Se você precisa de um sistema operacional personalizável ou de um envolvente melhor para desenvolvimento de software, você pode obtê-lo com inicialização dupla do Linux no seu Mac. O Linux é incrivelmente versátil (é usado para executar tudo, desde smartphones a supercomputadores), e você pode instalá-lo no seu MacBook Pro, iMac ou até mesmo no seu Mac mini.
A soma do Boot Camp ao macOS pela Apple facilitou a inicialização dupla do Windows, mas a instalação do Linux é outra questão. Siga as etapas inferior para saber uma vez que fazer isso.
Por que instalar o Linux em um Mac ou MacBook Pro?
Seu Mac oferece óptimo desempenho, óptimo duração da bateria e longa duração. O hardware em um Mac é difícil de igualar, o que o torna uma máquina incrivelmente poderosa para rodar Linux.
Ou por outra, o Linux dá vida a Macs antigos que não são mais elegíveis para atualizações do macOS. Em vez de deixar seu vetusto MacBook Pro se transformar em um peso de papel dispendioso, instale a versão mais recente do Linux e mantenha-o funcionando nos próximos anos.
Ubuntu é nossa distribuição Linux de escolha
Existem muitas versões diferentes do Linux disponíveis, mas para os propósitos deste tutorial, sugerimos instalar o Ubuntu no seu Mac. Ubuntu é a distribuição Linux mais popular, o que significa que existem muitas comunidades de suporte ativo disponíveis se você precisar de ajuda.
Para inicialização dupla ou não para inicialização dupla
Com um sistema de inicialização dupla, o macOS e o Linux são instalados no seu Mac. Segure Opção enquanto seu computador inicializa para escolher qual sistema operacional usar. A principal diferença entre um sistema de inicialização dupla e uma máquina virtual é que você só pode usar um sistema operacional por vez durante a inicialização dupla, mas obtém um desempenho melhor.
Se você não planeja usar o macOS novamente, convém substituí-lo completamente pelo Linux. Dessa forma, nenhum do seu armazenamento é usado pelos arquivos do sistema.
No entanto, se você mudar de teoria, será difícil e demorado restaurar o macOS novamente no horizonte. Isso é principalmente verdadeiro porque o Linux grava na partição de recuperação do macOS.
Por esse motivo, recomendamos a inicialização dupla do Linux no seu Mac. Se você tem certeza de que não quer fazer isso, pule o Partição passo nas instruções inferior.
Executando Linux em um Apple Silicon Mac
Apesar do que dissemos supra, a inicialização dupla do Linux não é atualmente verosímil se o seu Mac usar um chip de silício da Apple, seja um M1, M1 Pro ou M1 Max. Em vez disso, a única opção real para executar o Linux em um Mac de silício da Apple é usar uma máquina virtual uma vez que Parallels ou UTM.
Para todos os outros, explicaremos inferior uma vez que fazer a inicialização dupla do Linux em Macs baseados em Intel.
Lanço 1: prepare seu Mac para instalar o Linux
Para instalar o Linux no seu Mac, você precisa de uma unidade flash USB com pelo menos 2 GB de armazenamento. Você apagará a unidade flash em uma lanço futura para colocar um instalador do Ubuntu nela, portanto, certifique-se de fazer backup de todos os arquivos importantes primeiro.
Use um adaptador Ethernet para conectar seu Mac à Internet. Isso é importante, porque seu Wi-Fi pode não funcionar no Ubuntu sem drivers de terceiros. Da mesma forma, os usuários do iMac devem ter um teclado ou mouse USB, caso o Bluetooth não funcione.
Se você planeja fazer dual boot no seu Mac com Linux, você também precisa se corrobar de que tem armazenamento livre suficiente. Abra o maçã cardápio e vá para Sobre leste Mac > Armazenamento para verificar se você tem pelo menos 25 GB livres (mas de preferência mais).
Por termo, faça um backup do seu Mac. Você não deve perder nenhum oferecido instalando o Linux em uma partição de inicialização dupla. No entanto, se um tanto der inverídico, talvez seja necessário extinguir todo o Mac para corrigi-lo.
Se você planeja substituir o macOS pelo Linux, em vez de fabricar um sistema de inicialização dupla, use o Carbon Copy Cloner para fazer backup da partição de recuperação do macOS. Isso torna muito mais fácil virar para o macOS novamente no horizonte.
Lanço 2: crie uma partição no seu Mac Drive
Para um sistema de inicialização dupla (que recomendamos fortemente), você precisa fabricar uma partição Linux no disco rígido do seu Mac. Se você não quiser fabricar um sistema de inicialização dupla, pule para a próxima lanço.
Na verdade, para dual boot Linux em um Mac, você precisa de duas partições extras: uma para Linux e uma segunda para espaço de troca. A partição swap deve ser tão grande quanto a quantidade de RAM do seu Mac. Verifique isso acessando Apple > Sobre leste Mac.
Use o Utilitário de Disco para fabricar novas partições no seu Mac:
- Cândido Utilitário de Disco da pasta Utilitários em seus Aplicativos ou procure-o via Spotlight.
- No esquina superior esquerdo, selecione Visualizar > Mostrar todos os dispositivos.
- Selecione a unidade de nível mais sobranceiro para o disco rígido do Mac e clique em Partição.
- Use o Mais botão para fabricar uma novidade partição. Diga UBUNTU e defina o formato para MS-DOS (FAT32). Dê a ele tanto espaço quanto você deseja usar para Linux.
- Clique Utilizar para fabricar a partição.
- Repita as etapas supra para fabricar outra partição. Nomeie esta partição TROCA e defina o formato para MS-DOS (FAT) novamente. Faça com que o tamanho corresponda à quantidade de RAM do seu Mac. Isso pode ser um tanto uma vez que 4 GB, 8 GB ou mais.
- Clique Utilizar para fabricar a partição.
Se você não conseguir fabricar novas partições, pode ser porque o FileVault está criptografando seu disco rígido. Vamos para Preferências do sistema > Segurança e privacidade > FileVault para desligá-lo.
Instale o rEFInd para melhores opções de inicialização
O gerenciador de inicialização padrão do seu Mac nem sempre funciona com o Ubuntu. Isso significa que você precisa instalar um gerenciador de inicialização de terceiros, que permitirá que você escolha facilmente entre o macOS ou o Linux ao iniciar o computador.
Assim, seu próximo passo é subtrair o rEFInd, que é o gerenciador de inicialização que recomendamos. Para instalar o rEFInd, você precisa desabilitar temporariamente a Proteção de Integridade do Sistema. Esse é um recurso de segurança importante para o macOS, portanto, habilite-o novamente depois.
Para instalar o gerenciador de inicialização rEFInd:
- Com SIP desabilitado, abra terminal da pasta Utilitários em Aplicativos (ou procure-o usando o Spotlight).
- Cândido Localizador em uma janela separada e navegue até o rEFInd download.
- Compelir o reencontrar-instalar registo em sua janela do Terminal e pressione Entrar.
- Quando solicitado, digite sua senha de gestor e pressione Entrar novamente.
- Em seguida a instalação, lembre-se de habilitar o SIP novamente.
Na próxima vez que você reiniciar o Mac, o menu rEFInd deve nascer maquinalmente. Se não, segure Opção durante a inicialização para carregar seu gerenciador de inicialização.
Lanço 3: fabricar um instalador USB do Ubuntu
Baixe a versão mais recente do Ubuntu uma vez que uma imagem de disco do site do Ubuntu. Você precisa usar um aplicativo de terceiros para fabricar um instalador USB a partir da imagem de disco do Ubuntu. Um dos aplicativos mais simples para isso é o balenaEtcher, mas você pode usar o que quiser.
Para fabricar um instalador USB do Ubuntu com balenaEtcher:
- Cândido balenaEtcher e clique Selecione a imagem.
- Navegue até a imagem de disco do Ubuntu que você baixou e clique em Cândido.
- Insira sua unidade flash USB e o balenaEtcher deve selecioná-la maquinalmente. Se não, clique Selecionar branco ou Mudar para selecionar a unidade flash você mesmo.
- Certifique-se de que a unidade correta esteja selecionada, pois a próxima lanço a apaga.
- Clique Momentâneo e digite sua senha de gestor para extinguir a unidade flash USB e fabricar um instalador USB do Ubuntu.
- Quando terminar, o macOS solicitará que você Ejetar o pendrive.
Lanço 4: inicialize o Ubuntu a partir do seu instalador USB
Reinicie o seu Mac enquanto segura Opção e reinsira a unidade flash USB diretamente em seu computador. Quando o carregador de inicialização nascer, use as teclas de seta para selecionar o Inicializar EFI opção e toque Entrar.
Uma tela de carregamento do Ubuntu aparece, seguida pela superfície de trabalho do Ubuntu.
Use esta oportunidade para testar o Ubuntu no seu Mac. Lembre-se de que, uma vez que está sendo executado a partir de sua unidade flash USB, pode ser lento. Porquê o Ubuntu não pode usar o Wi-Fi do seu Mac por padrão, use um adaptador Ethernet para se conectar à Internet.
Desative a inicialização segura em Macs com o chip de segurança T2
Em 2018, a Apple introduziu o chip de segurança T2 para novos Macs. Esse progresso pode impedi-lo de inicializar outros sistemas operacionais em sua máquina. Se você tiver qualquer problema de inicialização, siga as instruções da Apple para desativar o chip T2.
Passo 5: Instale o Ubuntu no seu Mac
Quando estiver pronto, clique duas vezes no Instalar o Ubuntu item na superfície de trabalho.
Siga as instruções na tela para escolher o linguagem e o layout do teclado. Escolha um Instalação normal e selecione a opção Instalar software de terceiros. Você precisa conectar seu Mac à internet usando um cabo Ethernet para instalar leste software, o que faz com que funções uma vez que Wi-Fi e Bluetooth funcionem. Logo clique Continuar.
Se solicitado, opte por manter suas partições montadas.
Opção 1: Dual Boot Ubuntu com macOS
De Tipo de instalação tela, selecione Um pouco mais e clique Continuar.
Na próxima tela, você precisa identificar e selecionar o UBUNTU partição que você criou. Infelizmente, não há nomes de partição reconhecíveis, portanto procure um dispositivo com gordura32 no nome que corresponde ao tamanho da partição, medido em MB.
Clique duas vezes para selecioná-lo e escolha Use uma vez que: sistema de arquivos de quotidiano Ext4. Colocou o ponto de montagem para / e marque a caixa para Formate a partição. Clique OK. No alerta pop-up, clique em Continuar para gravar alterações anteriores no disco.
Agora identifique sua partição SWAP, que também deve ter gordura32 no nome. Clique duas vezes nele e escolha Use uma vez que: superfície de trocaportanto clique OK.
Abra o Dispositivo para instalação do carregador de inicialização menu suspenso e selecione sua partição UBUNTU novamente. O nome deve corresponder ao que você selecionou na tábua supra.
Reserve um momento para prometer que você selecionou as partições corretas e clique em instale agora. Clique Continuar no alerta pop-up para confirmar que você deseja gravar as alterações nesses discos.
Por termo, siga as instruções na tela para escolher seu fuso horário e fabricar uma conta de usuário e aguarde a desenlace da instalação.
Opção 2: substituir o macOS pelo Ubuntu
De Tipo de instalação tela, selecione Apague o disco e instale o Ubuntu.
Esteja avisado: isso apaga tudo do seu Mac, incluindo o sistema operacional e a partição de recuperação!
Quando estiver pronto, clique instale agora e selecione seu disco rígido.
Siga as instruções na tela para definir o fuso horário correto e fabricar uma conta de usuário, depois aguarde a desenlace da instalação.
Torne o uso do Linux no Mac ainda mais fácil
Parabéns! Você instalou com sucesso o Linux no seu MacBook Pro, iMac ou Mac mini! Se você escolheu dual boot Linux no seu Mac, segure Opção durante a inicialização para escolher entre macOS e Ubuntu.
Em seguida, dê uma olhada em algumas dicas para facilitar a mudança do macOS para o Linux. Ao juntar alguns recursos familiares do macOS ao Ubuntu, você aproveitará ao sumo o Linux no seu Mac rapidamente!
Leia a seguir
Sobre o responsável