Um leitor de feeds RSS é uma utensílio indispensável para a maioria de nós. Ele agrega feeds de vários sites para facilitar o comitiva de suas atualizações mais recentes.
Dependendo de uma vez que você gosta dessas atualizações, você pode escolher um leitor de feed gráfico ou fundamentado em CLI. Enquanto o primeiro oferece conveniência e muitos recursos, o segundo traz velocidade e proporciona uma experiência perfeita para quem trabalha no terminal.
O Newsboat é um desses agregadores de feeds baseados em CLI para Linux. Vamos pular para explorá-lo com mais detalhes.
O que é Newsboat?
Newsboat é um leitor de feeds RSS/Atom fundamentado em CLI para Linux. É essencialmente um fork do Newbeuter, que já foi um dos agregadores de notícias mais muito avaliados para Linux, mas não é mais mantido.
Sendo fundamentado na CLI, o leitor Newsboat é conseguível a partir do terminal e traz consigo um renderizador de HTML integrado que permite visualizar o teor fundamentado em texto diretamente no terminal, eliminando a urgência de usar um navegador da web.
Quais recursos o Newsboat oferece?
Newsboat oferece os seguintes recursos no Linux:
- Renderizador HTML marchetado
- Capacidade de enviar links e artigos para serviços de terceiros usando scripts de favoritos
- Opção para filtrar entradas de feed com base no título, responsável, etc.
- Opções de filtragem uma vez que conjunto, responsável, etc.
- Capacidade de importar e exportar feed em OPML
- Atalhos de teclado personalizáveis
- Configurabilidade
Uma vez que instalar o Newsboat no Linux
Newsboat está disponível em várias distribuições Linux. Dependendo da distro que você está executando em sua máquina, siga as instruções inferior para obter o Newsboat em seu sistema:
No Ubuntu e seus derivados, abra o terminal e execute o seguinte comando para instalar o Newsboat:
sudo apt install newsboat
Se você estiver usando o Fedora, execute:
sudo dnf install newsboat
No Arch Linux, instale o Newsboat com:
sudo pacman -S newsboat
No caso de qualquer outra distribuição Linux, você pode instalar o Newsboat usando um método independente de distribuição, uma vez que o Snap. Para isso, verifique se o seu computador suporta o Snap executando nascente comando em um terminal:
snap
Se você obtiver um número de versão, isso indica que o Snap está presente e você pode prosseguir com a instalação do Newsboat. Caso contrário, siga nosso guia Snap para instalar o Snap em seu sistema primeiro.
Feito isso, execute o comando inferior para instalar o Newsboat:
sudo snap install newsboat
Uma vez que usar o Newsboat no Linux
Depois de instalar o Newsboat, verifique se ele está instalado corretamente. Uma vez que já mencionado, uma vez que o Newsboat é um programa fundamentado em CLI, todas as suas interações com ele ocorrerão no terminal.
Abra o terminal e execute nascente comando:
newsboat
Ele retornará um erro informando: “nenhum URL configurado“. Nascente erro é exibido porque ainda não configuramos recursos no Newsboat, portanto é isso que precisamos fazer primeiro.
1. Adicionando feeds ou URLs ao Newsboat
O Newsboat permite que você crie seu próprio feed de duas maneiras: você pode gerar um feed completamente novo do zero adicionando URLs de seus sites favoritos ou importar um feed existente de seu leitor anterior.
Para gerar um novo feed do zero, você precisa preencher o URLs registo com todos os RSS do seu site predilecto. Primeiro, copie o endereço do feed RSS do site que você deseja aditar ao feed do Newsboat.
Em seguida, execute o seguinte comando em um terminal para furar o URLs Registro:
sudo nano ~/.newsboat/urls
Se o registo ainda não estiver presente, crie um dentro do diretório Newsboat e execute:
sudo nano urls
Quando o URLs estiver desimpedido, cole o URL do feed que você copiou anteriormente neste registo. Se você quiser aditar mais feeds, copie seus URLs e cole-os cá. Atingir Ctrl+O para gravar as alterações no registo e salvá-las. Prelo Ctrl + X trespassar.
2. Importando feeds existentes com o Newsboat
Se você já tiver um feed com outro leitor de feeds RSS, poderá importá-lo para o Newsboat para poupar o esforço de organizar o feed manualmente. Para isso, acesse sua conta no leitor de feeds e exporte seu feed no formato OPML. Depois disso, copie nascente registo e mova-o para o diretório inicial.
Por término, execute o seguinte comando para importá-lo:
newsboat -i feed.opml
3. Bote de notícias em realização
Depois de configurar as fontes no Newsboat, abra o terminal e execute nascente comando para iniciar o Newsboat:
newsboat
Newsboat lhe dará uma lista de todas as suas fontes configuradas. No entanto, essas fontes não são atualizadas no momento. Para isso, pressione R, e ele recarregará todas as fontes. Se você quiser recarregar um feed específico, selecione-o usando as teclas de seta e pressione r.
Aguarde a atualização do feed.
Uma vez feito, selecione o feed para furar e pressione Digitar para abri-lo. Cá, você verá todas as notícias mais recentes desse feed. Para furar e ler um, selecione-o e pressione Digitar.
Se você deseja visualizar um cláusula em um navegador, pressione oe para salvá-lo, pressione sselecione o lugar para salvar e pressione Digitar. Quando você está lendo um cláusula e deseja ver a próxima história, use o n chave.
Da mesma forma, se uma postagem tiver vários links, eles serão listados inferior do cláusula com números à esquerda. Digite o número ao lado do link que você deseja furar e ele será desimpedido em seu navegador padrão.
Por término, para voltar à tela de visualização, pressione q. Isso também fecha o Newsboat quando você o pressiona na página principal do Newsboat. Mas se você deseja trespassar do programa de qualquer lugar, pressione Q em vez de.
Configurando o Newsboat no Linux
Em seu estado padrão, o Newsboat funciona muito. No entanto, existem algumas modificações que ele oferece, que você pode usar para melhorar sua experiência.
Você deve salvar todas as configurações do Newsboat no feição dentro da estrutura de diretórios do Newsboat.
Se o registo estiver ausente, você precisará criá-lo. Depois disso, dependendo do que você deseja realizar, modifique esse registo de conciliação.
Cá estão algumas alterações de feição que podem lhe interessar:
1. Altere o navegador padrão
Embora você possa ler a maior segmento do teor de um cláusula no terminal, haverá momentos em que você desejará furar um cláusula em um navegador da web. Por esse motivo, configurar seu navegador padrão preposto é uma lanço forçoso.
Para fazer isso, adicione a seguinte risco ao feição Registro:
browser "path/to/browser %u"
2. Atualizar maquinalmente os feeds no lançamento
O Newsboat não está configurado para atualizar maquinalmente os feeds quando você o inicia. Uma vez que resultado, você mesmo precisa atualizar manualmente o feed. Se você deseja evitá-lo, adicione esta risco ao feição registo para ativar a atualização automática:
refresh-on-startup yes
Da mesma forma, você também pode atualizar o feed periodicamente em seguida qualquer tempo. Para isso, adicione esta risco:
reload-time desired_time_in_minutes
3. Remova os artigos lidos
A maioria dos leitores de RSS remove os artigos lidos do seu feed para reduzir a desordem. Mas uma vez que o Newsboat não faz isso maquinalmente, você precisa proferir explicitamente para ele não exibir mais feeds abertos. Adicione a seguinte risco ao feição registo para fazer isso:
show-read-feeds no
Simples, essas são unicamente algumas configurações úteis, e você pode conferir a documentação do Newsboat para configurar seu comportamento de conciliação com sua preferência.
Acompanhe seus blogs favoritos sem perder o “paquete”
Se você trabalha principalmente no terminal, precisa de um agregador de feeds fundamentado em CLI em seu PC. Um bom leitor de feeds fundamentado em terminal pode ajudá-lo a acessar atualizações de todos os seus blogs favoritos diretamente no terminal, eliminando a urgência de furar outro aplicativo.
Newsboat é talvez o melhor leitor de feeds nesse sentido. É rápido, fácil de usar, configurável e organiza feeds de seus sites favoritos para facilitar o consumo.
Semelhante ao Newsboat, outra abordagem interessante do RSS é o leitor de feeds TICKR, que coloca seus feeds em uma pequena barra de rolagem para facilitar o consumo de teor em movimento.