As especificações do smartphone podem ser complicadas. À medida que a tecnologia avança, novos jargões são introduzidos para descrever os mais recentes recursos brilhantes disponíveis em seu smartphone.
Uma vez que consumidor regular, os jargões tornam difícil saber qual smartphone tem as melhores especificações e, o mais importante, o que observar ao comprar um smartphone. Vamos direto ao ponto e explicar as especificações do smartphone e o que elas significam.
1. Exibição
As telas de smartphones são vendidas com grandes nomes, mas a tecnologia subjacente é basicamente a mesma. Por exemplo, a Apple usa a marca Super Retina XDR, enquanto a Samsung usa Dynamic AMOLED ou Super AMOLED para se referir à mesma tecnologia de exibição OLED. Outras empresas chamam de AMOLED. Outra tecnologia de exibição geral é o IPS LCD, encontrado em smartphones mais baratos.
AMOLED é o crème de la crème da tecnologia de exibição de smartphones, com maior clarão, melhores taxas de contraste, maior tira de cores e melhores ângulos de visão.
Além do AMOLED, você também encontrará outro termo, mormente nos principais smartphones: LTPO. Silício policristalino de baixa temperatura (LTPO) é uma tecnologia de backplane para painéis OLED que permite que as empresas de smartphones incorporem altas taxas de atualização (90Hz e 120Hz) e solução mais subida em seus dispositivos sem comprometer a vida útil da bateria.
A tecnologia LTPO permite que a tela altere dinamicamente a taxa de atualização, dependendo do que o usuário está fazendo. Por exemplo, ele aumenta a taxa de atualização para o supremo se você estiver jogando um jogo de subida intensidade para uma experiência de jogo suave, mas diminui a taxa ao fazer coisas menos exigentes, porquê rolar pelas mídias sociais.
Se você quer o melhor dos melhores, escolha um dispositivo com uma tela LTPO OLED ou AMOLED. Outras coisas a serem observadas incluem solução (FHD, QHD e 4K), proporção (a proporção entre a largura e a profundeza) e densidade de pixels ou PPI, onde maior é melhor.
2. Processadores de smartphones
O processador (CPU) é o coração e a espírito de qualquer dispositivo de computação. No smartphone, a CPU e outros componentes vitais, porquê GPU, processador de vídeo, processador de vídeo e modems de rádio, são combinados em uma única matriz conhecida porquê System on a Chip (SoC), ou chip sintetizado.
Para entender os processadores de smartphones, primeiro você deve estar familiarizado com os players do setor.
Fabricantes de processadores para smartphones
No momento da redação deste item, a Qualcomm é a maior trabalhador de processadores para smartphones. Eles são responsáveis pelos chips Snapdragon. A maioria dos smartphones Android, mormente os de gama média subida e os principais, são alimentados por chips Snapdragon.
A MediaTek é outro grande nome da indústria. A principal série de chips da MediaTeks carrega a marca Dimensity. Além da série Dimensity, a MediaTek tem sua série principal Helio.
Além da Qualcomm e MediaTek, Samsung, Google e Apple também fabricam seus chips. No entanto, seus chips geralmente são usados exclusivamente em seus smartphones. A Samsung usa chips Exynos na maioria de seus smartphones Galaxy, enquanto os chips Bionic da série A da Apple são os SoCs de traje no iPhone. O Google começou a usar chips Tensor internos com a série Pixel 6.
Qual processador de smartphone é melhor?
Geralmente, não é fácil mostrar um processador específico porquê o melhor. Muitas vezes, tudo se resume a qual campo de sistema operacional você pertence. Se você preferir iOS ao Android, escolha qualquer um dos iPhones mais recentes da Apple e, sem incerteza, obterá o melhor chip. Se você é fã do Android, sua escolha é simples; Qualcomm é o melhor processador da marca.
Uma coisa importante a ser observada sobre os telefones da série Galaxy da Samsung é que a empresa usa processadores Snapdragon para telefones voltados para o mercado dos EUA. Os telefones Samsung Galaxy enviados para o resto do mundo usam os processadores Exynos internos da empresa.
O que torna principalmente um chip de smartphone poderoso é a enumeração de núcleos (quanto maior, melhor), a tecnologia de processamento (quanto menor, melhor, por exemplo, um chip de 4nm é melhor que um chip de 5nm) e velocidade. A velocidade geralmente é expressa em gigahertz (GHz), onde números mais altos geralmente implicam em melhor desempenho.
3. GPU para smartphones
A unidade de processamento gráfico (GPU) cuida do lado gráfico das coisas. Eles são úteis no celular, mormente ao jogar. Ao contrário do desktop, as CPUs de smartphones por padrão vêm emparelhadas com uma GPU em uma única matriz.
Existem quatro players líderes no mercado de gráficos para smartphones. Há a série Adreno da Qualcomm, a risco GPU interna da Apple, a série Mali GPU da ARM e a risco PowerVR da Imagination. As GPUs PowerVR visam o mercado de grave dispêndio e não são tão populares.
Os chips Snapdragon da Qualcomm são combinados com GPUs Adreno. Os SoCs da Samsung e da MediaTek usam GPUs Mali da ARM, enquanto os chips Bionic da série A da Apple vêm com uma GPU Apple integrada. Uma vez que a CPU, quanto maior o número, melhor o desempenho.
Para desenredar qual GPU seu dispositivo está executando, pesquise no Google as especificações do seu smartphone. Muitos sites irão ajudá-lo com isso.
4. Armazenamento e Memória do Smartphone
Quando se trata de memória e armazenamento, maior nem sempre é melhor, pois nem toda memória/armazenamento é igual. A memória de aproximação aleatório (RAM para sumariar) é chamada de memória, enquanto a memória somente leitura (ROM) é chamada de armazenamento.
RAM é o armazenamento temporário onde seus programas e arquivos de programas usados atualmente são armazenados, enquanto a ROM armazena dados de longo prazo. Devido a isso, você terá mais gigabytes de ROM em relação à RAM.
Existem diferentes tipos de memória de smartphone, incluindo LPDDR3, LPDDR4 e LPDDR5, que denotam diferentes gerações de memória. Com o passar do tempo, são desenvolvidas versões mais recentes do LPDDR que são rápidas, com menor latência, subida largura de margem etc.
O LPDDR é semelhante à RAM de laptop e desktop, mas é reduzido para consumir menos virilidade e também para caber dentro de smartphones. A segmento LP denota baixa potência. Da mesma forma, quanto maior o número, melhor o tipo de memória, ou seja, LPDDR4 é melhor que LPDDR3. Cá está um guia completo sobre RAM se você quiser entender o íntimo da memória em universal.
O armazenamento de smartphones geralmente vem em dois tipos, NVMe e UFS. Maior é melhor para o mesmo sabor, ou seja, UFS 3.1 é melhor que UFS 3.0. A Apple normalmente usa armazenamento NVMe, enquanto os fabricantes de Android usam UFS.
Alguns smartphones possuem “armazenamento expansível”, o que significa que você adiciona mais armazenamento por meio de um cartão de memória.
5. Bateria e Carregamento
A maioria dos smartphones usa baterias de íons de lítio. A capacidade da bateria é indicada em miliamperes ou mAh. As baterias de smartphones vêm em diferentes capacidades, geralmente variando entre 2500mAh e 5000mAh. Alguns smartphones têm capacidades de bateria maiores ou menores.
Capacidades mais altas significam que você tem mais virilidade à sua disposição, mas nem sempre se traduz em maior tempo de tela. São outros fatores que afetam a vida útil da bateria de um smartphone.
Você pode carregar um smartphone usando um cabo ou sem fio. O USB Tipo C agora é a porta de carregamento mais usada, mas a Apple possui sua porta Lightning proprietária para iPhones. O suporte de carregamento rápido em uma folha de especificações do smartphone indica que o dispositivo pode carregar em velocidades mais altas.
Cada folha de especificações do smartphone geralmente inclui uma velocidade máxima de carregamento indicada em watts (W). Por exemplo, o OnePlus 10 Pro suporta velocidades de carregamento de até 80W (com fio) e 50W (sem fio). Quanto maior o número de watts, mais rápidas as velocidades de carregamento.
Entendendo as especificações do smartphone
Embora as especificações do smartphone pareçam envoltas em mistério e cheias de jargão técnico, você pode aprender algumas especificações para facilitar sua próxima viagem de compras. Lembre-se: o que torna um smartphone melhor é sua tela, processador, memória, armazenamento e câmera.
Leia a seguir
Sobre o responsável