A maneira mais segura de guiar é manter os olhos incessantemente na estrada e guiar com zelo. No entanto, com a tecnologia abrindo rapidamente novas portas, agora existem recursos de assistência ao motorista nos carros que podem tornar seu passeio mais seguro e tirar um pouco do peso de seus ombros.
Esses recursos funcionam com base na correção de seus deslizes. Um grande problema que os motoristas cometem é não frear quando há um tropeço em seu caminho. É aí que entra a frenagem automática de emergência ou AEB.
Logo, o que é AEB e porquê funciona?
O que é frenagem automática de emergência?
AEB ou sistema de frenagem automática de emergência é um recurso ativo de segurança e assistência ao motorista. Esse recurso foi introduzido pela Volvo em 2008 e serve para evitar colisões e colisões ativando involuntariamente os freios.
Esse sistema recebe e monitora incessantemente informações do envolvente, porquê intervalo de outros veículos, velocidade deles e sua velocidade.
Se o sistema AEB detectar a paragem repentina de um veículo à sua frente ou realmente qualquer coisa que possa originar uma colisão, ele primeiro lhe dará um aviso. Se você ainda se recusar a pisar no freio, a AEB irá intervir e parar o coche para evitar uma provável colisão ou reduzir o impacto de uma colisão inevitável.
Porquê funciona o sistema de frenagem automática de emergência?
A maioria dos carros novos já vem equipada com sensores porquê radares. Esses radares são usados em outros recursos de assistência ao motorista, porquê controle de cruzeiro ativo ou ACC. A AEB pode usar esses radares e outros sensores, porquê lidars e câmeras, para obter uma boa imagem e cômputo do envolvente e dos objetos circundantes.
A AEB também tem chegada às informações do seu coche através da ECU ou da unidade de controle eletrônico. Tomando a velocidade do seu coche e calculando a intervalo até um objeto à sua frente, o AEB pode calcular e prescrever se sua velocidade atual tem potencial para originar uma colisão.
Se o AEB detectar uma provável colisão, o AEB verificará os sistemas de frenagem. Se você já acionou os freios e está desacelerando o suficiente para evitar a colisão, o AEB não intervirá. No entanto, se você não pisou no freio apesar do tropeço que se aproxima ou não colocou força suficiente nos freios, o AEB assumirá o controle e freará com força suficiente para evitar a colisão.
Os sistemas AEB podem detectar veículos e grandes obstáculos. No entanto, modelos mais avançados podem até detectar veículos de duas rodas e pedestres.
Alguns carros levam o AEB para o próximo nível e vêm equipados com frenagem automática reversa. A frenagem automática reversa funciona da mesma forma que o AEB, mas foi projetada para evitar colisões em baixa velocidade, principalmente colisões de estacionamento onde você bate no coche de outra pessoa.
A frenagem automática reversa recebe informações dos radares e câmeras traseiras para observar e monitorar a traseira do coche. Se um pedestre entrar enquanto você está empinando, ou se você se aproximar demais do coche de outra pessoa, o sistema de frenagem automática reversa será acionado e o salvará de uma colisão.
O sistema de frenagem automática de emergência é confiável?
Institutos porquê o Euro NCAP estão incessantemente pressionando para que o AEB se torne um requisito para carros novos. Isso já aconteceu com o ABS no pretérito. Os sistemas de freio antibloqueio foram inicialmente introduzidos porquê um inferior extra nos carros, mas depois se tornaram um requisito em todos os carros de produção.
Apesar da crescente reputação da AEB, é importante observar que, embora esses sistemas sejam testados em ambientes que simulam cenários da vida real e tenham demonstrado subida precisão, eles ainda são propensos a falhas. Sensores porquê lidars e câmeras perdem a precisão com mau tempo e, se o sistema AEB do coche depender desses sensores, ele também falhará.
Esta é uma desvantagem contraditória, pois os freios de emergência automáticos seriam mais úteis em condições climáticas ruins que reduzem sua visão, porquê neblina e tempestades de neve. No entanto, as chances de eles falharem nessas condições são maiores.
Sistemas AEB menos desenvolvidos também tendem a se tornar hiperativos no trânsito da cidade. Um exemplo é quando você está dirigindo para um sinal vermelho onde outros veículos pararam. Há uma chance de que o AEB possa ver sua abordagem aos veículos parados porquê uma prenúncio e acionar os freios a fundo.
Os sistemas de freio automático revirado também podem ser muito incômodos se não forem devidamente calibrados. O sistema pode permanecer muito sensível e parar totalmente o coche, mesmo que você tenha espaço mais do que suficiente para estacionar o coche.
Vale a pena comprar um coche com freios de emergência automáticos?
AEB é um recurso valioso e avançado para ter em seu coche. O AEB requer várias peças e sensores para funcionar, mas o bom é que nenhum desses sensores é restrito do AEB.
Um coche com AEB provavelmente também terá controle de cruzeiro ativo ou até câmeras de 360 graus. O AEB usa os mesmos sensores que esses recursos (radares, lidars, câmeras, etc.), portanto, não requer peças exclusivas para si.
AEB pode parecer alguma coisa supérfluo e um dispêndio extra, mas é definitivamente muito mais barato que um acidente de coche. De conformidade com a pesquisa do Euro NCAP [PDF], o AEB pode reduzir em 31% as colisões traseiras reais e salvar muitas vidas nos próximos anos.
Freios de emergência automáticos podem salvar vidas e verba
O AEB já foi restringido a carros de luxo de subida qualidade, mas agora está disponível em muitos carros porquê um recurso padrão. AEB não é perfeito. Às vezes, pode agir quando não é necessário ou não agir quando necessário. Independentemente disso, o AEB reduz muito as chances de um acidente ou colisão traseira e pode salvar muitas vidas.
Embora ainda seja um recurso opcional, o AEB pode se tornar um requisito para novos carros de produção. Por exemplo, o governo australiano anunciou que exigirá que todos os carros novos tenham AEB a partir de 2023.
Leia a seguir
Sobre o responsável