Os tablets Android têm um passado difícil e, apesar de várias tentativas do Google e de outros fabricantes de torná-los ótimos, o lado Android desses dispositivos de tela grande ainda está à espreita atrás da Apple e de seus iPads revolucionários. No entanto, vários indícios apontam para um interesse renovado nos tablets Android, liderado pela Google.
Isso poderia indicar que os tablets Android estão prestes a voltar?
O interesse renovado do Google no mercado de tablets Android
O Google renovou seu interesse em tornar os tablets atraentes para os consumidores que desejam mais espaço na tela e capacidade prática de multitarefa, ao contrário do que pode ser alcançado em smartphones comuns. Desde 2021, o Google mostrou um enorme interesse em tornar os tablets incríveis do ponto de vista do software.
Mas não parou por aí. Aqui estão três indicadores-chave que mostram o interesse renovado do Google em tablets.
1. Queda de recursos do Android 12L
O primeiro passo do Google em seu interesse renovado foi o lançamento do Android 12L em outubro de 2021 como uma queda de recurso. No Android 12L, o Google adicionou vários ajustes para tornar o software mais amigável para dispositivos Android de tela grande, desde tablets a ChromeOS e dobráveis.
Em outras palavras, o Android 12L tinha como alvo qualquer dispositivo Android com tela acima de 600 dpi. No entanto, o Android 12L ainda desfruta dos melhores recursos do Android 12.
2. Recursos focados no tablet do Android 13
Com base no Android 12L, o Android 13 também prioriza a melhoria da experiência do tablet. Existem várias maneiras pelas quais o Google planeja tornar o Android melhor em tablets. Alguns dos novos recursos incluem suporte para arrastar e soltar, funcionalidade de tela dividida e uma barra de tarefas persistente.
Sem dúvida, uma péssima experiência de software impediu que os melhores tablets Android se tornassem populares, impedindo-os de competir de forma justa com o iPad da Apple, ou mesmo de serem considerados concorrentes capazes.
3. O Google está trabalhando em um Pixel Tablet
Depois de reacender seu interesse por tablets com o Android 12L e o Android 13, o Google não está parando no nível do software. A empresa também está trabalhando em um tablet Pixel programado para chegar às prateleiras em 2023.
E como uma das maiores revelações na palestra do Google 2022 I/O, o tablet Pixel marca o retorno do Google ao mercado de tablets, que, segundo a empresa de pesquisa IDC, registrou um crescimento sólido em 2021, apesar da queda nas remessas no último trimestre Do ano.
O tablet Pixel será o primeiro depois que a empresa abandonou o mercado de tablets. Ela planeja introduzir mais modelos no futuro. Aqui está tudo o que sabemos sobre o tablet Pixel do Google.
Dobráveis estão tornando os tablets interessantes
Acredite ou não, a história dos tablets também está enredada com dobráveis. Dispositivos dobráveis como a série Galaxy Z Fold da Samsung e o Find N da Oppo são simplesmente tablets que podem dobrar em uma forma menor.
Comparado aos tablets comuns, os telefones dobráveis oferecem mais liberdade, permitindo que você use o dispositivo em tela cheia, o que é útil ao assistir ao último episódio de sua comédia favorita no Netflix ou fazer anotações enquanto assiste a um tutorial no YouTube.
E quando você quiser usar seu dispositivo em um formato semelhante ao de um telefone, você o fecha. Veja o Galaxy Z Fold 3 como exemplo. Possui dois monitores, um painel principal de 7,6 polegadas e um painel menor, mas considerável, de 6,2 polegadas. As dobráveis dão aos tablets um acabamento fresco e refinado que não poderia ser alcançado com um formato padrão, tornando-os mais atraentes.
E o maior foco em telefones dobráveis no futuro torna ainda mais importante que o sistema operacional Android e os aplicativos executados nele sejam otimizados adequadamente para dispositivos de tela grande.
Os tablets Android têm um longo caminho a percorrer
Independentemente do interesse renovado do Google em software e hardware para tablets e do esforço da Samsung para tornar os dobráveis populares, os tablets Android ainda têm um longo caminho a percorrer. O iPad está muito à frente e continua melhorando a cada nova atualização de software e hardware.
Embora as mudanças incrementais do iPad possam parecer insignificantes quando anunciadas, elas contribuem para uma fantástica experiência de médio e longo prazo. O segredo do sucesso do iPad tornou o dispositivo atraente para educadores, estudantes e até mesmo para o consumidor comum. Mas enquanto o software e o hardware continuarem a ser refinados, os tablets Android terão a chance de se redimir.