O Xbox da Microsoft é um dos consoles de jogos mais populares do mercado. Por mais de duas décadas, o Xbox forneceu poderoso concorrência ao carro-chefe da Sony, incessantemente empurrando a barra para jogos em universal.
No entanto, embora o PlayStation ofereça uma solução de verdade virtual, o Xbox ficou notavelmente longe desse mercado. O Xbox Series X é uma potência de jogos, portanto não é uma vez que se a tecnologia fosse um problema.
Portanto, por que ainda não temos uma solução Xbox VR? Isso pode ser devido a vários motivos.
Microsoft simplesmente não está interessada em desenvolver novo hardware para o Xbox
Conforme relatado pelo Video Games Chronicle, Phil Spencer (CEO da Microsoft Gaming), durante uma discussão no Tech Live Event do Wall Street Journal, afirmou que um headset VR para Xbox simplesmente não estava nos cartões, com a empresa se concentrando no software.
A Microsoft tem um ecossistema de jogos bastante elaborado, e seu software em nuvem desempenha um papel importante nisso. Na verdade, Spencer acredita que o software escalaria melhor do que o hardware por um período mais longo.
A partir de seus comentários, parece óbvio que a empresa acha que a VR é um nicho de mercado no momento e, até que haja uma demanda significativa, pode não querer investir muito em novo hardware.
Xbox tem muitas outras coisas para se concentrar
Outra razão pela qual lançar uma solução Xbox VR agora não faz sentido é que a empresa simplesmente tem muitas outras coisas para se concentrar.
O Xbox tem dois consoles diferentes que estão nos primeiros anos de seu ciclo de lançamento, o Xbox Series X e o Series S. Há também o Xbox Game Pass renovado, que permite jogar no PC, no Xbox e até na nuvem. Há uma série de vantagens do Game Pass em oferta também.
A empresa já está atrasada em relação ao PlayStation em termos de vendas de consoles, mas seu foco principal é o Game Pass, que simplesmente não tem outro concorrente em termos de valor inteiro que oferece. De indumentária, seu sucesso levou a Sony a mudar também suas assinaturas do PlayStation Plus.
O Xbox já tem bastante coisa acontecendo, portanto não faz sentido para a empresa iniciar a desenvolver uma peça totalmente novidade de hardware do zero.
O sucesso do headset VR da Sony
Outra razão pela qual a Microsoft pode não estar tão interessada em lançar um headset VR é devido ao sucesso do PlayStation VR da Sony. Já vendeu mais de cinco milhões de unidades, e a Sony está a caminho de lançar sua próxima iteração.
Oferecido o indumentária de o Xbox estar mais focado em sua infraestrutura de jogos em nuvem, investir em novo hardware, principalmente com um concorrente direto já dominando o espaço, não parece uma jogada financeira viável.
Existem alguns ótimos jogos de VR por aí, uma vez que Half-Life: Alyx, mas nenhum que resultaria instantaneamente em um boom nas vendas. Assumir a livraria e a base de instalação de VR da Sony em rápido prolongamento pode não ser uma boa jogada, oferecido o indumentária de que a Microsoft já possui recursos significativos vinculados à melhoria de sua infraestrutura de jogos.
Microsoft quer melhorar sua risco de texto
Os tempos de desenvolvimento no Xbox são consideravelmente mais longos, com vários jogos sendo cancelados e outros atrasados. Em termos de exclusividades de plataforma, o Xbox tem alguns, mas não chega aos pés da risco da Sony.
Em vez de dividir recursos para trabalhar em um headset VR, é lógico que o Xbox queira melhorar sua programação de texto. A Microsoft Gaming entrou em uma vaga de compras em 2021 e 2022, adquirindo a Activision Blizzard e a Bethesda, dois dos maiores estúdios da indústria de jogos.
Essa é uma indicação clara de que a empresa deseja aditar mais texto à programação do Xbox. Investir em um headset VR agora pode resultar em tempos de desenvolvimento mais longos, principalmente porque o mercado de VR ainda está crescendo e tem um longo caminho a percorrer antes de ser considerado mainstream.
Aposta da Microsoft com o Game Pass está valendo a pena
A Microsoft hesita em investir em novas tecnologias uma vez que VR por desculpa de seu foco na geração de um ecossistema mais conectado. Embora uma solução Xbox VR de qualquer tipo não esteja fora da mesa, pode demorar um pouco até que a experimentemos.
O Game Pass é a joia da grinalda na oferta da Microsoft, oferecendo aos jogadores uma jogabilidade perfeita em vários dispositivos. Está disponível até para iPhone e iPad e continua a crescer.