Embora agora possamos observar a vídeos em TVs e monitores 4K e 8K, o teor disponível às vezes não possui essa solução, resultando em uma experiência de visualização ruim.
Seja porque você não tem uma assinatura de nível superior, a plataforma que você está assistindo não oferece resoluções mais altas ou o vídeo que você está assistindo é simplesmente macróbio, o teor de 1080p não é nítido o suficiente para ser visto em TVs modernas maiores .
Logo, porquê a NVIDIA resolve isso? Com RTX VSR. Veja porquê.
O que é RTX VSR?
RTX VSR significa RTX Video Super Resolution, uma tecnologia de upscaling que usa IA e os núcleos Tensor encontrados nas placas de vídeo NVIDIA RTX mais recentes. Embora a tecnologia VSR seja dissemelhante da DLSS, o concepção por trás da tecnologia Deep Learning Super Sampling da NVIDIA é o mesmo – onde uma solução nativa mais baixa é aumentada para 4K usando IA.
O que torna o RTX VSR dissemelhante do DLSS 3.0 é que a GPU só funciona com os dados exibidos na tela (que é o vídeo de menor solução). Por outro lado, o DLSS tem entrada aos dados do mecanismo de jogo, fornecendo mais informações para trabalhar.
Ou por outra, o DLSS funciona exclusivamente com jogos compatíveis, enquanto o RTX VSR funciona com todos os vídeos, desde que você os assista no Google Chrome ou Microsoft Edge. É por isso que o RTX VSR é mais avançado que o DLSS.
Quais GPUs são compatíveis com RTX VSR?
De tratado com a postagem do blog RTX VSR da NVIDIA, o RTX VSR é conciliável com todas as GPUs GeForce RTX séries 40 e 30. Isso significa que você precisará de pelo menos um RTX 3050 para aproveitá-lo. Essa tecnologia também pode ajudá-lo a sentenciar entre o RTX 3060 e o Arc A770 se quiser gozar de vídeos 4K ao transmitir no seu PC.
Cá está a lista completa de GPUs RTX que funcionam com RTX VSR:
- NVIDIA GeForce RTX 3050
- NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 3060
- NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 3070
- NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 3080
- NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 3090
- NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti
- NVIDIA GeForce RTX 4080
- NVIDIA GeForce RTX 4090
Esses modelos incluem GPUs de desktop e laptop. Ou por outra, esperamos que as próximas placas de vídeo RTX 4060 e RTX 4070 suportem a tecnologia.
Porquê ativar o RTX VSR
Se você estiver executando uma GPU da série RTX 30 ou 40, faz sentido ativar esse recurso. Enfim, você já pagou por uma peça de PC face, portanto é melhor maximizar seu uso.
Você deve ter os drivers GeForce Game Ready mais recentes ou os drivers NVIDIA Studio para ativar o RTX VSR. Você também precisa atualizar o Google Chrome para a versão 110.0.5481.105 ou superior ou o Microsoft Edge para a versão 110.0.1587.56 ou superior, independentemente do navegador que estiver usando. Infelizmente, o RTX VSR não funciona com outros navegadores, porquê Firefox e Opera, portanto você terá que permanecer com esses dois.
Depois de atualizar todos os seus aplicativos, é fácil ativar o RTX VSR. Veja porquê:
- Clique com o botão recta na dimensão de trabalho para mostrar o menu de contexto.
- Escolher Mostrar mais opções > Quadro de controle NVIDIA.
- No Quadro de controle da NVIDIA, clique em Ajustar as configurações de imagem de vídeo no quadro Selecionar uma tarefa….
- Procure o quadro de aprimoramento de vídeo RTX e, em seguida, clique na super solução caixa de seleção.
- Por baixo de Qualidade: menu suspenso, escolha 4.
- Prensa Empregar.
E com isso, agora você pode gozar de vídeo com perceptibilidade sintético no Google Chrome e Microsoft Edge.
Você também pode escolher 1, 2 ou 3 no menu suspenso Qualidade, mas o RTX VSR é menos eficiente usando essas configurações. O RTX VSR também se aplica a todos os seus monitores – não há premência de ativá-lo para cada monitor se você tiver uma formato de vários monitores.
RTX VSR vs. qualidade de vídeo nativa
Logo, porquê o RTX VSR se compara ao vídeo nativo? Vamos fazer algumas comparações inferior.
Primeiro, vamos dar uma olhada nos detalhes do videoclipe entusiasmado Crab Rave. Em 720p, você notará que os detalhes finos nos arbustos verdes são suaves e desfocados. Com o RTX VSR ativado, mas ainda em 720p, esses arbustos agora têm mais detalhes, mas ainda não são tão nítidos quanto o vídeo 1080p nativo.
Se você gosta de vídeos, filmes e programas mais antigos gravados em resoluções mais baixas, o RTX VSR faz maravilhas para sua experiência de visualização. Por exemplo, testamos o anime Gundam SEED, que só tem solução máxima de 360p.
Com RTX VSR ativado, a qualidade do texto é visivelmente mais nítida. O clarão no fundo também é menos irregular e muito mais suave. Embora ainda não consiga igualar a qualidade de um vídeo macróbio remasterizado para Full HD ou 4K, você pode ver claramente o salto na solução.
Também testamos o RTX VSR com rostos humanos. Neste incidente de Law & Order, cortamos os olhos de um dos personagens, pois é onde você veria mais detalhes. Olhando para nossas imagens cortadas, é evidente que 720p tem menos detalhes que 1080p.
Ao olhar para a modelo RTX VSR On, você verá que o rosto tem linhas mais nítidas e uma solução melhor. No entanto, também foi suavizado e perdeu alguma textura, porquê quando usamos filtros durante nossas videochamadas.
Portanto, embora o RTX VSR On forneça qualidade aprimorada, a solução nativa ainda é a melhor opção se você tiver entrada a ela. Mas se você estiver assistindo a um vídeo criado em baixa solução ou não quiser remunerar a taxa de assinatura mensal para entrada 4K, o RTX VSR é uma escolha viável.
Impacto do RTX VSR no desempenho da GPU
Quando você está simplesmente assistindo a vídeos, geralmente é controlado pelos gráficos integrados de sua CPU (se houver) ou tem uma trouxa insignificante em sua GPU. Mas, porquê o RTX VSR usa os núcleos Tensor da sua GPU, isso provavelmente afetará seu desempenho.
Quando jogamos o Gundam SEED Episode sem RTX VSR, nosso laptop RTX 3060 retornou uma taxa de utilização de 4% no gráfico 3D. Mas quando ativamos o recurso, esse aproveitamento deu um salto de 30%. Também aumentou a temperatura da GPU de 51 para 54 graus C.
No entanto, esse salto é modesto para os ganhos de qualidade que você obtém nos vídeos. Portanto, a menos que você esteja jogando um jogo com uso intenso de GPU e assistindo a vídeos do YouTube simultaneamente (o que seus colegas de equipe não recomendariam), usar o RTX VSR não será um problema.
Mas se você estiver renderizando vídeos em seu computador, considere desativar o RTX VSR. Ou talvez você deva observar a vídeos em seu telefone ou tablet.
Transforme Full HD em 4K de perdão
Você deve ativar esse recurso se tiver uma GPU NVIDIA RTX da série 30 ou mais recente, pois melhora sua experiência de visualização em todos os vídeos no Google Chrome e Microsoft Edge. Isso é principalmente verdadeiro se você tiver um monitor 4K, pois a maioria dos conteúdos de vídeo online é produzida e publicada em 1080p.
Obviamente, a qualidade nativa de 4K ainda é melhor; portanto, você deve optar por esse nível de assinatura mais cimeira se for usá-lo muito e a solução for importante para você. Mas porquê esse recurso está encaixado em sua GPU, faz sentido usá-lo, principalmente se os canais que você assiste, porquê o Twitch, têm uma solução mais baixa.