O Ubuntu vem com alguns utilitários gráficos para configurar dispositivos de rede, mas há alguns tópicos que os administradores de servidor precisam dominar mormente – e isso inclui saber uma vez que configurar dispositivos de rede a partir da traço de comando.
Para gerenciar sua rede Ubuntu Server a partir da traço de comando, é importante saber conceitos uma vez que interfaces Ethernet, endereçamento IP, ponte e solução de nomes. Cá está uma silabário.
Gerenciando Interfaces Ethernet
Uma interface de rede Ethernet é a placa de volta com uma porta Ethernet que permite que seu computador estabeleça uma conexão Ethernet. As interfaces Ethernet têm uma convenção de nomenclatura simples. A primeira interface Ethernet é normalmente eth0. Portanto vem eth1. Todas as interfaces adicionais serão classificadas assim.
Nomenclatura lógica em interfaces Ethernet
Para visualizar as interfaces Ethernet disponíveis, execute o ifconfig comando:
ifconfig -a | grep eth
eth0: flags=4098 mtu 1500
Com o lshw comando, você pode definir todas as interfaces de rede disponíveis em seu sistema. Aquém você verá um comando de exemplo. Levante exemplo de comando lshw exibirá informações de barramento, detalhes do driver e todos os seus recursos suportados uma vez que uma única interface Ethernet.
sudo lshw -class network
Você pode usar o registo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules para configurar os nomes lógicos para a interface. Para controlar qual interface obtém qual nome lógico, você precisará dos endereços MAC físicos das interfaces. Você pode encontrar a traço que corresponde ao endereço MAC físico e modificar NOME=ethA para o que você quiser. Reinicie seu sistema imediatamente depois.
Configurações para interfaces Ethernet
Com o ethtool programa, você pode visualizar configurações uma vez que negociação automática, modo duplex e velocidade da porta. Se o ethtool não estiver instalado na versão de distribuição que você está usando, você pode instalá-lo usando o seguinte comando:
sudo apt install ethtool
Depois a desenlace da instalação do ethtool, você pode ver uma saída de réplica sobre eth0:
sudo ethtool eth0
Você deve se lembrar de que as alterações feitas com o comando ethtool são temporárias. Se você deseja manter essas configurações, deve aditar o comando ethtool desejado a uma instrução de inicialização no /etc/network/interfaces Registo.
Por exemplo, você quer que a interface chamada eth0 ter uma velocidade de conexão de 500 MB/s rodando em modo duplex. Para configurar isso permanentemente, você pode editar o /etc/network/interfaces registo da seguinte forma:
A formato que você viu supra também funciona com outros métodos uma vez que DHCP, mesmo que seja uma interface de método estático.
O que é endereçamento IP?
Existem alguns comandos úteis para fazer configurações temporárias de rede no GNU/Linux. Comandos uma vez que IP, ifconfige rota irá ajudá-lo com essas configurações. Esses comandos são usados para configurar parâmetros que têm impacto súbito, mas não são permanentes. Essas configurações serão perdidas quando você reinicializar seu sistema.
Primeiro, você pode mourejar com o ifconfig comando. Por exemplo, imagine que você deseja configurar um endereço IP temporariamente. Basta modificar o endereço IP e a máscara de sub-rede para atender às suas necessidades de rede.
Se você deseja usar o rota comando para especificar o gateway padrão, use o seguinte comando uma vez que exemplo:
route add default gw 10.0.0.1 eth0
Para testar essa formato, execute o seguinte comando:
route -n
Às vezes, você precisa de DNS para formato de rede temporária. Para isso, você pode aditar os endereços IP do servidor DNS ao /etc/resolv.conf Registo. Configurar oriente registo diretamente pode ser uma preocupação. No entanto, esta é uma formato não permanente. Aquém está um exemplo relacionado disso em uso:
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4
Se você não precisar mais das configurações feitas, poderá usar o seguinte comando para liberá-las:
ip addr flush eth0
Limpar a formato de IP com o comando supra não se aplica ao /etc/resolv.conf Registo. Você precisa remover manualmente as informações contidas neste registo e reiniciar o sistema.
Atribuição de IP dinâmico
Para atribuição de endereço dinâmico, configure seu servidor Ubuntu para usar DHCP. Para fazer isso, você deve aditar o método DHCP à enunciação da família de endereços inet para a interface apropriada no /etc/network/interfaces Registo.
auto eth0
iface eth0 inet dhcp
Você também pode ativar manualmente a interface usando o ifup comando, que inicia a operação DHCP através dhclient.
sudo ifup eth0
o ifdown comando pode ser usado para desativar manualmente a interface. Levante comando inicia o procedimento de transmissão DHCP ao mesmo tempo que fecha a interface.
sudo ifdown eth0
Atribuição de IP estático
Você pode atualizar o /etc/network/interfaces registo novamente para configurar seu servidor Ubuntu com uma atribuição de endereço IP estático. Neste registo, você pode aditar seu método estático à família de endereços inet para a interface relevante. Assim uma vez que nas atribuições de IP dinâmico, você pode habilitar ou desabilitar manualmente a interface com o ifup e ifdown comandos.
Retorno
Você pode ter visto o ei enunciação quando você usou o ifconfig comando. A sentença lo cá é loopback e usa o endereço IP 127.0.0.1 por padrão.
ifconfig lo
A interface de loopback deve ser configurada involuntariamente por duas linhas no /etc/network/interfaces registo por padrão. Cá estão dois exemplos de linhas padrão:
auto lo
iface lo inet loopback
O que é solução de nomes?
A solução de nomes é o processo de conversão de endereços IP em nomes de host. No entanto, há algumas coisas que você precisa saber sobre DNS e registros de nomes de host estáticos para solução de nomes.
Porquê configurar o cliente DNS
o resolvconf framework é usado para monitorar essas mudanças e atualizar involuntariamente as configurações. Alterações manuais no /etc/resolv.conf registo tem um impacto no resolvconf. Para superar isso, utilize ganchos de cliente DHCP e /etc/network/interfaces.
/etc/resolv.conf -> ../run/resolvconf/resolv.conf
Adicione os endereços IP dos servidores de nomes disponíveis para formato ao /etc/network/interfaces Registo. Se sua rede tiver vários subdomínios para pesquisar, você também poderá usá-los. Seu registo pode permanecer assim:
iface eth0 inet static
address 192.168.2.2
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.2.1
dns-search test.com
Se você fizer ping no host com um servidor, as consultas para o FQDN (Nome de Domínio Totalmente Qualificado) serão baseadas na ordem do seu nome de domínio. Neste exemplo, eles são test.com, market.test.com e support.test.com, respectivamente.
O que são nomes de host estáticos?
Os nomes de host estáticos estão associados ao /etc/hosts Registo. As entradas no registo hosts têm precedência para DNS. Se o seu sistema estiver tentando resolver um nome de host, ele navegará pelo /etc/hosts Registo. Se encontrar alguma correspondência cá, não tentará procurá-la no DNS.
Cá está um exemplo de um registo hosts com FQDNs:
127.0.0.1 localhost
127.0.1.1 muo-server
10.0.0.11 server1 server1.test.com vpn
10.0.0.12 server2 server2.test.com mail
10.0.0.13 server3 server3.test.com www
Configurações NSS
o /etc/nsswitch.conf registo controla o NSS (Name Service Switch). Cá, a ordem em que seu sistema escolhe métodos para resolver nomes de host para endereços IP é controlada. Cá está um exemplo de /etc/nsswitch.conf:
hosts: files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] dns mdns4
- arquivos: Primeiro tente resolver nomes de host estáticos no registo hosts
- mdns4_minimal: Tente resolver usando Multicast DNS
- [NOTFOUND=return]: Se o resultado do Multicast DNS retornar uma resposta NOTFOUND, não tente continuar.
- dns: Consulta DNS unicast herdada
- mdns4: Consulta DNS multicast
Você pode modificar o anfitriões: string para o que você deseja modificar a ordem desses métodos.
hosts: files dns [NOTFOUND=return] mdns4_minimal mdns4
O que é ponte?
É muito profíquo discursar entre várias interfaces quando há vários cenários. Porquê exemplo, você pode considerar que deseja usar uma ponte em um sistema com uma única interface para permitir que as máquinas virtuais acessem a rede externa diretamente. O exemplo a seguir está relacionado a isso.
Primeiro, instale o ponte-utils pacote:
sudo apt install bridge-utils
Depois a instalação, abra o /etc/network/interfaces Registo:
Obviamente, você deve inserir os valores apropriados para sua interface física e rede. Portanto traga a ponte:
sudo ifup br0
Agora você tem uma novidade interface de ponte.
A rede no servidor Ubuntu é útil?
Os servidores Ubuntu geralmente estão disponíveis para alguém com conhecimento obrigatório de Linux. No entanto, o conhecimento obrigatório do Linux pode não ser suficiente, mormente no mundo de hoje, onde os problemas de segurança estão aumentando. No entanto, certamente faz sentido aproveitar o poder do Linux.
Mais importante ainda, os servidores Ubuntu funcionam em proeminente desempenho e simetria com quase todos os sistemas e todas as plataformas. Também é altamente comportável com produtos populares uma vez que Microsoft Hyper-V e VMware. Muitos sites multiusuários e jogos multijogador online usam servidores Ubuntu.