Por um tempo, o Google Play Music foi um concorrente de serviços populares de streaming de música porquê Spotify e Apple Music. Outorgado, pode não ter sido um concorrente digno em termos de número de assinantes, mas era um serviço mútuo para usuários do Google.
Se você tentou acessar seu teor macróbio do Google Play Música recentemente, talvez tenha notado que ele não está mais lá. Logo, para onde foi?
Cá está tudo o que você precisa saber sobre o que aconteceu com o Google Play Música e para onde seu teor foi.
O que aconteceu com o Google Play Música?
Em 2006, o Google adquiriu o YouTube em uma tentativa de entrar no mercado de compartilhamento de vídeos. Cinco anos depois, o Google lançou o Google Play Music em 2011. Aliás, o YouTube também lançou o YouTube Music em 2015.
De conformidade com o USA Today, o Google Play Music e o YouTube Music combinados tinham 20 milhões de assinantes cinco anos depois, em 2020.
Quando você compara isso com serviços de assinatura de música maiores, porquê Spotify (113 milhões de assinantes), Apple Music (60 milhões) e Amazon Music (55 milhões), os números não estavam onde a empresa queria que eles estivessem.
Sabendo disso, o Google provavelmente percebeu que não fazia sentido ter dois serviços de streaming de música concorrentes, mormente quando esses dois serviços não estavam indo tão muito individualmente.
O Google anunciou oficialmente o termo do Google Play Music em 2020. Veja porquê o YouTube Music se beneficiou dele.
Porquê o YouTube Music se beneficiou com o termo do Google Play Music
Posteriormente a fusão entre o Google Play Music e o YouTube Music, a empresa conseguiu fazer vários movimentos, incluindo solidar sua base de assinantes e concentrar seus esforços de marketing em um serviço. Aliás, o YouTube Music também lançou vários recursos para aprimorar a experiência do usuário em suas versões gratuitas, suportadas por anúncios e pagas.
Por exemplo, o YouTube Music introduziu a personalização expandida da lista de reprodução. Em vez de 1.000 músicas, as playlists do YouTube Music agora podem ter até 5.000 músicas.
Aliás, você pode ter até 100.000 faixas pessoais em sua livraria do YouTube Music, em vez do limite de 50.000 faixas do Google Play Music. Semelhante ao Google Play Music, os assinantes do YouTube Music também podem decrescer músicas para reproduzi-las offline.
Aliás, o YouTube é publicado por sugerir ótimos conteúdos relacionados. Com esse mesmo algoritmo, o YouTube Music ajuda efetivamente os assinantes a encontrar novos artistas e músicas de sua enorme livraria de mais de 50 milhões de faixas oficiais e a realizar pesquisas rápidas em uma lista de reprodução.
De conformidade com o The Verge, o YouTube Music garantiu mais de 50 milhões de assinantes em 2021. O YouTube Music custa US$ 9,99/mês. No entanto, se você deseja acessar teor de vídeo e YouTube Originals, pode remunerar US$ 11,99/mês pelo YouTube Premium.
Para onde foi meu Google Play Music?
O Google anunciou a mudança do Google Play Music para o YouTube Music com meses de antecedência, incluindo porquê transmigrar todo o seu teor para a novidade plataforma. Infelizmente, para quem deseja acessar seu teor do Google Play Música depois o prazo, você está sem sorte.
Em dezembro de 2020, o Google Play Music parou de funcionar. Aliás, o último dia em que os usuários puderam decrescer ou transferir seus dados do Google Play Música para o YouTube Music foi 24 de fevereiro de 2021. Posteriormente essa data, todos os dados da livraria de músicas foram apagados permanentemente, sem possibilidade de acessá-los novamente.
Quando a transição estava em curso, o Google Play tinha uma utensílio que ajudava os usuários a transmigrar toda a livraria, perfil e playlists para o YouTube Music. Infelizmente, isso não é mais provável. Portanto, se você não aproveitou isso, terá que principiar do zero criando uma novidade livraria em um aplicativo de música de sua escolha.
Aprenda o importante no YouTube Music
Porquê aprendemos com as atualizações de software de nossos smartphones, não gostamos necessariamente de mudanças. Mas depois de qualquer tempo, podemos nos avezar e, ocasionalmente, até ficarmos gratos pelos novos recursos.
Embora o Google Play Music possa ter sido um marco para muitos de nós no mundo do streaming de música, o YouTube Music é um sucessor digno. Com uma tonelada de novos recursos, o YouTube Music pode rivalizar com o Spotify ou o Apple Music e pode até ser sua novidade plataforma de streaming de música favorita.
Portanto, assim porquê em qualquer novo serviço, é melhor se informar sobre todas as facetas interessantes que a plataforma tem a oferecer antes de descartá-la e passar para a próxima opção.
Leia a seguir
Sobre o responsável