Imagine isto: você é um desenvolvedor de aplicativos e tem uma escolha. Você pode escolher uma loja de aplicativos com um número maior de usuários, mas todos têm um dispositivo dissemelhante, ou pode escolher uma loja de aplicativos com um número restringido de usuários, mas todos usam aproximadamente o mesmo protótipo. O que você escolheria?
Esse é o problema que todos os desenvolvedores de aplicativos enfrentam ao fabricar aplicativos para dispositivos móveis, principalmente jogos para dispositivos móveis. E porquê você deve ter adivinhado, a segunda opção costuma ser mais popular. A Apple App Store e a Google Play Store executam a mesma função, mas a primeira supera repetidamente a segunda. Por que é que?
Por que os desenvolvedores preferem o iOS ao Android?
Fazer um bom aplicativo traste exige muito tempo, moeda e esforço. Há muito em jogo e o risco de seu aplicativo não ser bem-sucedido já é muito supino devido à acirrada concorrência. Para combater esse risco, os desenvolvedores de aplicativos precisam ter certeza de que a geração de um aplicativo valerá a pena e gerará bons retornos sobre o investimento. Em suma, eles precisam de confiabilidade.
Embora o ecossistema Android seja mais diversificado, também é mais confuso e difícil de trabalhar. O iOS, por outro lado, é mais controlado, unificado e padronizado, o que torna mais fácil para os desenvolvedores saber o que esperar e otimizar suas experiências de aplicativos de combinação.
É por isso que aplicativos de mídia social porquê Instagram, Snapchat e TikTok funcionam muito muito em iPhones e outros dispositivos da Apple, mas não tanto nos Android. O mesmo vale para jogos para celular.
No ecossistema iOS, os desenvolvedores têm uma boa teoria de porquê o usuário final verá e interagirá com seu aplicativo. Mas no ecossistema Android – oferecido o número de fabricantes de telefones Android diferentes – é basicamente impossível replicar esse efeito.
Outrossim, quase todos os fabricantes de telefones Android colocam uma capote personalizada em seus dispositivos (porquê OxygenOS, OneUI, ColorOS etc.), o que torna as coisas ainda mais complicadas.
Simplificando, se você estiver desenvolvendo um aplicativo Android, você tem duas opções: fabricar um aplicativo mais ou menos que funcione muito o suficiente em todos os telefones Android ou investir mais tempo e moeda para prometer que seu aplicativo funcione de forma sumptuoso em pelo menos alguns Android telefones. Parece que o primeiro sempre leva vantagem nas reuniões da diretoria.
Mas o Android tem mais usuários, logo os desenvolvedores não podem ressarcir os custos extras?
Eles podem, mas isso raramente acontece. Na maioria das vezes, os novos desenvolvedores lutam para simplesmente serem notados, e muito menos se tornarem populares. E mesmo se você se tornar popular e tiver recursos suficientes, só poderá otimizar para alguns dispositivos Android. Depois de um visível ponto, o retorno sobre o investimento começa a desabar drasticamente – supondo que você estivesse obtendo retornos em primeiro lugar.
Digamos que você esteja otimizando seu aplicativo para telefones Samsung. Para fazer isso, você não precisa somente otimizar seu aplicativo para Android, mas também para OneUI. Isso significa redigir linhas adicionais de código e gastar mais tempo na garantia de qualidade. Todo esse esforço extra combinado atrasa a data de lançamento do seu aplicativo (ou uma atualização), mas os usuários da Apple podem aproveitar seu aplicativo mais cedo.
Otimizar aplicativos para Android é perigoso
No final do dia, as empresas se preocupam em obter lucros. Se o ecossistema Android não for lucrativo o suficiente em relação ao seu risco, o iOS ficará feliz em ser uma opção muito boa – porquê provou ser repetidamente. É mais confiável, padronizado, menos confuso e, mais importante, menos perigoso.
Portanto, naturalmente, os desenvolvedores priorizam a Apple App Store sobre a Google Play Store.
Se os fabricantes de telefones Android quiserem que os aplicativos funcionem tão muito quanto nos iPhones, eles devem trabalhar em conjunto com os desenvolvedores de aplicativos e auxiliá-los – financeira e tecnicamente – a fabricar aplicativos melhores. Sem qualquer tipo de suporte, os desenvolvedores de aplicativos não têm incentivo real para assumir esses riscos sozinhos.
Leia a seguir
Sobre o responsável