As baterias são fontes de virilidade convenientes que alimentam dispositivos eletrônicos portáteis. De smartwatches a carros, as baterias desempenham um papel tão importante em nossas vidas diárias que viver sem elas seria quase impossível.
Se você já verificou as especificações de um smartphone, provavelmente notou que as baterias têm uma classificação de mAh. mAh significa miliampere hora, que é uma unidade de trouxa elétrica.
Mas o que mAh mede em uma bateria e porquê você pode interpretá-lo?
Entendendo as correntes elétricas em baterias
A eletricidade, porquê a conhecemos, é o resultado de elétrons se movendo de um ponto a outro. A taxa na qual esses elétrons fluem através de uma superfície é chamada de manante elétrica e é medida em ampères.
Quando um coulomb de partículas carregadas (aproximadamente seis bilhões de bilhões) flui através de um rodeio em um segundo, uma manante elétrica de um ampere é adquirida.
As baterias geram eletricidade movendo elétrons de um eletrodo para o outro. Quando uma bateria move um coulomb de elétrons de uma extremidade à outra por segundo, ela gera uma manante elétrica de um ampère.
Depois de saber disso, é fácil presumir que quanto maior a manante ou ampère de uma bateria, mais elétrons ela pode enviar através do seu dispositivo em um determinado período de tempo. No entanto, embora essa frase seja verdadeira, há mais em ação do que unicamente atual.
O que mAh mede?
mAh significa miliampere hora, uma unidade de medida de trouxa ou eletricidade. Para reunir, “mili” é um prefixo que significa um milésimo, logo um miliampere é igual a 0,001 amperes. O sufixo hora significa que a manante é multiplicada por uma hora, uma unidade de tempo.
Lembrando da seção anterior que a manante é igual à trouxa elétrica dividida pelo tempo, você obtém a quantidade de trouxa elétrica ou eletricidade quando multiplica mA por uma hora.
Nas baterias, mAh é uma medida da capacidade da bateria e utiliza todos os três conceitos (trouxa elétrica, manante e tempo) para prezar quanta eletricidade a bateria pode moderar. Por exemplo, uma classificação de capacidade de 1.000mAh em uma bateria significa que, uma vez totalmente carregada, ela pode sustentar um fluxo elétrico de 1.000mA por uma hora.
É importante saber que isso não significa que uma bateria de 1.000 mAh forneça uma manante ordenado de 1.000 miliampères. Se isso fosse verdade, todas as baterias durariam exatamente uma hora. A manante elétrica fornecida por uma bateria depende de suas aplicações e da estrutura da bateria.
Por exemplo, uma bateria alcalina dentro de um relógio durará muito mais do que a mesma bateria dentro de um mouse para jogos, apesar de fornecer a mesma voltagem e ter a mesma capacidade.
Outra desambiguação importante é entre a capacidade de uma bateria e a manante elétrica máxima que ela pode produzir. A manante elétrica máxima que uma bateria pode produzir depende da estrutura da bateria e é medida porquê a taxa de descarga. Isso é particularmente relevante com baterias LiPO, pois diferentes baterias LiPo têm diferentes classificações de descarga.
Uma bateria LiPo de 5.000mAh com uma classificação de descarga de 3 pode produzir uma manante elétrica de 15.000mA ou 15A e, naturalmente, essa manante de 15A durará muito menos de uma hora.
Maior mAh significa mais vida útil da bateria?
Depois de toda essa conversa sobre baterias e correntes elétricas, é hora de responder à pergunta de um milhão de dólares. Uma classificação de mAh mais subida significa mais duração da bateria? Muito, isto depende.
A duração da bateria, ou a taxa de descarga da bateria durante o uso, depende tanto da bateria quanto do dispositivo que ela está alimentando. Portanto, de um modo universal, se você colocar duas baterias idênticas que diferem unicamente em suas capacidades em dois dispositivos idênticos com o mesmo uso, a bateria com maior capacidade naturalmente durará mais.
Um exemplo da vida real é um relógio, onde o consumo de bateria permanece o mesmo. Nesse caso, uma bateria alcalina de 2.200mAh manterá o relógio funcionando por muito mais tempo do que uma de 900mAh.
Outro caso de uso de mAh é em baterias de smartphones. A capacidade da bateria é uma secção sátira das especificações de um smartphone, mas uma bateria maior em um smartphone não significa necessariamente que terá uma vida útil mais longa.
Por exemplo, o Pixel 7 do Google tem uma bateria menor que o Pixel 6, mas tem uma duração de bateria mais longa. Provavelmente porque o smartphone mais novo é melhor otimizado para consumir menos virilidade e, porquê resultado, dura mais que seu predecessor, apesar de ter uma bateria menor.
Portanto, se você tem um smartphone com uma bateria grande que não dura tanto quanto deveria, pode tomar medidas para otimizar seu telefone para que ele consuma menos virilidade. Dessa forma, você pode aumentar a vida útil da bateria sem aumentar sua capacidade.
Muitas variáveis afetam a duração da bateria
A capacidade de uma bateria geralmente é medida em mAh ou miliamperes-hora. Esta é uma medida de quanta manante ordenado a bateria pode fornecer em uma hora antes de se esgotar.
Muitos fatores, porquê estrutura, voltagem e emprego da bateria, entram em jogo para instaurar a vida útil de uma bateria. No entanto, se duas baterias forem idênticas em todos os aspectos, exceto na classificação de mAh, a bateria com mAh mais subida definitivamente durará mais.