O Gedit, o editor de texto padrão para o Ubuntu e o ambiente de desktop GNOME, é um pequeno aplicativo bacana que é bastante útil. No entanto, não é o único editor de texto disponível para usuários do Linux.
Se você usa o Gedit há todos esses anos e deseja um editor de texto mais adequado às suas necessidades, considere mudar para um dos outros aplicativos de edição do Linux. Eles são muito mais poderosos e o tornarão duas ou três vezes mais produtivo do que antes.
Então, vamos explorar alguns dos melhores editores de texto do Linux que são ótimas alternativas ao Gedit.
1. Código do Visual Studio
Não deve ser confundido com o Visual Studio propriamente dito, o Visual Studio Code é um poderoso editor de texto de código aberto que é executado nativamente no Linux. Seu IntelliSense integrado (completar código contextual) supera todos os outros editores de texto.
Ele também possui integração Git integrada e um recurso de depuração que permite executar seu código-fonte com pontos de interrupção, pilhas de chamadas e um console interativo. Mas não é um IDE! Ele tem a velocidade e a interface de um editor de texto comum, e é por isso que tantos usuários estão mudando para ele.
E a cereja no topo? Todos os tipos de recursos e atalhos que melhoram a produtividade que farão você codificar, criar scripts ou apenas fazer anotações em tempo recorde. Você também pode adicionar novas funcionalidades por meio de extensões de terceiros.
Download: Código do Visual Studio (gratuito)
2. Texto sublime
O Sublime Text revolucionou o cenário dos editores de texto. Levou tudo o que era excelente no TextMate somente para Mac, adicionou um monte de extras e disponibilizou esses recursos em várias plataformas. Ficou tão bom que inspirou a criação de metade dos editores de texto deste post.
Ao contrário de outros editores de texto modernos, o Sublime Text é escrito em C++, em vez de JavaScript (como o Visual Studio Code, Atom e Brackets), o que lhe dá uma enorme vantagem de desempenho. É um dos editores de texto mais rápidos e responsivos que você já usou, tornando-o ótimo para máquinas menos potentes.
Para conhecer melhor o app, veja nosso guia de como instalar e configurar o Sublime Text. A única desvantagem? Custa US $ 99, embora você possa usá-lo gratuitamente indefinidamente, se puder se importar com o ocasional pop-up.
Download: Sublime Text ($ 99, teste gratuito disponível)
3. Átomo
Atom é um editor de texto de código aberto desenvolvido pelo GitHub, o host de código-fonte mais popular do mundo. É a melhor escolha para entusiastas de código aberto porque o GitHub é sem dúvida a maior força para o desenvolvimento de código aberto. Confira esta lista se você estiver procurando especificamente por software de escrita de código aberto.
Quase todos os aspectos do Atom são personalizáveis, por isso ele se autodenomina o editor de texto “hackeável”. Ele compartilha muitos dos mesmos recursos de produtividade integrados de sua inspiração, Sublime Text, e pode ser aprimorado com extensões.
Embora o Atom seja certamente bom o suficiente para a maioria, você pode ter problemas de desempenho com grandes arquivos e projetos de origem: pesquisa lenta, rolagem instável, longos tempos de carregamento etc. O Visual Studio Code é melhor nesse aspecto, mas muitos usuários ainda preferem o Atom por sua ideologia e compromisso de código aberto.
Download: Átomo (Gratuito)
4. Suportes
Engraçado, Brackets foi lançado no mesmo ano que Atom – cerca de um ano após a estreia da versão 2 do Sublime Text (que veio cinco anos após a versão 1). Você pode ver a inspiração no design do editor, mas Brackets não é um clone.
Enquanto o Visual Studio Code, o Sublime Text e o Atom tentam ser “o único editor de texto verdadeiro” para todos os tipos de programadores e scripters, o Brackets se concentra especificamente no desenvolvimento da Web. Isso faz sentido quando você percebe que o Brackets é mantido pela Adobe, que também mantém o Dreamweaver e o Photoshop.
Brackets tem alguns recursos interessantes, como Live Preview e Quick Edit, e podem ser melhorados por meio de extensões. É também um projeto de código aberto, outro ponto a favor. Mas Brackets é incrivelmente lento, e isso pode ser difícil de superar.
Download: Suportes (grátis)
5. Geany
O Geany é um editor de texto rápido e leve baseado no kit de ferramentas GTK+, então ele se sentirá em casa se você estiver na área de trabalho do GNOME. E verdade seja dita, Geany é um excelente app. Foi um editor de texto de escolha para muitos no início de 2010.
Ainda é bom hoje, mas acontece de ser ofuscado por monstros como Visual Studio Code e Sublime Text.
Espere todos os recursos básicos: realce de sintaxe, preenchimento automático, amplo suporte para idiomas e a capacidade de construir, compilar e executar código. O Geany também possui um sistema de plugins, embora nem de longe tão fácil ou abrangente quanto as extensões para editores de texto mais recentes.
Download: Geany (Gratuito)
6. Tipora
Typora é um editor de texto Markdown pago disponível para Linux, Windows e macOS. Ele se concentra em fornecer um ambiente livre de distrações para permitir que você escreva com concentração máxima sem incomodá-lo com muitas configurações ou opções para mexer.
Escrever em Typora é bastante semelhante a escrever em um pedaço de papel em branco, pois a interface é tão limpa e mínima, sem cabeçalho no topo. O aplicativo elimina os elementos que podem desviar sua atenção da escrita, por sua vez, ajudando você a manter o foco.
Falando em foco, o Typora ainda possui um modo de foco e um modo de máquina de escrever que oferecem um espaço de trabalho altamente livre de distrações para escrever. Você também pode instalar temas personalizados para personalizar o aplicativo. Ele oferece um teste gratuito de 15 dias, após o qual você pode comprá-lo por US $ 14,99.
Download: Tipora ($ 14,99)
7. Vim, Emacs ou Nano
Dependendo de quem você perguntar, os editores de texto GUI autônomos são para os fracos! Se você quer ser um programador “real” ou geek de tecnologia, você deve escrever código diretamente no terminal usando Vim, Emacs ou Nano.
Esteja avisado: esses editores NÃO são para os fracos de coração!
O Vim é o mais poderoso, mas também o mais difícil de entender. O Emacs tem uma curva de aprendizado mais rasa e ainda é completo, mas não tão poderoso quanto o Vim. Nano é o pior dos três, mas também o mais fácil de aprender. Se você nunca usou nenhum deles, pode usar o Vim.
Por que se submeter a isso? Veja nosso guia sobre como usar o Vim. Quer saber se o Nano será suficiente? Veja nossa comparação de Vim vs. Nano. O Vim pode levar alguns meses para aprender, mas valerá a pena.
Qual alternativa do Gedit você deve usar?
Embora o Gedit possa ser uma ferramenta útil para edição básica de texto, você não tem falta de opções, pois existem alternativas incríveis disponíveis. Estamos vivendo na era de ouro dos editores de texto, e você realmente não pode errar com nenhum deles.
Se você está procurando editores de texto sem distrações, confira esta lista de aplicativos que melhorarão seu foco e concentração enquanto escreve.