Seu software de escritório precisa fazer mais do que somente escoltar seus trabalhos escolares. Ele precisa vê-lo através de sua curso de pós-graduação, também. Se você usar uma avaliação gratuita uma vez que a versão estudantil do Microsoft Office, será desassociado quando se formar.
Quando isso acontece, você enfrenta uma escolha. Comece a aprender um novo software enquanto procura trabalho ou comece a remunerar uma assinatura ao mesmo tempo em que seus empréstimos estudantis são pagos. Não seria melhor se você pudesse continuar usando software familiar de perdão?
O LibreOffice é um software de escritório gratuito que atende a todas as necessidades de seus alunos. Confira cinco maneiras de usar o LibreOffice na escola.
Por que o LibreOffice é melhor que o Microsoft Office e o Google Workspace
O LibreOffice é uma das muitas alternativas gratuitas ao Microsoft Office. Porquê muitos programas do OpenOffice, ele se integra perfeitamente ao software premium. Assim, você pode usar arquivos projetados para o Microsoft Office sem problemas.
Ao contrário do Google Workspace, os programas do LibreOffice funcionam offline. E, ao contrário do Microsoft Office, você não terá que remunerar para continuar usando-os depois de se formar. O LibreOffice também é muito mais personalizável.
Também é a melhor escolha se você trabalha em um laptop ou tablet. O LibreOffice é versátil, mas usa menos poder de processamento que o Microsoft Office. Isso torna muito mais fácil para computadores menores de manusear.
Por essas razões, o LibreOffice é a melhor escolha de longo prazo para estudantes sérios.
Download: LibreOffice para Windows | macOS (gratuito)
1. Usando estilos de citação e referência no Writer
A maioria das escolas exige que você cite suas fontes com um estilo de referência acadêmica. Por exemplo, artigos científicos geralmente usam o estilo APA. Os jornais de arte usam o MLA e os estudantes de jornalismo usam o Chicago Manual of Style. Estudantes de medicina usam AMA e assim por diante.
Esses estilos têm regras de formatação rígidas. Você pode forrar muito tempo usando um protótipo. Portanto, em vez de definir o espaçamento e assim por diante, você pode simplesmente penetrar seu protótipo e encetar a grafar.
Um protótipo é somente um documento que já possui a formatação necessária aplicada. A maioria das escolas tem esse documento disponível em seus sites. Por exemplo, cá estão alguns modelos de APA da Universidade de Wisconsin Whitewater.
Sua escola provavelmente tem seus próprios modelos em seus estilos de citação preferidos. Para certificar-se de usar o formato correto, pergunte à livraria ou núcleo de redação de sua escola sobre modelos.
Agora vamos ver uma vez que usar citações e referências no LibreOffice Writer. A maneira mais fácil é instalar um gerenciador de referências, uma vez que o Zotero. Você vai precisar de um bom organizador de referência de qualquer maneira. É muito mais fácil do que rastrear todas as suas pesquisas manualmente.
Abra o Writer ao instalar o Zotero e ele adicionará o plug-in para o LibreOffice Writer. A primeira vez que você usar levante plug-in em um documento, ele solicitará que você selecione um estilo de citação.
Depois disso, clicar nos botões Inserir abre a barra de pesquisa do Zotero. Procure suas fontes por responsável, título ou qualquer outra secção e pressione Enter para inserir. Juntar sua bibliografia é ainda mais fácil. Basta concertar o Juntar/editar bibliografia botão, e o plugin Zotero irá compilá-lo.
Download: Zotero para Windows | macOS (gratuito)
2. Criando relatórios escritos em grupo no Writer
Ao colaborar com outras pessoas, é melhor ser patível com outro software. Portanto comece configurando o LibreOffice Writer para se comportar uma vez que o Microsoft Word. Dessa forma, você pode usar os arquivos do Office e seu próprio trabalho será onusto corretamente no software Office.
A maneira mais simples de mourejar com um relatório escrito em grupo é atribuir a todos uma seção. Com o LibreOffice Writer, você pode mesclar todas as seções concluídas em um documento.
O Writer permitirá que você isole as seções. Isso facilita a exportação de uma única peça com feedback. Você também pode exportar o documento combinado uma vez que qualquer formato de registo que seu professor desejar.
3. Tomando notas no Writer e Impress
O LibreOffice Writer também funciona muito muito uma vez que software de anotações. Para fazer anotações no Writer, comece com as configurações de AutoRecuperação.
Furar Ferramentas > Opções > Carregar/Salvar > Em universal e defina a frequência para um minuto. Portanto, certifique-se Sempre crie uma imitação de backup é selecionado. Assim você não perderá seu trabalho.
Você pode aditar links para recursos online ou esboçar ilustrações com as ferramentas em Inserir > Forma. Tente produzir um documento misturado que combine sua lição e notas de leitura sobre o mesmo tópico.
Se o seu professor usar slides, pergunte se você pode subtrair o registo do slide. Portanto, você pode usar o LibreOffice Impress para fazer anotações em cada slide com Visualizar > Notas. Você pode fazer anotações em PDFs com o Office Writer para leituras e pesquisas em lição.
4. Fazendo apresentações no Impress
O LibreOffice Impress tem muitas ferramentas para apresentações perfeitas. Por exemplo, ele suporta muitos atalhos de teclado que economizarão tempo durante a preparação.
Impress vem com vários modelos atraentes que você pode usar. Você pode até carregar modelos feitos para produtos da Microsoft. O Impress irá abri-los sem problemas.
Uma apresentação potente depende mais de gráficos do que de texto. O Impress é ótimo para produzir apresentações com gráficos em primeiro lugar. Use o LibreOffice Draw para produzir designs e ilustrações para seus conceitos. Você também pode importar tabelas e gráficos do LibreOffice Calc ou Math.
Você pode usar as configurações de tentativa do Impress para se preparar para a apresentação. Olhe sob Apresentação de slides > Tempos de tentativa. Isso ativa um modo de cronômetro que ajuda a prometer que você se juntura no tempo de apresentação permitido.
5. Fazendo cálculos em matemática
O LibreOffice Math é um software específico para praticar todos os níveis de matemática. Não tem paralelo no Microsoft Office. Ele permite que você insira e resolva qualquer tipo de equação, desde matemática básica até trigonometria avançada e além.
Depois de produzir uma equação, você pode inseri-la em outros programas do LibreOffice. Adicione-os aos seus ensaios no Writer ou às suas apresentações no Impress. Você também pode salvar fórmulas que usa com frequência.
É tão extenso que inclui até algumas ferramentas pré-fabricadas. Você encontrará fórmulas comuns, uma vez que o teorema de Pitágoras, incluídas para você. Encontre-os sob o Exemplos seção da barra lateral.
Graduar-se com o software Office que você pode manter
Ao usar o LibreOffice na escola, você se forma com um conjunto de ferramentas versáteis que você pode manter para sempre. Você não precisará aditar custos de assinatura caros à sua dívida estudantil. Outrossim, você ainda poderá se integrar ao software premium sempre que quiser.
Por essas e outras razões, o LibreOffice é um dos programas essenciais para os estudantes.
Leia a seguir
Sobre o responsável