O Activity Monitor é o equivalente para Mac do Gerenciador de Tarefas do Windows. Ele exibe uma variedade de recursos em uso em seu sistema em tempo real. Isso inclui processos, atividade de disco, uso de memória e muito mais para fornecer uma espécie de tela sobre o que está acontecendo no seu Mac.
Mostraremos uma vez que ler e usar o Activity Monitor para Mac. Você também aprenderá uma vez que a atividade de CPU, RAM e disco pode afetar o desempenho do seu Mac ao longo do tempo.
Uma vez que transfixar o Monitor de Atividade em um Mac
O aplicativo Activity Monitor vive em Aplicativos > Utilitários. Para abri-lo, pressione Cmd + Espaço para iniciar o Spotlight. Em seguida, digite as primeiras letras do aplicativo e pressione Retornar quando o Monitor de Atividade aparece no topo da lista. No entanto, existem várias outras maneiras de transfixar e interagir com o monitor de recursos do Mac. Cá está nosso guia sobre uma vez que transfixar o gerenciador de tarefas em um Mac.
No Monitor de Atividade, há cinco indicadores de monitoramento do sistema que fornecem estatísticas e gráficos em tempo real do uso de recursos ao longo do tempo. Os dados podem ser úteis para solucionar problemas no seu Mac. Detalharemos cada uma dessas opções aquém.
1. Monitore a CPU com o Monitor de Atividade
O CPU guia mostra uma vez que cada processo usa o processador do seu computador. Você verá qual porcentagem da CPU totalidade um processo está usando (% CPU), há quanto tempo está ativo (Tempo de CPU), o número de vezes que um processo acordou do estado de suspensão (Acordes ociosos), e mais.
Na segmento subordinado da tela, você também verá a porcentagem e o gráfico da sua CPU usada pelo Sistema (vermelho) e Do utilizador (azul).
Listar processos por %CPU
Para ver quais processos estão consumindo recursos excessivos, escolha Visualizar > Todos os processos e clique no % CPU pilar para classificá-los por uso. Alguns processos podem ocasionalmente exibir cocuruto uso da CPU, mas isso não indica necessariamente um problema. Por exemplo:
- O mds e mdworker processos associados ao Spotlight podem mostrar picos de CPU frequentes durante a indexação. Isso é perfeitamente normal para um Mac novo ou formatado recentemente. O processo terminará involuntariamente quando concluído.
- O kernel_task process gerencia a temperatura do seu Mac limitando o chegada da CPU aos processos que usam a CPU intensamente. É geral ver isso consumir mais CPU ao longo do tempo. Felizmente, você pode emendar o cocuruto uso da CPU “kernel_task” no seu Mac.
- Um navegador da Web pode mostrar cocuruto uso da CPU ao renderizar muitas guias ou exibir teor multimídia uma vez que vídeo.
- Nublado é o processo daemon que lida com a sincronização de dados do iCloud. Se você observar um pico no uso da CPU, isso não indica um problema. Quando a sincronização for concluída, a %CPU deverá ser reduzida.
Ver uso e histórico da CPU
Clique no Janela cardápio para transfixar Utilização do CPU, Histórico da CPUe Histórico da GPU em uma janela separada. As informações fornecerão informações sobre a utilização universal da CPU. O Histórico da CPU A janela mostra a trouxa do usuário e do sistema em cada núcleo ao longo do tempo.
Transpor dos processos desonestos
Se um aplicativo está agindo de forma estranha, não responde ou trava, sua melhor opção é forçar o fecho. Você verá os processos problemáticos em texto vermelho com a frase Não está respondendo.
Para fechar o processo, selecione o aplicativo e escolha Exibir > Transpor do processo. Ou clique no X botão na segmento superior da barra de ferramentas para transpor do processo.
Se o Activity Monitor não estiver funcionando, tente estas etapas alternativas:
- pressione e segure Cmd + Opção + Esc. Escolha o aplicativo que você deseja fechar no Forçar Fechar Aplicativos caixa de diálogo e clique em Forçar Fechar.
- Abra o terminal aplicativo.
- Digite o seguinte comando:
>ps -ax
- pressione Retornar para listar todo o processo em realização junto com PID (Identificação do Processo). Para forçar o fecho de um aplicativo, digite
>kill <PID number>
- Digite o seguinte comando:
Você nunca deve forçar o fecho de processos do sistema ou ignorar processos que são executados uma vez que raiz. Em vez disso, descubra a motivo provável observando os logs ou reinicie o Mac.
2. A guia Memória no Monitor de Atividade
O Memória guia exibe a quantidade de RAM que seu Mac está usando. Junto com a CPU, é o principal indicador de desempenho do seu Mac. Na segmento subordinado da janela, você verá um gráfico de memória em tempo real com valores que podem ajudá-lo a diagnosticar problemas de desempenho.
O Memória usada value é a quantidade totalidade de memória usada por todos os aplicativos e processos do sistema. Está dividido no seguinte:
- Memória com fio: Processos que devem permanecer na memória. Eles não podem ser compactados ou paginados.
- Memória do aplicativo: Memória alocada para todos os processos do aplicativo.
- Comprimido: O macOS inclui compactação de memória baseada em software para aumentar o desempenho e reduzir o uso de pujança. Seu Mac compacta o teor usado por processos menos ativos para liberar espaço para os mais ativos.
Verifique se o seu Mac precisa de mais RAM
O Pressão de Memória gráfico mostra o estado atual do uso de recursos de memória por meio de cores diferentes. Verdejante significa que recursos de memória suficientes estão disponíveis, enquanto vermelho significa que seu Mac ficou sem memória e precisa de mais RAM para operar com eficiência.
A fronteira Amarelo é um sinal de alerta. Verifique se um aplicativo está consumindo memória e fazendo com que a pressão da memória aumente. Se for esse o caso, saia do aplicativo.
Exibir uso de memória de arquivos em cache
Arquivos em cache é outro parâmetro útil. Isso informa quanta memória é usada atualmente pelos aplicativos, mas ainda está disponível para outros aplicativos. Por exemplo, se você transpor do Apple Mail depois de usá-lo por um tempo, seus dados se tornarão segmento da memória usada pelos arquivos em cache.
Se você reiniciar o aplicativo Mail, ele será iniciado mais rapidamente. Mas se outro aplicativo precisar de RAM, o macOS removerá dinamicamente os dados armazenados em cache e os alocará para outros aplicativos.
Se Arquivos em cache está consumindo muita memória, não se preocupe com isso. Enquanto a pressão da memória estiver virente, não deve ser uma preocupação. Você pode precisar de mais memória RAM no horizonte, mas, antes disso, confira alguns erros comuns que deixam seu Mac lento. Uma vez que os Macs de silício da Apple têm um sistema integrado em um chip, sua única opção é transpor do aplicativo.
As entradas de swap usadas e de compactação
Esses dois parâmetros informam quantos dados de processo ativo foram transferidos para a unidade de inicialização ou compactados para poupar espaço. A compactação é preferível à troca porque abre mais espaço para a memória e não diminui a velocidade do seu Mac.
Um número inferior para Trocar Usado é razoável, mas um número cocuruto indica que seu Mac não tem memória real suficiente para atender às demandas do aplicativo.
Capturando vazamentos de memória do aplicativo
Vazamentos de memória acontecem quando um aplicativo não libera a memória alocada para reutilização. Com o tempo, o vazamento se acumula e o aplicativo problemático para. Você pode identificar facilmente esses vazamentos por meio do Activity Monitor.
3. Revise o uso de pujança com o monitor de atividade
Todo usuário de MacBook provavelmente tem uma preocupação válida com a duração da bateria; você provavelmente quer que seu laptop funcione o maior tempo provável. O Robustez tela do Activity Monitor é o monitor de recursos do seu Mac. Ele mostra o uso universal de pujança e a pujança usada por cada aplicativo.
Você verá o Impacto Energético de aplicativos em realização, juntamente com o Impacto energético médio de cada aplicativo nas últimas 12 horas ou desde a inicialização do Mac, o que for menor. O Cochilo do aplicativo recurso permite que seu Mac coloque aplicativos inativos para dormir. Nascente campo informa quais aplicativos suportam isso e se está impedindo o seu Mac de dormir ou não.
Implicações do Uso de Robustez
Quanto mais pujança um aplicativo específico usar, menor será a duração da bateria. Você deve verificar o Impacto energético médio pilar para ver quais aplicativos consomem mais pujança ao longo do tempo. Saia desses aplicativos se você não precisar deles.
Para navegadores da Web, você não precisa transpor do aplicativo inteiro. Clique no triângulo ao lado do navegador para expandir a lista de processos fruto. Encontre aquele com o maior impacto de pujança e, em seguida, encerre esse processo.
Geralmente, são guias ou plugins que consomem pujança significativa. Se você estiver usando o Chrome, confira uma vez que controlar o uso de memória do Chrome e liberar RAM.
4. Pintura de Disco do Monitor de Atividade
O Disco mostra a quantidade de dados que cada processo leu ou gravou no disco. Denota o número de vezes que seu Mac acessou a unidade para ler (leia IO) e escreva (grafar IO) dados. Azul mostra o número de leituras por segundo, enquanto vermelho indica o número de gravações por segundo.
Implicações da atividade de disco
Ter RAM suficiente é necessário para o desempenho, mas espaço livre na unidade de inicialização é fundamental para a firmeza do sistema. Preste muita atenção ao número de leituras ou gravações e observe uma vez que seu sistema acessa os dados de leitura ou gravação.
Se a atividade do disco for subida, ela se correlaciona com o uso da CPU? Alguns aplicativos ou processos podem motivar atividade pesada do disco e uso da CPU, uma vez que quando você converte vídeos ou edita fotos RAW. E se o seu Mac tiver pouca RAM, você verá picos frequentes na atividade do disco devido à troca.
5. Usando a guia Rede no Monitor de Atividade
O Rede tela mostra a quantidade de dados que seu Mac está enviando ou recebendo pela rede. Na segmento subordinado, você verá o uso da rede em pacotes e a quantidade transferida (em vermelho) e recebida (em azul).
Implicações da atividade de rede
Alguns processos geram naturalmente muita atividade de rede, mas outros que usam muito a rede podem não fazer muito sentido. Instaurar a qual recurso extrínseco cada processo está se conectando é uma grande dor.
Se você estiver curioso para ver quais pacotes de dados estão passando por quais processos, use o aplicativo Little Snitch para monitorar o tráfico de rede por aplicativo.
Gerar um relatório de diagnóstico do sistema
O Activity Monitor também pode ajudá-lo a gerar um relatório sobre o status do seu Mac. Você pode salvar o relatório e enviá-lo a um camarada ou ao suporte da Apple para fins de solução de problemas.
Para fazer isso, escolha Visualizar > Diagnóstico do sistema. Pode ser necessário esperar um pouco para que isso seja concluído.
Ajuste seu Mac para o melhor desempenho
O Activity Monitor é o gerenciador de tarefas do macOS. Ao executar esta utensílio e seguir os conselhos que abordamos cá, você pode deslindar por que seu Mac está lento e o que cada parâmetro significa para a integridade universal do sistema.
Depois de identificar a origem do problema, experimente algumas dicas para ajustar seu Mac e torná-lo mais rápido e suave.
Leia a seguir
Sobre o responsável