O cursor padrão do Windows é icônico e reconhecível em todo o mundo, mas por que foi projetado do jeito que é? Cá está a explicação.
Sempre que você faz login no Windows, qual é a primeira coisa que você faz? Para nós, é pegar o mouse ou tocar no trackpad e movimentar o cursor do mouse. E nós o vimos resvalar no Windows todos os dias, por décadas.
Mas você já se perguntou: por que o cursor do mouse está predisposto em um ângulo? Nós fizemos, e cá está a resposta.
Por que o cursor do mouse está predisposto e desarmónico no Windows?
O cursor do mouse está predisposto desde que o engenheiro da Xerox Douglas Englebart o inventou em 1981. No início, o cursor era reto uma vez que uma seta e apontava diretamente para cima.
Nos primórdios dos computadores desktop com GUIs, a solução da tela não era subida o suficiente para traçar pequenas linhas retas legíveis. Porquê tal, eles descartaram a teoria de um mouse vertical e reto, pois era difícil de fazer e difícil de detectar na tela.
Por outro lado, se o cursor do mouse estivesse predisposto em um ângulo de 45 graus, era mais fácil de implementar. Também se destacou no fundo, facilitando a identificação.
Logo é logo que o cursor tem sua forma única… mas por que o cursor do mouse ainda está predisposto quando temos telas de subida solução? Certamente, com nossos monitores modernos, podemos voltar aos cursores retos?
Tecnicamente, não há razão para o cursor ainda permanecer predisposto, já que as telas modernas contêm muitos pixels em verificação com as telas das décadas anteriores. No entanto, as convenções e tradições no mundo da tecnologia têm o hábito de permanecer, e é por isso que os cursores do mouse ainda têm a ar que têm.
Em suma, se tivéssemos telas HD na dezena de 1980, nossos cursores de mouse poderiam parecer um pouco diferentes! No entanto, as limitações técnicas deram origem ao design atual do cursor, e as pessoas aceitaram que ele permanecesse no porvir próximo.
O cursor do Windows, recluso na dezena de 1980
O cursor padrão do mouse no Windows é o mesmo desde o início; uma flecha chata e inclinada. E embora nossos monitores tenham evoluído a ponto de não precisarmos de uma seta inclinada, é tão icônico que é difícil vê-lo de outra maneira.
Evidente, se você está entediado com o design, é muito fácil personalizar o cursor do mouse hoje em dia. Dos designs elegantes e modernos aos brilhantes e coloridos, há muitas maneiras de apimentar o cursor do Windows.
Leia a seguir
Sobre o responsável