Quando o Raspberry Pi lançou o Pico original em janeiro de 2021, foi bem recebido como uma placa de desenvolvimento de microcontrolador poderosa e de baixo custo (US $ 4). Alimentado pelo próprio system-on-chip (SoC) RP2040 do Raspberry Pi baseado em dois núcleos Arm Cortex-M0+ rodando a 133MHz, possui 2MB de armazenamento flash integrado, 264kB de RAM e 40 pinos – incluindo três entradas analógicas e o exclusivo Programmable Subsistema de E/S.
No entanto, uma omissão gritante é a falta de Wi-Fi a bordo. Lançado no final de junho de 2022, o Pico W de US$ 6 retifica isso com conectividade sem fio integrada. Vamos dar uma olhada nas capacidades do Pico W e para que você pode usá-lo.
Hardware Raspberry Pi Pico W
A placa Pico W é do mesmo tamanho que a Pico padrão, mas os três pinos SWD (Serial Wire Debug) foram movidos da borda para abrir espaço para um quadrado prateado que abriga o chip LAN sem fio Infineon CYW43439.
Na parte frontal das especificações, além da adição de Wi-Fi integrado, o Pico W é idêntico ao modelo Pico padrão. Portanto, deve funcionar com todos os complementos existentes do Pico.
Processador | RP2040 com braço Cortex-M0+ de núcleo duplo @ 133 MHz |
Memória | 264kB SRAM |
Armazenar | Flash QSPI de 2 MB |
Wi-fi | LAN sem fio 802.11n de 2,4 GHz |
Entrada/Saída | 40 x pinos, com 26 x GPIO multifuncional (incluindo 3 x entradas analógicas) |
Interfaces | 2 x I2C, 2 x SPI, 2 x UART, 1 x SWD (Depuração de fio serial) |
Suporte a periféricos personalizados | 8 × máquinas de estado de E/S programáveis (PIO) |
Conexão de energia/dados | micro USB |
Dimensões | 21 milímetros × 51 milímetros |
Como você pode ver, há muito suporte para protocolos de comunicação digital padrão: I2C, SPI e UART. Além disso, como no Pico padrão, há um subsistema de E/S programável exclusivo que permite personalizar a interface de E/S. Além de permitir que você se conecte a periféricos não padrão, os blocos PIO de execução independente podem ser usados para aliviar o esforço do processador principal para outros aplicativos – até mesmo renderizando vídeo composto.
As placas padrão Pico e Pico W não vêm com conectores machos, então você precisará soldar em conectores adequados de 0,1″. Alternativamente, existem modelos Pico H e Pico WH disponíveis com conectores já conectados. Na imagem abaixo, Os modelos Pico, Pico H e Pico W são mostrados da esquerda para a direita.
Firmware para Pico W
Todos os modelos Pico podem ser programados usando C/C++ ou MicroPython (e também CircuitPython). O padrão Pico C/C++ SDK inclui suporte a rede sem fio. Para usar a funcionalidade Wi-Fi do Pico W no MicroPython, você precisará instalar o arquivo UF2 do firmware Pico W especial que pode ser baixado da documentação do Raspberry Pi. Segurando o botão BOOTSEL do Pico enquanto o conecta através de sua porta micro USB a um computador, você arrasta o arquivo UF2 até ele. Para mais detalhes, confira nosso guia de introdução ao MicroPython no Raspberry Pi Pico.
Para usar a capacidade sem fio do Pico W para se conectar à sua rede Wi-Fi em MicroPython ou C/C++, siga as instruções no guia de conexão do Raspberry Pi (PDF). No MicroPython, o rede biblioteca é usada para se conectar ao Wi-Fi.
Projetos Potenciais Pico W
Com seu Pico W conectado ao Wi-Fi, você pode interagir com outros dispositivos de rede e enviar e receber dados da Internet. Portanto, há um grande potencial para todos os tipos de projetos de IoT – dê uma olhada em nossos projetos de IoT do Arduino para se inspirar ou tente adicionar funcionalidade sem fio ou uma interface da Web a um desses projetos Raspberry Pi Pico.
Aqui estão mais algumas ideias de projetos para você começar…
Servidor web: O guia de projeto passo a passo da Raspberry Pi Foundation mostra como transformar seu Pico W em um servidor web para controlar as saídas digitais de um navegador e receber dados do sensor.
Scanner de rede: de Richard Hayler scanner de rede (Twitter) usa uma faixa de LED para indicar redes próximas detectadas, com codificação de cores para redes seguras, SSIDs ocultos e redes abertas inseguras.
Sensor da porta da garagem: O projeto de sensor simples de Jeff Geerling no GitHub envia dados localmente para o Home Assistant para mostrar se a porta da garagem está aberta ou fechada, visível em um painel da web.
Fique sem fio com o Pico W
Como o padrão Raspberry Pi Pico, a placa de desenvolvimento do microcontrolador Pico W é ideal para controlar projetos eletrônicos e tem um requisito de energia muito baixo, mas adiciona conectividade Wi-Fi integrada para uso em uma variedade de projetos interessantes de IoT. Há uma enorme variedade de possibilidades com o Pico W e você pode usá-lo para adicionar funcionalidade sem fio para controlar um projeto Pico existente a partir da rede local ou da Internet.