Às vezes, você pode ter muitos objetos no Blender. Isso pode atrapalhar seu fluxo de trabalho, mormente em projetos maiores com muitos objetos. Um recurso útil no Blender que é bastante útil é a capacidade de organizar e agrupar objetos.
Neste cláusula, dividiremos esse processo em etapas, além de reprofundar em algumas dicas para manter as coisas organizadas. Vamos estrear!
Selecione os objetos que você deseja agrupar
No Blender, uma coleção é um conjunto de objetos que você define porquê relacionados entre si. Ou seja, uma coleção é um grupo de objetos. As coleções ajudam a organizar e apender conjuntos de objetos. Isso não é o mesmo que mesclar objetos que é completamente dissemelhante.
Para levante tutorial, você precisa saber porquê velejar na viewport. Se você precisar de uma atualização, confira nosso guia sobre porquê movimentar a câmera e velejar na janela de visualização no Blender.
Vamos continuar. Depois de determinar quais objetos devem ser agrupados, agora vamos colocá-los em uma coleção. No exemplo aquém, agrupamos as diferentes partes do padrão do gato do robô em uma única coleção chamada Robot.
Adicione objetos à Viewport abrindo o Juntar cardápio. Você pode fazer isso pressionando Mudança + UMA e velejar e clicar nos objetos que deseja aditar.
Em seguida, agrupe os objetos seguindo estas etapas:
- Segure o Mudança chave.
- Clique com o botão esquerdo nos objetos escolhidos para selecioná-los.
Para simplesmente selecionar todos os objetos na cena, pressione o botão UMA chave. Você notará que todos os objetos selecionados estão destacados em laranja. Viu porquê existe uma coleção chamada Scene Collection encontrada no Outliner? Levante é o mais cimeira na jerarquia e não pode ser excluído porque contém todos os outros objetos e coleções.
Movimentar os objetos para uma coleção
Agora, vamos movê-los para uma coleção. Siga os passos aquém:
- Clique com o botão recta do mouse no Outliner e selecione Novidade coleção; diga Objetos.
- Com os objetos agora selecionados, abra o Contexto do objeto menu clicando com o botão recta.
- Selecionar Movimentar para a coleção > Coleção > Objetos.
Para gerar rapidamente uma novidade coleção, você pode simplesmente pressionar Ctrl + G. Outra maneira de fazer isso é clicar no botão Novidade coleção botão encontrado no esquina superior recta do Outliner. É muito pequeno e você pode perdê-lo, mas está lá, conforme mostrado na tomada de tela aquém.
Codifique sua coleção por cores
Todas as coleções são encontradas no delineador e podem ser expandidas ou retraídas clicando no pequeno flecha à esquerda do nome de cada coleção. Uma vez expandido, todos os objetos em uma coleção podem ser vistos. Você também pode codificar suas coleções por cores para melhor organização e perspicuidade.
Para codificar uma coleção por cores:
- Clique com o botão recta do mouse no nome da coleção de sua escolha. Isso abre o menu Coleção.
- Navegue e clique na tag de cor de sua escolha. Estes podem ser encontrados logo aquém da opção View Layer. Neste exemplo, escolhemos a tag de cor amarela.
- Você também pode usar a barra de pesquisa localizada na secção superior do Outliner procurando por qualquer coleção ou objeto encontrado no Outliner. O resultado, se corresponder, será realçado em virente.
Mudar a visibilidade de objetos e coleções
Além de pesquisar e codificar suas coleções por cores, você também pode modificar a visibilidade delas. Existem vários níveis de visibilidade no Blender, que podem ser alterados de três maneiras; Observe a caixa de seleção, o símbolo do olho e o símbolo da câmera ao lado de cada coleção?
Tanto a caixa de seleção quanto o símbolo do olho parecem ter um efeito semelhante nos objetos na viewport, mas são diferentes. Desativar a caixa de seleção torna os objetos dessa coleção invisíveis na categoria de exibição atual durante a renderização e elaboração. Desabilitar o ícone de olho torna os objetos invisíveis na viewport.
E o símbolo da câmera, quando desmarcado, desativa o objeto selecionado ou a coleção inteira durante a renderização, para que não sejam renderizados.
A Relação Pai-Fruto
Outra maneira de organizar objetos é por meio do relacionamento pai-filho entre eles. Em outras palavras, você seleciona um objeto para ser “pai” de vários outros objetos; estes são os seus “filhos”. Cada objeto pode ter unicamente um único pai.
Para tornar um objeto o pai de vários outros objetos, siga estas etapas:
- Selecione os objetos que deseja atribuir porquê filhos ao objeto pai.
- Em seguida, selecione o objeto que você deseja que seja o objeto pai. O objeto pai precisa ser selecionado por último, pois o Blender unicamente definirá o último objeto selecionado porquê pai. Você notará que o pai é realçado em laranja evidente enquanto os filhos são destacados em laranja escuro.
- Espancar Ctrl + P para terebrar o Definir pai para cardápio.
- Selecionar Objeto.
Uma vez concluído, isso será refletido no Outliner; o objeto pai terá seus filhos sob sua jerarquia.
Há uma diferença fundamental entre agrupar objetos em coleções versus formar relacionamentos pai-filho. Isso pode ser visto nos resultados de suas ferramentas Transform.
Ao transformar um objeto em uma coleção, isso não afetará outros objetos da coleção. Por outro lado, quando as transformações são feitas no objeto pai, isso irá fluir e afetar os objetos filhos também. E as transformações dos objetos filhos não afetarão seu pai.
Simplifique seu fluxo de trabalho agrupando objetos no Blender
Há muito que você pode fazer com o software livre e de código sincero, o Blender. Cá, mostramos porquê agrupar objetos em uma coleção, porquê codificar coleções por cores e porquê usar o campo de pesquisa no Outliner. Agora você também conhece os relacionamentos pai-filho que podem ser aplicados a objetos.
Dominar esses conceitos básicos melhorará seu fluxo de trabalho ao usar o Blender. Inicie o software, abra um projeto e acompanhe levante cláusula para obter rapidamente esses fundamentos.
Leia a seguir
Sobre o responsável