O Google Chrome vem com inúmeros recursos que o tornam o navegador mais popular. Mas você sabia que ele possui um gerenciador de tarefas embutido?
O Chrome usa uma arquitetura multiprocesso para que suas guias abertas possam ser executadas como processos individuais. Quando seu navegador funciona mal e congela ou fica lento, pode ser difícil identificar qual extensão ou navegador está causando o problema.
É aqui que o gerenciador de tarefas do Chrome ajuda você. Além de monitorar os recursos do sistema, ele permite encerrar processos individuais, para que seu navegador funcione novamente sem reiniciá-lo.
Como acessar o gerenciador de tarefas do Chrome
Existem dois métodos que você pode usar para iniciar o gerenciador de tarefas.
Abra o menu do Chrome clicando no Mais ícone no canto superior direito. Então vá para Mais ferramentas e selecione Gerenciador de tarefas.
Ou use o Shift + Esc atalho de teclado se estiver usando um computador Windows. Para um Chromebook, pressione o botão Pesquisar + Esc combinação de teclas.
Como usar o Gerenciador de Tarefas do Google Chrome
O Google Chrome é conhecido por sobrecarregar os recursos do seu sistema, então o gerenciador de tarefas é a ferramenta perfeita para ficar de olho nos processos do Chrome.
Depois de iniciar o gerenciador de tarefas, ele exibirá uma lista de suas guias abertas, processos e extensões instaladas. Além disso, ele mostrará informações sobre cada um deles, como quanta memória eles estão usando, ID do processo ou atividade de rede.
Se você perceber que uma das guias ou extensões está consumindo muitos recursos do sistema, selecione-a e clique em Fim do processo. Se você notar uma extensão obscura do Google Chrome, clique duas vezes nela. Isso o levará ao menu de extensões instaladas, onde você pode removê-lo do seu navegador.
Caso precise encerrar mais processos, pressione e segure Mudança ou Ctrl para selecionar várias tarefas.
Obtenha mais informações sobre o Chrome no Gerenciador de tarefas
Por padrão, o gerenciador de tarefas não mostra muitas informações sobre processos em andamento, portanto, pode não ser suficiente para solucionar os erros mais comuns do Chrome. No entanto, você pode configurar quais informações o gerenciador de tarefas do Chrome exibe.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar dentro da lista e selecione qual categoria o gerenciador de tarefas deve exibir. Para adicionar uma nova categoria, basta clicar nela no menu pop-up. Você pode verificar informações sobre cache de imagem, cache de script, hora de início, memória JavaScript e outras mais de 15 categorias.
O gerenciador de tarefas do Chrome permite classificar categorias clicando em seu título. Por exemplo, você pode descobrir qual processo usa muita memória da GPU.
Monitore os processos do Chrome com o Gerenciador de tarefas
O gerenciador de tarefas do Chrome é uma ótima ferramenta se você precisar liberar alguns recursos do sistema. Se o Google Chrome travar ou congelar muito e fechar alguns processos com o gerenciador de tarefas não for suficiente, você deve tentar correções mais avançadas.