Como você acha que seu PC, smartphone ou tablet sabe para onde ir quando você digita um nome de domínio como makeuseof.com? Não é por mágica. Não, todos os dispositivos conectados à Internet usam o sistema de nomes de domínio (DNS), com servidores DNS em seu núcleo.
Mas o que é um servidor DNS e como ele funciona para levá-lo de A (um nome de domínio) a B (o servidor web correspondente)? Como você sabe se o seu servidor DNS está respondendo corretamente ou não? O sistema foi projetado para funcionar sem que você perceba, mas não é infalível.
Vamos explicar como funciona o DNS e o que você deve fazer se houver um problema com seu servidor DNS.
O que é um servidor DNS?
Há uma razão pela qual você, seu vizinho e sua família perdida no exterior podem digitar uma URL em seu navegador e ver o mesmo resultado. O sistema de nomes de domínio é a base da web, atuando como um banco de dados de todos os sites voltados para o público.
Um servidor DNS resolve um endereço IP para um servidor da Web e o corresponde a um nome de domínio e nome de host (para www.google.com, o nome de host seria www). As informações são totalmente mantidas em 13 endereços de servidores de nomes raiz DNS administrados por empresas, agências governamentais e universidades em todo o mundo. Centenas de servidores raiz correspondentes são hospedados por essas 13 organizações e compartilham os mesmos endereços IP em todo o mundo para velocidade e confiabilidade.
A razão para o DNS é simples: é muito mais fácil para os usuários lembrarem de um nome de domínio, como google.com, do que de um endereço IP.
Para o Google, isso seria 172.217.169.14. Se você hospedou um site em seu próprio servidor, teria que fornecer seu próprio endereço IP se não estivesse usando um provedor de DNS dinâmico gratuito ou tivesse um endereço IP estático.
Normalmente, você usará como padrão os servidores DNS fornecidos pelo seu ISP. Você também pode usar servidores DNS públicos para melhorar sua segurança on-line, como os próprios servidores DNS públicos do Google em 8.8.8.8 e 8.8.4.4.
Por que o servidor DNS não está disponível?
Quando seu PC não consegue encontrar um nome de domínio que você digitou, pode haver um problema com seu servidor DNS. Seu servidor DNS pode estar indisponível devido a um problema com o servidor ou um problema de conexão com esse servidor (como uma interrupção na Internet).
Como liberar DNS no Windows, macOS e Linux
Se você estiver usando as configurações de DNS fornecidas pelo seu ISP e receber um erro de servidor DNS não respondendo, reinicie o roteador na primeira instância. Isso pode restaurar sua conectividade com seus servidores DNS sem nenhuma etapa extra.
Se isso não funcionar, redefinir seu cache DNS pode ajudar.
No Windows, pressione Vitória + Xselecione Windows PowerShell (Administrador)então digite:
ipconfig /flushdns
No macOS, supondo que você esteja executando o El Capitan ou posterior, abra um terminal e digite:
sudo dscacheutil -flushcache; sudo killall -HUP mDNSResponder
Os sistemas operacionais baseados em Linux geralmente não executam nenhum cache de DNS, a menos que você esteja usando nscd. Se estiver, digite o seguinte:
sudo /etc/init.d/nscd restart
Se tudo mais falhar e seu servidor DNS estiver indisponível por um longo período, é hora de definir o seu.
Por que você deve definir configurações de DNS personalizadas
Na maioria dos casos, você não é obrigado a usar a configuração de DNS padrão do seu ISP. Você pode configurar seu dispositivo para usar servidores DNS alternativos, se preferir.
Como mencionamos, alterar seu servidor DNS pode ser uma boa maneira de se proteger online. Para os pais, alterar seus servidores DNS para um provedor como o OpenDNS pode ajudá-lo a filtrar conteúdo adulto e malware, além de fornecer alguns recursos adicionais de privacidade.
Uma das maiores razões para alterar as configurações do servidor DNS é a velocidade. Alguns segundos adicionais de tempo de carregamento para cada página podem começar a se acumular – você pode recuperar esse tempo alterando suas configurações de DNS para um provedor mais rápido. Seus servidores DNS ISP (dependendo do seu provedor) podem ser mal mantidos, resultando em uma lentidão perceptível, mesmo com uma conexão rápida à Internet.
Também ajuda a alterar suas configurações de DNS se os servidores que você estiver usando não forem confiáveis e ficarem inativos com frequência.
Se você está pensando em usar uma VPN, também pode querer alterar as configurações do servidor DNS daquelas fornecidas pelo seu ISP. Você também desejará configurar uma conexão VPN no Windows para usar a proteção contra vazamento de DNS corretamente. Caso contrário, os vazamentos de DNS podem revelar sua identidade para as autoridades de espionagem.
Como alterar suas configurações de DNS
Você pode alterar suas configurações de DNS em sistemas operacionais modernos como Windows e macOS rapidamente, embora seja um pouco mais complicado no Linux, dependendo da sua distribuição. Antes de alterar sua configuração de DNS, considere quais configurações alternativas de provedor de DNS você usará. Por exemplo, o DNS do Google e o DNS da Cloudflare oferecem conexões rápidas e seguras, enquanto existem várias outras opções de provedores de DNS.
janelas
Para alterar suas configurações de DNS no Windows:
- Acertar Vitória + X e selecione Configurações > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento.
- No menu do lado esquerdo, selecione Altere as configurações do adaptador. Clique com o botão direito do mouse em sua conexão com a Internet e selecione Propriedades. Selecionar Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4) e selecione Propriedades.
- A partir daqui, habilite Use os seguintes endereços de servidor DNS e preencha os endereços de servidor DNS preferidos e alternativos com seus provedores de DNS escolhidos. Siga o mesmo para endereços IPv6.
Mac OS
Para alterar as configurações de DNS no macOS:
- Clique no Preferências de Sistemas ícone no seu dock e clique em Rede.
- Verifique se sua conexão está selecionada e clique em Avançado > DNS.
- Remova todos os servidores DNS existentes com o – íconeem seguida, acerte o + ícone para inserir seus novos endereços.
- Assim que terminar, clique OK.
Linux
Se você estiver executando o Linux, alterar suas configurações de DNS dependerá de sua distribuição. Também vai depender do gerenciador de rede que a distribuição usa.
Se você for um usuário do Ubuntu, precisará gerenciar suas configurações de endereço IP no Ubuntu usando a GUI ou um editor de terminal para editar manualmente os arquivos de configuração relevantes. Existem também vários comandos de rede Linux que você deve entender antes de alterar seu DNS.
Os perigos do malware DNS
A falsificação de DNS (ou envenenamento de cache DNS) pode ser uma maneira de os criadores de malware manipularem o sistema de nomes de domínio para se beneficiarem. Em vez de google.com levá-lo à página inicial do Google, o malware de DNS pode definir um registro em seu cache de DNS para um servidor alternativo. Pode parecer com o Google, e o URL pode corresponder, mas seu PC o levará para outro site inteiramente – tudo sem você perceber.
Esse sofisticado ataque de phishing pode fazer com que você involuntariamente revele seus dados pessoais a um servidor não autorizado. Para evitar que isso aconteça, mantenha seu software antivírus e antimalware atualizado e execute uma verificação do seu PC regularmente.
Se você encontrar malware, limpe o cache DNS usando os métodos listados acima depois de removê-lo.
Altere seu DNS para velocidades de Internet mais rápidas
Em circunstâncias normais, você não precisa pensar em seus servidores DNS. Eles operam em segundo plano, trabalhando para levá-lo de A a B enquanto você usa a web sem problemas. No entanto, alterar suas configurações de DNS pode fornecer velocidades de Internet mais rápidas, aumentar a privacidade e muito mais, por isso vale a pena considerar um provedor de DNS alternativo para suas configurações de ISP padrão.
Agora, se você tiver problemas com suas configurações de DNS, pode ser um sinal de malware de DNS ou um problema com sua conexão com a Internet. Se for esse o caso, verifique se há malware no seu PC e, se ainda estiver com problemas, tente alterar as configurações do servidor DNS para outro provedor.