Há um equívoco geral entre os usuários do Linux de que todos os conversores de vídeo de qualidade e software de codificação têm um dispêndio premium.
Pode ser uma surpresa que você possa acessar alguns dos melhores conversores de vídeo gratuitos e mais rápidos em distribuições Linux de código lhano. Esses conversores de vídeo são voltados para dar às suas alternativas premium uma corrida pelo seu verba.
Vamos inaugurar com os melhores conversores de vídeo gratuitos e de código lhano para Linux.
Handbrake é uma utensílio de conversão de vídeo de código lhano e fácil de aprender. Ele recebe você com uma interface que lista as predefinições de conversão de vídeo integradas com base no seu dispositivo. Você pode encarregar no perfil universal para conversões padrão ou de subida definição, principalmente se os parâmetros o incomodarem.
O Handbrake suporta contêineres de arquivos MP4, MKV, WebM, codificadores de vídeo H.264 e H.265 com suporte para aceleração de hardware, MPEG-4 e MPEG-2.
Oferecido o suporte do Handbrake para formatos de codificação de áudio uma vez que AAC/HE-AAC, MP3, FLAC e AC3, você pode transmudar rapidamente vídeos em arquivos somente de áudio. O conversor de vídeo estende o suporte de passagem de áudio para faixas AC-3, E-AC3, FLAC, DTS, DTS-HD, TrueHD, AAC, MP3 e MP2.
O Handbrake é capaz de transmudar campos de vídeo extraídos de mídias DVD e Blu-ray. Fique tranquilo, você pode realizar a seleção de título/capítulo e pausa com marcadores, varredura em lote, enfileiramento de codificação, VobSub/legendas ocultas, codificação rígida e filtragem de vídeo.
Para instalar o Handbrake no Ubuntu/Debian:
sudo add-apt-repository ppa:stebbins/handbrake-releases
sudo apt-get update
sudo apt-get handbrake-gtk handbrake-cli
No Arch Linux:
sudo pacman -S handbrake
No Fedora, CentOS e outras distribuições baseadas em RPM, primeiro, adicione os repositórios RPM Fusion gratuitos e não gratuitos:
su -c 'dnf install https://download0.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download0.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm'
Em seguida, instale o Handbrake executando:
sudo dnf update
dnf install handbrake
O FFmpeg é uma utensílio de conversão de vídeo Linux poderosa, mas gratuita, que consiste em bibliotecas feitas sob medida para concatenação básica de vídeo e efeitos de pós-produção de incisão. A utensílio vem com ffplayer para visualizar seus arquivos processados. O ffprobe livraria determina as informações do registo de vídeo para facilitar as conversões de vídeo.
Apesar de seu status gratuito, o FFmpeg inclui libavcodec, uma livraria de codecs normalmente encontrada em software de conversão de vídeo premium. Use o formato libav contêiner de áudio/vídeo mux e demux, junto com o filtro libav livraria para Gráfico de filtro do GStreamer aprimoramento e edição.
A utensílio inclui dispositivo libav para A/VI/O interno/extrínseco, livraria de pós-processamento libpostproce libswresample para reamostragem de áudio. O FFmpeg é ideal para extrair e exportar áudio de arquivos de vídeo.
Para instalar o FFmpeg no Arch Linux:
pacman -S ffmpeg
No Debian/Ubuntu:
sudo apt install ffmpeg
No Fedora, CentOS e RHEL:
sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
sudo dnf update
sudo dnf install ffmpeg
A utensílio de conversão de vídeo Videomass pertence a uma raça rara de software FLOSS ou Software Livre/Livre e de Código Descerrado. Oriente conversor multiplataforma talentoso ajuda você a transcodificar vídeos de e para uma grande variedade de formatos.
Você pode processar vídeos em lote para conversão enquanto mantém logs ricos em detalhes para rastrear seu trabalho. A formato da GUI da utensílio acelerará as conversões de arquivos avançados e complexos no FFmpeg com o WYSIWYG, gerenciamento de arquivos de impelir e soltar do velho.
Você pode integrar o Videomass com FFmpeg, youtube-dl e yt-dlp, pois permite que você confie na extensa livraria de plugins do conversor de vídeo. Ou por outra, você pode usar esses codecs poderosos sem conhecimento prévio da CLI.
O Videomass acelera seus fluxos de trabalho com predefinições de conversão. Possui diálogos descritivos para ajudá-lo a mourejar com erros. Você pode somar opções extras, uma vez que recursos de normalização de volume de áudio, tornando o Videomass um item obrigatório para qualquer profissional de multimídia no Linux.
Download: Videomass (AppImage)
Para instalar o Videomass, primeiro baixe o AppImage e navegue até a pasta Downloads usando o comando cd.
Em seguida, execute o seguinte comando para tornar a imagem factível:
sudo chmod +x ./Videomass-*.AppImage
Por término, vá para o lugar do AppImage e clique duas vezes no registo para iniciar o programa.
MystiQ é outro conversor de vídeo gratuito para sistemas operacionais baseados em Linux. Sua base de código baseada em Qt garante melhor desempenho, principalmente ao trabalhar em distribuições habilitadas para Qt.
Oriente conversor multiplataforma oferece conversões de subida qualidade para uma lista popular de formatos, uma vez que MP4, WebM, MKV, MP3, MOV, OGG, WAV, ASF e muitos outros.
Você pode executá-lo em sistemas de 32 bits e 64 bits e empurrá-lo para ajustar as amostras de qualidade de áudio em projetos de conversão. Oriente software de conversão de vídeo ajuda você com graduação de cinza, rotação de vídeo, codificação de legendas e dimensionamento de vídeo.
Para instalar o MystiQ no Ubuntu/Debian, primeiro adicione o repositório MystiQ e a chave GPG:
sudo sh -c "echo 'deb https://download.opensuse.org/repositories/home:/llamaret/xUbuntu_20.04/ /' > /etc/apt/sources.list.d/home:llamaret.list"
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/home:/llamaret/xUbuntu_20.04/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add - < Release.key
Em seguida, atualize a lista de repositórios do seu sistema e baixe o MystiQ:
sudo apt update
sudo apt install mystiq
Você pode instalar o MystiQ do AUR no Arch Linux:
yay -S mystiq
No Fedora:
dnf config-manager --add-repo https://download.opensuse.org/repositories/home:llamaret/Fedora_31/home:llamaret.repo
dnf install mystiq
Ciano é um dos melhores conversores de vídeo ideal para uso estendido do Linux. Oriente aplicativo de conversão multimídia usa duas bibliotecas de conversão de vídeo de basta nível, ou seja, FFmpeg e ImageMagick.
O Ciano estende seu suporte para mourejar com os codecs e contêineres de vídeo, áudio e imagem mais populares. Ele suporta o processamento em lote de arquivos e sua facilidade de uso se destaca por meio de seu sistema de notificação e técnicas nativas de solução de problemas de erros.
Você pode instalar o Ciano em seu desktop Linux usando Flatpak. Observe que você deve ter o Flatpak instalado em seu sistema antes de executar o seguinte comando:
flatpak install flathub com.github.robertsanseries.ciano
O Cine Encoder agrega os melhores plugins de livraria de conversão e codificação de vídeo para mourejar com tarefas multimídia no Linux. Oriente software de conversão de código lhano combina o sempre poderoso FFmpeg com as bibliotecas MKVToolNix e MediaInfo.
O Cine Encoder é uma das poucas ferramentas desta lista que preserva metadados HDR ao transmudar seus vídeos. Ele suporta codificação de hardware com NVENC e QSV no Linux. O codificador depende principalmente de modos uma vez que H265, H264, VP9, MPEG-2, XDCAM, XAVC, DNxHR e ProRes.
Download: Codificador de Cinema
Para instalar o Cine Encoder no Ubuntu e no Debian, primeiro baixe o registo do pacote DEB do link mencionado supra. Em seguida, navegue até a pasta Downloads e digite o seguinte comando para instalar o Cine Encoder:
sudo dpkg -i cine-encoder-*.deb
Da mesma forma, em distribuições baseadas em Fedora, CentOS e RHEL, baixe o pacote RPM da página GitHub Releases. Em seguida, emita o seguinte comando para instalar o pacote:
sudo rpm -i cine-encoder-*.rpm
Você pode instalar o Cine Encoder do AUR no Arch Linux:
yay -S cine-encoder
O Shutter Encoder existe para trazer simplicidade à tarefa de conversão de vídeo. Além de vídeos, ele também pode mourejar com áudio, codecs de imagem e contêineres.
O Shutter Encoder permite que você execute operações de edição e codificação de vídeo altamente avançadas com pouca experiência. As bibliotecas FFmpeg permitem duplicar e interpolar quadros, estudar vídeos e desentrelaçá-los de uma lista de filtros.
O Shutter Encoder permite realizar exercícios inovadores de incisão de vídeo para edição e conversão eficientes de vários arquivos. Você pode aparar e trinchar seus vídeos com eficiência sem recodificá-los.
Se você estiver executando o Ubuntu ou alguma outra distribuição baseada em Debian, baixe o pacote DEB do site solene usando wget:
wget -O shutterencoder.deb https://www.shutterencoder.com/Shutter%20Encoder%2015.8%20Linux%2064bits.deb
Execute o seguinte comando para instalar o pacote:
sudo dpkg -i shutterencoder.deb
No Arch Linux:
yay -S shutter-encoder
Você pode ter usado o VLC Media Player para executar arquivos de áudio e vídeo diferentes com as extensões mais raras. Mas você sabe sobre sua eficiência de conversão de vídeo?
O VLC não é somente um player para arquivos de mídia lugar, ele também tomada fluxos de áudio/vídeo. Capture clipes de seus programas favoritos e converta-os em formatos de registo suportados em uma ampla variedade de dispositivos.
O software ajuda você a desentrelaçar vídeos com a maior facilidade e eficiência.
Convertendo entre diferentes formatos de vídeo no Linux
Os conversores de vídeo mencionados na lista supra são algumas das melhores opções disponíveis para usuários do Linux.
Se você é um instituidor de vídeo frequente e deseja se envolver com algumas entradas de áudio e vídeo, fique tranquilo, cada uma dessas oito opções será bastante útil para você.
Leia a seguir
Sobre o responsável