O LinkedIn é um supimpa site para fazer conexões profissionais e expandir sua rede. Embora seja considerado um tipo de mídia social, não é exatamente uma vez que outros sites sociais. Vamos dar uma olhada no que o torna dissemelhante e por que você não deve tratá-lo uma vez que qualquer outra plataforma de mídia social.
1. Não se destina a amizades
O LinkedIn foi projetado com a intenção de ajudar as pessoas a fazer conexões em seu setor. Embora muitas conexões feitas no LinkedIn possam se transformar em colaborações pessoais, o site não foi feito para promover amizades.
Se você quiser conversar com conexões, pode, por meio de postagens e LinkedIn Mail, mas o teor do site leva a interações profissionais e não pessoais.
2. Não é para teor privado
Se você postar coisas privadas no LinkedIn, deve pensar se deseja que isso seja visto por sua rede profissional. É provável que suas conexões no LinkedIn sejam pessoas que você conheceu ou com quem colaborou em seu setor.
Também é provável que suas conexões sejam empresas e pessoas com quem você deseja colaborar no horizonte (principalmente se estiver procurando ofício). Postar algumas coisas pessoais no LinkedIn é bom, mas postar informações muito pessoais ou privadas pode não ser a seu obséquio se você não quiser dar a todos em sua rede profissional insights sobre sua vida.
3. O LinkedIn não é um site de encontros
Embora muitas pessoas relatem ter sido abordadas no LinkedIn por estranhos em procura de conexões românticas, não é um site projetado para isso. Na verdade, com tantos golpes do LinkedIn por aí, e perfis falsos do LinkedIn à espreita, não é de contemplar que as pessoas fiquem irritadas quando um pedido romântico surge em seu e-mail do LinkedIn. O LinkedIn não é um site de encontros e não deve ser tratado uma vez que tal.
A maioria das pessoas usa o LinkedIn uma vez que uma plataforma profissional. É prática generalidade postar conselhos relacionados à curso, empregos, notícias de negócios, teor motivacional e até mesmo histórias de sucesso. A maioria das pessoas chega à plataforma com essa expectativa.
O propósito do LinkedIn é conectar profissionais da indústria e o foco principal é o trabalho. Não é exatamente uma plataforma onde você pode conversar, uma vez que faria no WhatsApp por exemplo.
O site é projetado para recomendar contatos que estão conectados com seus contatos, sugerir informações relevantes sobre o setor do qual você faz secção e recomendar conexões corporativas. Também existem maneiras de ingressar em grupos e comunidades no LinedIn para expandir sua rede profissional.
5. Incentiva discussões, não fofocas
As pessoas usam principalmente o LinkedIn para discutir assuntos profissionais e pessoais relacionados ao trabalho. De vez em quando, você pode ouvir alguma fofoca no LinkedIn, no entanto, provavelmente não é o tipo de fofoca que você ouviria em outros sites de mídia social. Por exemplo, uma conexão pode falar sobre esgotamento, mas provavelmente está relacionada a um trabalho exaustivo que acabou de transpor.
6. Não há problema em verificar o perfil de alguém
No LinkedIn, a maioria das pessoas torna seus perfis públicos. Nas redes sociais, por questões de privacidade, muitas pessoas estão optando por tornar seus perfis privados.
Na maioria das redes sociais, olhar os perfis das pessoas costuma ser considerado espionagem. Por exemplo, se você está espreitando os perfis sociais do seu ex, somente para ver o que ele está fazendo, o comportamento é menosprezado. No entanto, no LinkedIn, você pode ver os perfis das pessoas, principalmente se quiser fazer uma conexão.
Você pode querer ver o que vocês têm em generalidade, ou se estudaram na mesma escola, ou se essa pessoa trabalha em uma empresa específica. É considerado normal olhar os perfis das pessoas no LinkedIn, e a maioria das pessoas (dependendo de suas configurações de privacidade) fica sabendo quando alguém as consulta.
7. É somente para tipos específicos de recomendações
Na maioria dos sites de mídia social, você recebe muitas recomendações. No Instagram, você pode obter sugestões de produtos e, no Facebook, recomendações de mercado. Seus contatos em sites sociais provavelmente também estão postando fotos de viagens deles mesmos e se gabando de suas viagens.
No LinkedIn, você não deveria postar fotos do que comeu no almoço e recomendar um restaurante. Também não é prática generalidade postar fotos de férias. O LinkedIn é uma plataforma onde você pode ajudar sua rede postando recomendações de empregos.
Também é considerado útil quando você endossa as pessoas por suas habilidades. Estribar alguém significa que você está recomendando-o a possíveis empregadores ou colaboradores. É uma revisão relacionada ao trabalho de uma vez que é colaborar com essa pessoa.
8. Seus grupos, comunidades e eventos são específicos do setor
Se você estiver procurando por grupos e comunidades em outras plataformas sociais, encontrará muitos deles. Existem grupos para quase tudo; de clubes do livro a amantes de chocolate, você tem muitas oportunidades de se conectar com pessoas que pensam uma vez que você.
A maioria das comunidades do LinkedIn são específicas do setor ou estão de alguma forma relacionadas ao trabalho. Há também muitos grupos onde você pode se conectar com ex-colegas de escola ou pessoas com quem você estudou na faculdade.
O LinkedIn também anuncia eventos. Ao contrário de outras plataformas sociais onde você pode ver as coisas acontecendo em sua superfície, uma vez que festivais gastronômicos e shows de música, os eventos do LinkedIn são centrados em negócios e indústrias. Você pode receber convites para conferências, workshops, feiras de candidatos a ofício e eventos de compartilhamento de habilidades.
9. Tem um limite de tamanho de rede
Embora você pense que uma plataforma que permite ter milhares de conexões é uma plataforma social típica, não é assim. Embora o incentive a se conectar com pessoas de todo o mundo, ele o aconselha a escolher sua rede com zelo. O site tem um limite de 30.000 conexões de primeiro proporção.
Sua página de ajuda afirma que você deve se conectar com pessoas em quem confia e conhece pessoalmente, mas pode seguir qualquer pessoa que publique teor interessante para você.
Enquanto isso, um site uma vez que o Twitter somente impõe limites à sua proporção de seguidores. Se um milhão de pessoas seguirem você, você pode tecnicamente seguir de volta um milhão de pessoas também.
O LinkedIn não é uma plataforma social típica
Se você chegou ao LinkedIn esperando encontrar outro site de rede social, é hora de encontrar outra plataforma. O site incentiva o networking profissional e seu objetivo principal é fornecer uma plataforma para assuntos relacionados ao trabalho. O LinkedIn não foi projetado para socializar de maneira privada, nem incentiva as pessoas a compartilhar demais sobre suas vidas diárias.