Aplicativos de planilhas, porquê o Planilhas Google, costumam ser usados para organizar e simbolizar dados, mas também são ferramentas poderosas para fabricar listas personalizadas e até aplicativos. Com o Planilhas Google, você pode fabricar uma lista de tarefas altamente personalizável de uma maneira que satisfaça completamente suas necessidades a partir dessa lista.
O Planilhas Google já tem um protótipo de lista de tarefas que você pode usar, mas se essa lista não for o que você está procurando, você também pode fabricar uma lista de tarefas no Planilhas Google do zero. Leia mais para desenredar porquê!
O protótipo de lista de tarefas do Planilhas Google
Porquê mencionado anteriormente, o Planilhas Google já possui um protótipo de lista de tarefas incorporado. Se você estiver procurando por uma lista universal e quiser principiar rapidamente, usar o protótipo pode ser uma boa teoria.
- Abra o Planilhas Google.
- Na página inicial, em Iniciar uma novidade planilhaselecione Lista de serviços.
O Planilhas Google agora abrirá uma lista de tarefas para você. A lista já está configurada. Tudo o que você precisa fazer é somar suas tarefas e datas e principiar a marcá-las!
Porquê fabricar sua lista de tarefas personalizadas no Planilhas Google
Se o protótipo de lista de tarefas do Google Sheet não atender às suas necessidades, ou se você for um profissional de planilhas demais para se contentar com modelos, também poderá fabricar sua própria lista de tarefas do zero.
Para fabricar uma lista de tarefas, primeiro vamos fabricar a estrutura universal da lista. Em seguida, adicionaremos uma lista suspensa para instituir o status de cada tarefa. Por término, criaremos um filtro para qualificar as tarefas, enregelar os cabeçalhos e ocultar as colunas extras. Com esse caminho em mente, vamos fabricar uma lista de tarefas no Planilhas Google.
Lanço 1. Criando a Estrutura Universal
A estrutura universal da lista de tarefas depende inteiramente do que você está tentando obter da lista. Neste exemplo, vamos somar Número, Data, Tarefa e Status.
Esta lanço é simples, pois você só precisa digitar os títulos na primeira traço de cada pilastra. Para melhor legibilidade, tanto para você quanto para o Planilhas Google, é melhor definir a formatação da pilastra Data porquê Data.
- Selecione os Encontro pilastra. Isso é pilastra B neste exemplo.
- Exclua a primeira célula da seleção segurando Ctrl e clicando nele.
- Vou ao Formato cardápio.
- Vamos para Número e depois selecione Encontro.
Lanço 2. Criando uma lista suspensa de status
Depois de somar seus títulos, é hora de fabricar uma lista suspensa para a pilastra Status. Para fabricar uma lista suspensa no Planilhas Google, precisamos utilizar a instrumento de validação de dados.
- Selecione a primeira célula sob o Status cabeçalho.
- Vou ao Dados menu e, em seguida, selecione Data de validade.
- Definir Critério para Lista de itens.
- Na caixa de texto ao lado, insira a lista de itens. Neste exemplo, vamos somar não foi iniciado, Em curso, Completo.
- Clique Salvar.
Agora, você tem uma lista suspensa na primeira célula. Se você quiser somar isso às células inferior, basta pegar a alça de preenchimento automático e arrastá-la para as outras células inferior.
Lanço 3. Adicionando formatação condicional
A codificação por cores da sua lista de tarefas pode facilitar a leitura e ter uma noção instantânea do seu desempenho. Com a ajuda da formatação condicional, você pode definir a cor de cada tarefa para mudar com base em seu status.
Por exemplo, podemos tornar as tarefas Não iniciadas, Em curso e Concluídas vermelhas, amarelas e verdes, respectivamente.
- Vou ao Formato menu e selecione Formatação condicional. Isso abrirá o quadro de formato condicional à direita.
- Insira todo o pausa, excluindo os cabeçalhos, em Infligir ao pausa. Isso pode ser um tanto porquê A2:D20. Você sempre pode atualizar isso sempre que suas tarefas ultrapassarem o pausa.
- Mudar Formate as células se para Fórmula personalizada.
- Para a fórmula, insira o script inferior:
=$D2="Not Started"
Porquê esta é uma referência relativa e não uma referência absoluta porquê no Excel, a fórmula será ajustada para cada traço de convénio.
- Altere o estilo de formatação ao seu paladar. Vamos de vermelho.
Agora, é hora de fabricar regras para os status Em curso e Concluído. O processo é o mesmo, com um ajuste na fórmula e no estilo de formatação. Clique Aditar outra regra e altere a fórmula e o estilo.
A fórmula para Em curso vai ser:
=$D2="In Progress"
e para Completo:
=$D2="Complete"
Quando tudo estiver definido, clique em Concluído. Agora, se você mudar o status de cada tarefa, a cor mudará de convénio.
Lanço 4. Criando um filtro
Gerar um filtro para sua lista adiciona o recurso útil de qualificar a lista inteira com base em uma pilastra. Por exemplo, você pode qualificar a lista por data, número, status e muito mais a qualquer momento.
- Selecione a primeira traço. Esta é a traço que contém os cabeçalhos.
- Na seção direita da barra de ferramentas, selecione o símbolo de funil rotulado Gerar um filtro.
É isso! Um ícone aparecerá ao lado dos cabeçalhos. Depois de clicar neles, você pode qualificar a tábua de convénio com sua preferência.
Lanço 5. Ocultar as colunas extras
Porquê você não estará lidando com colunas além daquelas relacionadas à lista, é melhor ocultá-las para dar uma fisionomia melhor à lista.
- Selecione a primeira pilastra que você deseja ocultar. Essa será a pilastra E neste exemplo.
- Role para a direita até a pilastra Z.
- Aguarde Mudança no seu teclado e clique na pilastra Z. As colunas E a Z devem ser destacadas agora.
- Clique com o botão recta do mouse em uma pilastra.
- Selecionar Ocultar colunas EZ.
Sua lista deve permanecer muito melhor agora!
Finalmente, é hora de enregelar os cabeçalhos para que você não os perda depois de rolar para insignificante. Depois de enregelar os cabeçalhos, eles permanecerão no lugar, não importa o quão longe você role.
- Selecione a traço de cabeçalhos. Isso é A1:D1 neste exemplo.
- Vou ao Visão cardápio.
- Vamos para Gelar e depois selecione 1 traço.
Tente rolar para insignificante em sua lista agora. Você notará que os cabeçalhos permanecem fixos para que você sempre saiba o que está vendo.
Faça as coisas com o Planilhas Google
O Planilhas Google já foi um grande impulso para a produtividade ao facilitar os cálculos e a coleta de dados, mas agora você pode usar o Planilhas Google para melhorar outros aspectos do seu dia a dia.
Existem centenas de aplicativos de lista de tarefas por aí, mas nenhum pode ser tão bom quanto um que você mesmo criou. Agora que você sabe porquê fabricar sua própria lista de tarefas no Planilhas Google, é hora de continuar e realizar suas tarefas!