O mundo está evoluindo rapidamente e tudo ficou online ou está prestes a permanecer. Sem a capacidade de velejar neste mundo rápido e interconectado, você pode permanecer para trás ou tolerar um ataque cibernético, principalmente porque os cibercriminosos são bastante persistentes.
Ter conhecimento cibernético é precípuo. O que significa ser ciberexperiente e porquê você pode obter essa habilidade obrigatória?
O que significa Cybersavvy?
Ter conhecimento cibernético significa simplesmente ter o conhecimento e as habilidades para se manter seguro online.
Você é ciberexperiente se puder usar dispositivos digitais e velejar em plataformas digitais de forma eficiente, mantendo-se consciente de possíveis ameaças digitais e preocupações de segurança.
Compreender o ciberespaço tornou-se cada vez mais crucial porque, enquanto online, a pessoa está sujeita a muitas ameaças e preocupações de segurança do dedo. A maioria dessas preocupações vem de cibercriminosos.
Os maus atores intensificam continuamente seu jogo. E com o tesouro de informações disponíveis nas mídias sociais, agora é mais fácil assumir contas, imaginar senhas e enganar vítimas inocentes.
6 Hábitos e Habilidades de um Quidam Cybersavvy
Uma pessoa com conhecimento cibernético possui algumas habilidades e hábitos que os ajudam a velejar no espaço do dedo sem tombar nas mãos de agentes mal-intencionados.
1. Segurança on-line
Tornou-se cada vez mais precípuo estar consciente de nossas atividades online. Uma pessoa com conhecimento cibernético estará atenta ao clicar em links suspeitos, encolher arquivos de fontes não reconhecidas e compartilhar informações delicadas. É logo que uma pessoa que entende a volatilidade do espaço do dedo operaria para se manter segura.
2. Comportamento ético
Uma pessoa que entende do espaço do dedo sabe pensar antes de postar; eles estão atentos aos impactos potenciais de suas palavras e ações. As pessoas com conhecimento cibernético promovem um espaço do dedo seguro para todos, desencorajando o assédio, o cyberbullying e a discriminação. Eles também tratam os outros com reverência, entendem suas diferenças e defendem a boa cidadania do dedo.
3. Pensamento Crítico e Alfabetização Do dedo
Uma pessoa que entende o espaço do dedo possui a capacidade de julgar e indagar criticamente cada informação online que encontra. Eles não unicamente aceitam tudo; eles questionam as fontes, verificam seus fatos e sabem que existem inúmeras fontes de desinformação e notícias falsas online.
Eles se abstêm de espalhar informações não verificadas, contribuindo para uma comunidade online de cidadãos digitais responsáveis e informados.
4. Conscientização sobre privacidade
Uma pessoa que entende de internet leva sua privacidade online muito a sério. Eles reservam um tempo para revisar ou passar pelas configurações de privacidade em plataformas de mídia social e outros serviços online, garantindo que o que eles compartilham com o público seja seguro.
5. Atualizações regulares de software e proteção antivírus
Atualizar regularmente o software e instalar atualizações de segurança é um hábito de uma pessoa ciberconsciente. Eles têm um software antivírus confiável instalado e o mantêm atualizado para proteger seus dispositivos contra malware e outros ataques cibernéticos.
6. Gerenciamento de senha possante
O uso de senhas exclusivas e complexas para suas contas on-line ajuda bastante a impedir ameaças on-line à sua conta. Atualizar e proteger senhas regularmente usando uma combinação de símbolos, letras e números é alguma coisa que uma pessoa ciberesclarecida levaria a sério.
Outrossim, indivíduos com conhecimento cibernético que não conseguem controlar todas as suas senhas usam o gerenciador de senhas mais seguro para seus dispositivos.
Porquê Desenvolver e Praticar Habilidades e Hábitos Cybersavvy Online
Você provavelmente já ouviu falar que “é melhor prevenir do que remediar”. Embora usar uma máscara facial e higienizar as mãos possa ajudar a proteger contra um surto de doença, essas não são as únicas precauções a serem tomadas.
De conciliação com uma avaliação da INTERPOL, houve um aumento no cibercrime depois a pandemia do COVID-19 devido ao aumento da submissão online. Com o aumento de ataques e incidentes cibernéticos em todo o mundo, o desenvolvimento de habilidades e hábitos cibernéticos robustos pode ajudar a mantê-lo seguro online.
Veja porquê você pode desenvolver essas habilidades e hábitos para prometer sua segurança online:
Ao usar a mídia social
Para desenvolver e praticar habilidades e hábitos cibernéticos nas mídias sociais, você deve:
- Mantenha-se informado sobre tendências e problemas de segurança online seguindo especialistas, fontes confiáveis e bons canais de cibersegurança no YouTube.
- Pense antes de postar. Considere a adequação e os valores inerentes à sua postagem. Seja cordato ao compartilhar informações pessoais.
- Verifique todas as informações antes de compartilhá-las para evitar a disseminação de dados falsos ou falsos.
- Familiarize-se com as configurações de privacidade do Google, muito porquê com as configurações de privacidade das plataformas de mídia social que você usa.
- Não aceite todos os pedidos de amizade ou mensagem. Eles podem ser tentativas de obter informações confidenciais de você.
Ao trabalhar remotamente
Veja porquê você pode se tornar um trabalhador remoto com experiência cibernética:
Ao fazer aulas ou aprender on-line
Ter aulas online agora é muito geral. E provavelmente será necessário compartilhar algumas informações confidenciais. Portanto, cá estão algumas coisas que uma pessoa com conhecimento cibernético deve estar atenta e praticar:
- Pense muito antes de compartilhar suas informações pessoais, porquê nome completo, números de identificação e data de promanação, online. As informações de identificação pessoal (PII) devem ser compartilhadas unicamente com plataformas ou fontes confiáveis e confiáveis.
- Fique sengo a links suspeitos ao fazer um curso online. Isso ocorre porque a maioria dos sites permite anúncios e alguns podem ser maliciosos.
- Atualize regularmente seu software antivírus e aplicativos de aprendizagem para manter seus dispositivos protegidos contra hackers, malware e outras vulnerabilidades de segurança.
- Certifique-se de transpor de qualquer site se estiver ausente da plataforma por um tempo.
- Evite a conexão com redes Wi-Fi que você não reconhece. Essas redes podem ser tentativas disfarçadas de acessar informações confidenciais em seus dispositivos.
O cenário do dedo pode ser mais seguro com indivíduos mais experientes em cibersegurança
Compreender o ciberespaço é um processo de aprendizagem contínuo. Para manter uma vantagem, você deve se manter informado sobre ameaças emergentes, melhores práticas online e novas tecnologias.
Se você é uma pessoa ciberesclarecida ou deseja se tornar uma, lembre-se de buscar informações antigas e novas incessantemente. Isso ajudará a manter a internet mais segura para você e para as pessoas ao seu volta.