Se você possui um smartphone Android, provavelmente já viu referências a dados do Google Play e Google Play Services, seja ao usar o telefone ou ao ler conteúdos sobre uma vez que usar seus recursos. Mas o que constitui os dados do Google Play e onde seu telefone os armazena? Vamos dar uma olhada.
O que são dados do Google Play?
O Google Play é uma loja online que oferece aos usuários aplicativos, programas de TV, livros, filmes e muito mais. Ele coleta dados à medida que as pessoas usam qualquer coisa que a loja forneça. A página principal de informações do Google Play diz que as informações coletadas ajudam os desenvolvedores a saber uma vez que as pessoas encontram seus aplicativos e quanto pagarão por eles.
Logo, quando uma pessoa tem um resultado do Google Play em seu dispositivo, os dados coletados incluem o quanto eles se envolvem com ele e permitem que os desenvolvedores leiam o feedback do usuário. Se um aplicativo da Play Store tiver recursos pagos, os desenvolvedores receberão dados do usuário mostrando quando e com que frequência as pessoas fazem compras e se se tornam compradores recorrentes.
Onde os dados do Google Play são armazenados?
Os dados do Google Play residem no seu dispositivo. Se for um smartphone Android, você pode acessar Configurações > Aplicativos > Google Play Store. A partir daí, toque no Armazenar seção para ver quantos dados associados seu telefone mantém.
Você não pode excluir o aplicativo Google Play Store. O Google permite que os usuários o desativem, mas isso pode fazer com que os aplicativos no seu dispositivo parem de funcionar corretamente.
O que é o Google Play Services?
Ao verificar onde o Google Play armazena dados em seu telefone, você provavelmente notou um aplicativo separado chamado Google Play Services, geralmente localizado diretamente supra da listagem da Google Play Store.
O Google Play Services ajuda os aplicativos em seu telefone a funcionar com outras ofertas sob o guarda-chuva do Google. Eles incluem o Maps ou a funcionalidade que permite que você faça login em um aplicativo com suas credenciais do Google. Se você tiver um serviço que usa troço do hardware do seu telefone, uma vez que o microfone, o Google Play Services também permite que isso funcione.
O Google Play Services é executado em segundo projecto e funciona uma vez que uma API que permite que os desenvolvedores ofereçam serviços agrupados por meio de seus aplicativos que facilitam as coisas para os usuários. Por exemplo, a API de serviços de localização no Google Play Services inclui uma funcionalidade que permite aos usuários mostrar onde estão ao reservar um táxi ou pedir comida para entrega.
No entanto, o Google Play Services vai além do uso do aplicativo. Inclui aspectos de segurança que mantêm os aplicativos atualizados e verificam se há malware. Se o seu dispositivo tiver uma senha de tela de bloqueio, o Google Play Services fornecerá backups criptografados de ponta a ponta para ele.
Ele também suporta recursos uma vez que a funcionalidade de preenchimento automático para digitação mais rápida e recursos de localização que ajudam o pessoal dos serviços de emergência a encontrá-lo posteriormente uma chamada para o 911. O Google Play Services também foi um componente precípuo nos aplicativos de rastreamento de contratos usados durante a pandemia do COVID-19.
O Google Play Services é necessário?
O Google não permite que os usuários desinstalem ou forcem a interrupção do Google Play Services em um dispositivo. Isso porque é precípuo para fazer com que todos os aplicativos de um dispositivo e texto semelhante funcionem sem problemas e permaneçam atualizados. No entanto, você pode sentenciar se distanciar da Google Play Store e preferir outro serviço de aplicativo. Seu dispositivo ainda usará o Google Play Services em segundo projecto.
O que são dados do Google Play Services?
Os dados coletados pelo Google Play Services dependem de quais aplicativos você possui e uma vez que eles funcionam. Por exemplo, se você jogar jogos baixados da Google Play Store, os dados do Play Services associados rastreiam e salvam o progresso.
Outrossim, muitos dos aplicativos de hoje têm anúncios. Há uma API no Google Play Services que permite que os desenvolvedores monetizem seus lançamentos e enviem a você os dados apropriados.
Ao instalar um aplicativo da Google Play Store, você vê uma tela solicitando determinadas permissões. Você pode mudar essas permissões mais tarde. No entanto, fazer isso pode fazer o aplicativo parar de funcionar. As permissões escolhidas estão relacionadas ao tipo de informação que o Google Play Services precisa para fazer o aplicativo funcionar.
O Google também anunciou uma política de desenvolvedor mais rígida sobre a coleta de dados de aplicativos. Além de expressar aos usuários por que e uma vez que ele coleta informações, os desenvolvedores também devem declarar uma vez que um aplicativo protege seus dados e quais etapas devem ser seguidas para excluir essas informações. Essas mudanças devem ajudar os usuários a tomar decisões mais informadas sobre diminuir ou continuar usando aplicativos específicos. Todos os detalhes que os desenvolvedores fornecem sobre seus aplicativos vão para uma seção dedicada de segurança de aplicativos no Google Play.
Por que o Google coleta dados meus?
A coleta de dados é um roupa da vida para os usuários da Internet. Tais processos podem melhorar os resultados em vários setores. Uma vez que Marcia Daniel, diretora de clientes de uma consultoria de tecnologia de ensino superior, explica: “Cada vez mais, faculdades e universidades estão procurando sistemas que empregam modelagem preditiva, perceptibilidade sintético e tirocínio de máquina para intervir com alunos em risco nos estágios iniciais provável.”
A política de privacidade do Google explica que a empresa coleta dados por vários motivos. A maioria deles suporta diretamente o quão muito os produtos funcionam. As informações do usuário fornecem e mantêm os serviços existentes, muito uma vez que o desenvolvimento de novos.
A empresa usa seus dados para fornecer dicas de segurança personalizadas e pode exibir anúncios personalizados. O Google também usa os dados da Play Store para sugerir outros aplicativos que você pode gostar com base no que você já possui.
Uma vez que posso ler a Política de Privacidade do Google Play?
Uma das etapas mais proativas para melhorar a segurança dos dados do Google Play é familiarizar-se com a política de privacidade. No entanto, você não encontrará um documento específico para a Google Play Store ou Google Play Services. A política de privacidade do Google se aplica a todos os serviços e aplicativos que fornece. Está dentro da seção Privacidade e Termos do site.
O Google divide sua política de privacidade em várias seções de tópicos. O documento apresenta um tom conseguível para facilitar o entendimento. No entanto, também existem vídeos para esclarecer mais alguns tópicos.
Aprenda continuamente uma vez que as empresas usam seus dados
Agora que você conhece os dados da Google Play Store e do Google Play Services, considere aprender mais sobre uma vez que outras empresas e serviços também usam suas informações. A maioria das empresas exige o consentimento para a coleta de dados. No entanto, você ainda pode sentenciar parar de usar um aplicativo ou se envolver com uma empresa se alguma coisa o preocupar com sua política de privacidade ou práticas de coleta de dados.