Entre os muitos anúncios da AMD na CES 2022, um resultado interessante que passou relativamente despercebido foi o CPU Ryzen 7 5800X3D. Apesar de ainda ser um resultado Zen 3, que Alder Lake da Intel destronou, a AMD afirmou que seu novo resultado era o CPU de jogos mais rápido do mercado, superando facilmente até mesmo as últimas ofertas da Intel em termos de taxas de quadros.
A empresa atribui seu sucesso à sua novidade tecnologia 3D V-Cache, que vê o novo chip apresentar 96 MB de cache L3. Mas uma vez que funciona o 3D V-Cache da AMD? E uma vez que isso ajuda tanto na experiência de jogo? Vamos deslindar.
Uma vez que funciona o 3D V-Cache da AMD?
Antes de prosseguirmos e explicarmos uma vez que o 3D V-Cache funciona, primeiro precisamos esclarecer uma vez que funciona o cache L3 em universal.
Em uma CPU, temos três níveis diferentes de cache da CPU — L1, L2 e L3. A principal diferença entre cada nível se resume à velocidade e capacidade: L1 é o menor, mas também o mais rápido, enquanto o L3 é um pouco mais lento, mas também é o maior. L3, sendo o maior, atua uma vez que o nível mais ordinário.
Pense no cache L3 uma vez que um pool de memória universal onde a CPU pode armazenar instruções e de onde os caches L2/L1 podem restaurar ou enviar coisas conforme necessário. Quanto maior o pool de memória (L3), mais instruções podem ser armazenadas simultaneamente e recuperadas rapidamente pela CPU, e mais rápido ela pode executar essas instruções.
É cá que entra o 3D V-Cache.
Você já deve ter visto uma vez que os chips Zen 3 padrão embalam até 32 MB de cache L3 e chips de matriz dupla uma vez que o Ryzen 9 5900X, até 64 MB. Isso já é muito grande, mas e se fosse maior?
A AMD apresentou o 3D V-Cache pela primeira vez no ano pretérito e demonstrou a tecnologia em um protótipo Ryzen 9, que continha 192 MB de cache L3. Leste Ryzen 7 5800X3D será o primeiro resultado mercantil a ser lançado com esta tecnologia, com 96 MB de cache L3 mais conservador e ainda assim muito impressionante.
A marca “3D” já meio que entrega isso; ele basicamente funciona empilhando várias camadas de cache umas sobre as outras, essencialmente multiplicando a quantidade de cache que a CPU tem aproximação a qualquer momento. Dessa forma, você pode ir de 32 MB – o tamanho padrão no Ryzen 7 5800X normal – para os 96 MB que o 5800X3D está empacotando.
Uma vez que o 3D V-Cache ajuda nos jogos?
Pode ajudar muito – embora não diríamos no mesmo proporção que a imagem que a AMD descreve.
Ter mais cache L3 não é alguma coisa do qual toda fardo de trabalho se beneficiará. Enfim, os computadores fazem várias coisas e, embora a AMD normalmente brilhe quando se trata de tarefas de produtividade, esse chipset em privado está divulgando melhorias especificamente no departamento de jogos.
O cache L3 aumentado ajuda quando a CPU precisa mourejar com várias instruções, pois as instruções podem ser armazenadas no cache L3 diretamente na CPU e extraídas de lá rapidamente, em vez de serem extraídas da RAM.
O jogo é uma dessas cargas de trabalho que pode se beneficiar de um grande cache L3. Nos jogos, a CPU está lidando com muitas instruções diferentes rapidamente, e quanto mais instruções puderem ser extraídas da própria CPU em vez da RAM, melhor.
No caso do 5800X3D, comparado ao 5800X normal, o cache L3 é efetivamente três vezes maior, graças à tecnologia 3D V-Cache. Uma vez que resultado, ele pode armazenar três vezes mais instruções, que podem ser executadas pela CPU de forma mais rápida e eficiente. Isso deve se trasladar em melhor desempenho e taxas de quadros, mormente para jogos mais vinculados à CPU, uma vez que Counter-Strike: Global Offensive.
De contrato com a AMD, o Ryzen 7 5800X3D pode trocar golpes com os processadores Alder Lake da Intel, apesar de serem muito mais novos. E tudo graças ao 3D V-Cache. Pelo menos, isto é, com os números oficiais da AMD. A empresa está reivindicando uma vantagem de 17% na taxa de quadros em Final Fantasy XIV em verificação com o Intel Core i9-12900K, o que, se for verdade, é impressionante considerando uma vez que a CPU de 12ª geração já ultrapassou o padrão 5800X.
Até que a CPU seja lançada, não temos uma vez que verificar esses números, pois seriam necessários mais testes científicos para pintar uma imagem mais clara de qual resultado é realmente melhor em jogos. Um ponto importante a notar cá é que a AMD mediu estes números na solução 1080p no jogo, e à medida que a solução aumenta, o pau da taxa de quadros é pretérito lentamente para a GPU.
Devo obter uma CPU equipada com 3D V-Cache?
A resposta, para mim, seria que você deve esperar até que o 5800X3D esteja nas prateleiras das lojas e nas mãos de revisores independentes antes de tirar conclusões. Não estamos dizendo que a AMD está mentindo – essa poderia ser a melhor CPU para jogos do mercado, pelo menos até que Zen 4 ou Raptor Lake ocupem esse lugar ainda nascente ano.
Qualquer empresa mostraria claramente números favoráveis, e nunca é demais fazer sua própria pesquisa, mormente quando envolve alguma coisa uma vez que seu PC para jogos que custa alguns milhares de dólares.
As perspectivas da tecnologia 3D V-Cache da AMD são muito promissoras, e provavelmente saberemos mais sobre isso quando os chips Ryzen 7000, com a arquitetura Zen 4, chegarem ainda nascente ano às prateleiras das lojas. Mas esse é o matador definitivo da Intel que a empresa está procurando, ou a Intel apresentará alguma coisa para sovar palmas de volta à AMD? Só o tempo irá expressar.
O 3D V-Cache da AMD pode estar à fundura do hype
As alegações da AMD fazem sentido cá. Mais cache L3 tem o potencial de melhorar muito o desempenho dos jogos, desde que estejamos falando sobre os jogos certos com as cargas de trabalho certas. Jogos com uso intenso de CPU, uma vez que Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends, provavelmente terão mais melhorias. Mas em jogos com gráficos mais pesados, a imagem é mais confusa.
Tudo o que sabemos por enquanto é que o espaço da CPU do desktop está esquentando novamente, e estamos totalmente cá para isso. Enfim, a concorrência resulta em inovação, o que leva ainda mais coisas boas para os consumidores de uma forma ou de outra.
Leia a seguir
Sobre o responsável