É fácil olvidar a rapidez com que a tecnologia cresce. Há pouco mais de 50 anos, o varão pisou pela primeira vez na lua usando tecnologia que era ridiculamente fraca para os padrões de hoje. Na verdade, seu telefone já é milhões de vezes mais poderoso do que todo o poder de computação combinado da NASA usado para a missão Apollo 11 em 1969.
As coisas mudaram tão rápido que agora temos supercomputadores que nos ajudam a entender o mundo, organizar dados e trabalhar mais rápido do que nunca. Vamos aprender o que são supercomputadores, por que eles são importantes e para que são usados.
O que é um supercomputador?
Um supercomputador desempenha a mesma função de armazenamento e processamento de dados que um computador pessoal geral, mas em uma graduação tão grande que é difícil imaginar. Dentro de um supercomputador há vários clusters de unidades de processamento que ajudam a realizar operações um milhão de vezes mais rápido do que um laptop ou PC de mesa geral.
Enquanto os computadores mais antigos foram medidos em IPS (instruções por segundo), os supercomputadores são medidos em FLOPS (operações de ponto flutuante por segundo). Quanto maior esse número, mais poderoso é um supercomputador.
No momento da redação deste item, o supercomputador mais rápido do mundo é o Frontier, desenvolvido pela Hewlett Packard Enterprise, localizada no Tennessee, Estados Unidos. O supercomputador custou US$ 600 milhões e cada um de seus 74 gabinetes pesa 8.000 libras.
Em 2022, destronou o supercomputador nipónico Fugaku, que anteriormente detinha o título. Frontier é o primeiro supercomputador exascale do mundo, o que significa que pode calcular um quintilhões de cálculos de ponto flutuante (também chamados de exaflops ou EFLOPS) por segundo.
Para referência, o chip M1 Ultra mais poderoso da Apple atinge uma velocidade de tapume de 21 teraflops ou TFLOPS (um trilhão de FLOPS). E embora isso seja impressionante, você ficará surpreso ao saber que o supercomputador Earth Simulator da gigante de tecnologia japonesa NEC Corporation já estava atingindo velocidades de tapume de 36 teraflops em 2002!
Para que serve um supercomputador?
Nós estabelecemos que os supercomputadores são realmente rápidos, mas o que eles realmente fazem? Que favor do mundo real eles oferecem? Muito, os supercomputadores podem ser usados em qualquer campo que exija o processamento de grandes quantidades de dados. cá estão alguns exemplos:
1. Previsão do tempo
Talvez a emprego mais simples dos supercomputadores seja melhorar a precisão das previsões meteorológicas. Ao coletar e processar mais dados climáticos e considerar a precisão das previsões anteriores, os supercomputadores nos ajudam a prever o clima com mais precisão e rapidez.
Uma vez que subproduto, os supercomputadores também podem nos ajudar a entender os efeitos das mudanças climáticas e desvendar maneiras de desacelerá-las. Sabemos que a Microsoft está construindo um supercomputador para o mesmo propósito com um investimento de bilhões de libras do governo do Reino Uno.
2. Executando Simulações
A realização de simulações é uma ótima maneira de prever o resultado de uma atividade sem realmente fazê-la. Por exemplo, a realização de simulações de aeronaves ajuda a entender o arrasto atmosférico e produzir projetos mais aerodinâmicos. Isso ajuda a tornar os aviões mais seguros e mais eficientes em termos de combustível.
Outro exemplo é a realização de simulações de testes nucleares e a realização de experimentos e demonstrações para uso militar. Os testes que podem ser feitos em uma simulação teriam que ser feitos com equipamentos reais que custam muitas vezes mais.
3. Pesquisa Científica
Os cientistas geralmente trabalham com grandes volumes de dados, e os supercomputadores facilitam o trabalho, fornecendo resultados mais rapidamente. Em 2020, em meio à pandemia do COVID-19, o supercomputador Summit da IBM ajudou a combater o vírus, permitindo que os pesquisadores “executassem um grande número de cálculos em epidemiologia, bioinformática e modelagem molecular”.
Os supercomputadores também são úteis para os cientistas da NASA para “simular os movimentos das massas de ar e da chuva ao volta do planeta para estudar o clima da Terreno, caçar exoplanetas, estudar o comportamento de buracos negros ou projetar veículos aeronáuticos ou aeroespaciais”.
Um supercomputador no seu bolso
Você pode estar cônscio da famosa Lei de Moore. Ele diz que os computadores dobram de velocidade a cada dois anos, resultando em um propagação exponencial em seu poder de processamento, o que nos permite realizar tarefas cada vez mais exigentes antes consideradas impossíveis.
Há unicamente uma dez, conceitos uma vez que veras virtual, jogos em nuvem, metaverso e muitos outros estavam limitados à imaginação de alguns especialistas e geeks selecionados.
Hoje, já estamos a caminho de tornar tudo isso uma veras à medida que nossas máquinas se tornam mais avançadas do que nunca. Felizmente, você não precisa ser um profissional para poder tirar proveito da tecnologia. Será uma segmento de sua vida antes que você perceba.