Embora frequentemente usados em financiamentos, os gráficos em cascata são menos conhecidos entre a grande variedade de tipos de gráficos no Planilhas Google. Apesar de sua semelhança com um gráfico de colunas, o gráfico em cascata tem um uso totalmente dissemelhante.
Gráficos fazem sentido quando usados corretamente. Você não pode usar nenhum gráfico para qualquer mostra, e o gráfico em cascata não é exceção cá. Portanto, antes de passar a usá-lo, você deve primeiro saber o que é exatamente um gráfico em cascata e onde ele é usado. Continue lendo para desvendar uma vez que e quando usar gráficos em cascata no Planilhas Google.
O que é um gráfico de cascata no Planilhas Google?
Um gráfico em cascata é um gráfico que representa dados uma vez que retângulos em uma grade. Os retângulos são proporcionais aos valores que representam em tamanho, portanto, um retângulo mais longo indica um valor maior. Até agora, tudo isso é semelhante ao gráfico de colunas no Planilhas Google, mas há grandes diferenças entre os dois tipos de gráfico.
Os gráficos de cascata começam com um valor inicial posicionado no início da grade. As mudanças que o valor inicial sofre (soma e subtração) são representadas com mais retângulos. Por padrão, os retângulos vermelho e azul representam valores negativos e positivos, respectivamente.
Uma vez que o valor inicial tenha sofrido todas as alterações em seu valor, o valor final é mostrado no final da grade. O valor final também é espargido uma vez que subtotal.
Os gráficos em cascata permitem que você veja o quanto uma mudança específica afetou o valor inicial e visualize melhor o desenvolvimento do valor em vários eventos.
Porquê gerar um gráfico de cascata no Planilhas Google
Assim uma vez que o Excel, os gráficos em cascata são integrados ao Planilhas Google por padrão. Aliás, você precisa fazer ainda menos em verificação com a geração de um gráfico em cascata no Excel. O Planilhas Google altera maquinalmente o tipo de gráfico para um gráfico em cascata analisando seus dados.
Neste exemplo, temos os custos e lucros brutos que um projeto de startup sofreu em seu primeiro ano. O objetivo é gerar um gráfico em cascata para visualizar essa tábua de dados.
- Selecione sua tábua de dados. Isso é células A1 para B7 em nosso exemplo.
- Vou ao Inserir menu e, em seguida, selecione Gráfico. O Planilhas Google provavelmente criará um gráfico em cascata para seus dados. Se o seu gráfico não for um gráfico em cascata, você mesmo poderá modificar o tipo de gráfico.
- Clique duas vezes no gráfico. Isso vai trazer à tona Editor de gráficos a direita.
- No Configurar guia, altere o Tipo de Gráfico para Gráfico de cascata.
Agora você tem um gráfico em cascata, mas esse gráfico ainda não está pronto. Se você observar mais de perto, perceberá que o subtotal e o saldo final são definidos uma vez que dois valores diferentes. Desta forma, o saldo final é representado uma vez que um acréscimo, ao invés do valor final. Vamos consertar isso.
- Clique duas vezes no gráfico para furar o Editor de gráficos.
- Vou ao Customizar guia no editor de gráficos.
- Recolher o Series categoria.
- Role para reles e desmarque Aditar subtotal posteriormente o último valor da série. Isso removerá a série do subtotal. Agora é hora de tornar o saldo final o subtotal.
- Clique em Aditar novo subtotal.
- Debaixo Índice da pilastra selecione a série que você deseja simbolizar uma vez que o subtotal. Neste exemplo, vamos selecionar Balanço final.
- Mudar o Tipo de subtotal para Substituindo. Dessa forma, o novo subtotal substituirá o anterior e você não terá dois subtotais em seu gráfico.
Agora você tem um gráfico de cascata adequado. Você pode olhar para os retângulos vermelho e azul para ver o que aconteceu com o valor inicial. O lado superior dos retângulos azuis e o lado subalterno dos retângulos vermelhos representam o valor nesse ponto no eixo X.
Você também pode optar por marcar o primeiro valor uma vez que outro subtotal. Dessa forma, ele será representado uma vez que o primeiro valor em cinza, e não uma soma a zero em azul.
Visualize seus dados com um gráfico em cascata
Alguns gráficos uma vez que o gráfico em cascata raramente são usados, não porque não precisamos deles, mas porque não sabemos quando precisamos deles. O gráfico em cascata é uma óptimo utensílio para ilustrar as mudanças que um valor sofreu e o subtotal final que as mudanças levaram.
Embora o gráfico em cascata seja frequentemente utilizado em finanças, isso não significa que você não possa ser criativo e usá-lo em outros cenários. Você pode melhorar ainda mais o uso de gráficos no Planilhas Google aprendendo sobre os diferentes tipos de gráficos.