quarto de maio quem? Que a quarta esteja com você.
- Quarta piada: TOC Toc! Quem está aí? Vaia. vaia quem? Não chore, é exclusivamente um programa de computador fazendo piadas!
O que o ChatGPT não pode fazer?
Quando se trata de comédia e risadas, ainda há muito que a IA não pode fazer. Por exemplo, a natureza humana significa que muitas vezes rimos de coisas que não deveriam ser engraçadas. Uma navegação pelos “vídeos de nequice” no YouTube ilustra perfeitamente esse ponto.
Leste é o cerne da questão; ainda existem muitas limitações quando se trata da IA nos fazer rir. Por exemplo, a IA acharia engraçado alguém derrubar uma árvore em sua vivenda? Ainda não, pois há problemas contextuais cá que a IA ainda não superou. Cá estão algumas das coisas relacionadas ao riso que a IA não pode fazer.
- Entendimento Contextual: O humor não é exclusivamente uma piada com uma piada anexada. Há mais sutileza no humor do que exclusivamente isso. Há referências culturais, o sarcasmo porquê utensílio de humor e o humor que se baseia nas sutilezas da linguagem. Tudo isso desempenha um papel importante no que consideramos humor. Infelizmente, ainda faltam modelos de IA para gerar humor.
- Falta de compreensão emocional: O humor joga com nossas emoções. Simples, o resultado final deveria ser riso, ou não seria humor. Mas o caminho para esse riso pode afetar muitas emoções humanas. Esta é uma sutileza que a IA não pode incluir em seu humor e piadas.
- Tempo: O tempo é uma daquelas coisas difíceis de ensinar. É um sentimento; é julgar quando o momento perfeito para revelar aquela piada matadora foi apanhado. Os modelos de IA não podem levar em consideração o tempo ao fabricar comédia.
Assim, os comediantes de stand-up podem respirar aliviados por não estarmos todos na fileira para comprar ingressos para o ChatGPT Comedy Roadshow. Mas o que acontece à medida que a tecnologia de IA se desenvolve?
- piada cinco: Por que os cientistas não confiam nos átomos? Porque eles compõem tudo!
- piada seis: Eu vi leste pregão em uma vitrine que dizia: “Televisão à venda, $ 1, volume recluso no sumo.” Eu pensei: “Não posso recusar isso.”
Qual é o horizonte da IA na comédia?
Há implicações morais e éticas a serem consideradas cá. No entanto, isso está fora do escopo da questão que leste item coloca: a IA pode nos fazer rir?
A IA está sendo usada para fabricar arte, música e texto. Muitas das limitações que a IA está enfrentando nesses campos são ampliadas na comédia. A comédia tem sutilezas que talvez uma boa melodia ou uma imagem formosa não tenham. Perceptível, há sutileza em todas as formas de arte que determinam o sucesso ou o fracasso da peça, mas a comédia requer uma compreensão mais profunda da resposta da humanidade às situações.
Uma vez que já observado, um vídeo de dez minutos de pessoas se machucando de maneiras espetaculares não deve ser engraçado. E eles não exclusivamente nos fazem rir; sentimos empatia e gememos quando eles se machucam. Mas ainda assim, nós rimos.
Portanto, a IA pode aprender com isso e harmonizar modelos de comédia?
Sim, é a resposta curta. Os modelos de IA estão ficando cada vez mais complexos e obtendo uma compreensão mais profunda dos aspectos mais sofisticados da natureza humana. No horizonte, os modelos de IA serão capazes de gerar “humor sob medida” que apela ao siso de humor privado de um sujeito. Enquanto isso, há muito trabalho a fazer se quiser entender as complexidades do humor e o que nos faz rir.
- piada sete: Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que entendem números binários e as que não entendem!
- piada oito: Por que o computador foi ao médico? Porque tinha um vírus!
A ultima risada
A IA é muitas coisas, mas lutamos para conseguir que ela nos fizesse rir. Conseguir gerar piadas não era motivo de riso! O humor era projecto, sem a sutileza que existe no cerne de muitas grandes comédias. Para o registro, as piadas números um, três, seis e sete foram geradas por humanos e as outras foram geradas por IA.
Você poderia expressar a diferença?