A tecnologia de exibição do smartphone não mudou por um tempo. No entanto, com o vinda das altas taxas de atualização, agora temos a chance de testar uma experiência de rolagem mais suave do que nunca.
Mas, a atualização do smartphone 90 vezes ou até 120 vezes por segundo pode prejudicar a vida útil da bateria. É aí que entra a tecnologia de exibição LTPO. Cá está tudo o que você precisa saber sobre as exibições LTPO.
O que é LTPO?
LTPO significa óxido policristalino de baixa temperatura. No entanto, o nome completo não revela muito sobre a tecnologia. LTPO é uma tecnologia de backplane para telas OLED que permite que as telas alterem a taxa de atualização dinamicamente, dependendo de várias condições. As condições, neste caso, referem-se ao que o usuário está fazendo.
Por exemplo, se você estiver jogando um jogo altamente intenso uma vez que o Call of Duty Mobile, sua tela precisa seguir os movimentos rápidos. Nesse caso, um monitor LTPO aumentará a taxa de atualização para atender às suas necessidades. Quando você para de jogar e começa a fazer as coisas mundanas usuais, uma vez que rolar pelas mídias sociais, não precisa de taxas de atualização mais altas. A tela reduzirá, portanto, a taxa de atualização.
A tecnologia LTPO tornou-se a norma para telefones emblemáticos. O OnePlus 9 Pro e o Samsung Galaxy S21 Ultra foram alguns dos primeiros smartphones com esta tecnologia. Para provar uma vez que isso funciona, vamos usar o OnePlus 9 Pro uma vez que exemplo.
Seu quadro AMOLED de 6,7 polegadas e 120Hz atualiza dinamicamente entre 1Hz e 120Hz. Ele usa os 120Hz completos ao fazer coisas ativas e alterna para 24Hz enquanto assiste a vídeos. E se você estiver visualizando uma foto ou lendo um texto, a tela reduz a taxa de atualização para 1Hz.
Porquê os monitores LTPO ajustam dinamicamente as taxas de atualização?
As telas AMOLED típicas usam silício policristalino de baixa temperatura (LTPS) nos transistores de filme fino (TFTs), que compõem o quadro traseiro da tela. Por outro lado, os painéis LTPO AMOLED usam uma combinação de TFTs LTPS para cuidar dos circuitos de permutação e um material dissemelhante para acionar o display. Isso é o que permite que os painéis LTPO variem a taxa de atualização dinamicamente.
No caso da Apple, ele usa TFTs LTPS em combinação com TFTs de óxido de zinco e gálio de índio (IGZO). A Samsung também possui sua tecnologia proprietária para painéis LTPO AMOLED usando uma combinação de TFTs LTPS e óxido híbrido e silício policristalino (HOP).
Simples, LTPO parece lícito, e você pode estar se perguntando, por que é importante, enfim?
Vantagens da tecnologia de exibição LTPO
Depois que as telas de smartphones com subida taxa de atualização se tornaram verdade, as empresas de smartphones se depararam com um problema: a redução da duração da bateria. Embora os smartphones normalmente tenham uma bateria com pouca duração, aumentar a taxa de atualização para 90Hz, 120Hz ou até 144Hz significa que o tempo de tela diminui.
As empresas criaram a tecnologia LTPO para resolver esse problema alterando de forma variável a taxa de atualização. Porquê você pode esperar, altas taxas de atualização consomem mais bateria e números mais baixos se traduzem em menos uso de bateria. Ao mudar dinamicamente a taxa de atualização, os displays OLED reduzem o consumo de vigor.
O LTPO é melhor que o AMOLED?
Em suma, os painéis LTPO AMOLED são melhores que o AMOLED. Ao comprar um telefone principal, você notará que alguns têm telas AMOLED, enquanto outros têm telas LTPO AMOLED. Não é a mesma coisa.
Embora os painéis AMOLED sejam mais eficientes em termos de vigor do que os LCD, colocar uma subida taxa de atualização no topo afeta sua eficiência. O LTPO é uma melhoria para isso e permite que os painéis AMOLED usem altas taxas de atualização e ainda sejam eficientes em termos de vigor.
LTPO é AMOLED com alguns ajustes
LTPO é uma tecnologia de backplane para AMOLED que ajuda a melhor tecnologia de tela a desbloquear uma novidade capacidade de atualizar sua tela dinamicamente. Isso ajuda as empresas a incorporar telas de subida taxa de atualização sem comprometer a vida útil da bateria.
Isso é tudo muito bom, mas tem um dispêndio. Em 2022, os displays LTPO AMOLED ainda estão no segmento premium do mercado de smartphones. No entanto, uma vez que acontece com todas as outras tecnologias mais recentes, deve chegar ao resto do mercado com o tempo. Mas o LTPO não está disponível unicamente em smartphones. Você também o encontrará no Apple Watch Series 5 e ulterior.
Leia a seguir
Sobre o responsável