Os mitos encobrem as distribuições Linux e muitas vezes impedem as pessoas de transmigrar do Windows e do Mac. Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram, incentivando as pessoas a dar um salto de fé e permitindo que os usuários vejam o que está em oferta.
Um dos mitos comuns do Linux gira em torno de downloads e instalações de software em distribuições baseadas em Arch. A instalação de software tornou-se mais fácil, pois muitas opções evoluíram, tornando o download de software muito fácil.
Se você estiver usando o Manjaro Linux, cá estão seis maneiras fáceis de instalar e remover aplicativos.
Porquê instalar software no Manjaro Linux
Para encetar, Manjaro é uma distribuição baseada em Arch com muitos elementos familiares de sua distribuição base.
Algumas opções para gerenciamento de pacotes no Manjaro incluem:
- Pacman
- AUR
- Pamac
- Snap Store
- Flatpak
- Polvo
1. Baixando o software usando o Pacman
Pacman é o gerenciador de pacotes de traço de comando comumente encontrado em distribuições baseadas em Arch. Para instalar qualquer software usando o Pacman, você pode usar o seguinte comando:
sudo pacman -S packagename
Para instalar um pacote, substitua o termo nome do pacote com o software necessário. Prelo Digitar e insira a senha de root para continuar.
Por exemplo, se você deseja instalar o navegador Tor usando o Pacman, você pode usar o seguinte comando:
sudo pacman -S tor
2. Instalando aplicativos usando Pamac
O Pamac é provavelmente a maneira mais simples de instalar aplicativos no Manjaro, pois oferece uma interface fácil de velejar para procurar o aplicativo desejado e instalá-lo em algumas etapas fáceis.
Você pode visualizar novos aplicativos, muito uma vez que os instalados em seu sistema, juntamente com quaisquer atualizações que possam estar disponíveis.
Procurar por Somar/Remover Software no menu de aplicativos para iniciar o Pamac. Ao perfurar, procure o nome de um aplicativo, selecione o resultado correspondente e clique em Empregar.
Alternativamente, você pode até pesquisar por categorias, grupos e repositórios (uma vez que AUR, Snap e Flatpak), disponíveis na barra lateral esquerda.
3. Instalando pacotes no Manjaro a partir do AUR
As distribuições baseadas em Arch contêm vários repositórios: o primeiro é uma coleção de vários repositórios oficiais, consistindo em todo o software necessário para a realização do seu sistema. O outro repositório é o Arch User Repository, ou AUR, que consiste em todos os pacotes gerenciados pela comunidade.
Apesar de ser uma distribuição baseada em Arch, você não recebe suporte AUR pré-instalado no Manjaro. Você precisa habilitar o AUR manualmente, antes de usá-lo para instalar qualquer aplicativo.
Para habilitar o AUR no Manjaro, inicie o Pamac e clique nos três pontos verticais no esquina superior recta. Clique em Preferências e digite sua senha, quando solicitado.
Navegue até o Terceiro aba. Na seção AUR, ative o Ativar suporte AUR intervalar. Deixe o sistema atualizar maquinalmente para que as alterações sejam incorporadas.
O layout da janela do Pamac para desktops KDE/XFCE é dissemelhante. Você precisa usar a opção de hambúrguer para perfurar a janela Preferências.
Para usar a GUI do AUR, você pode procurar o pacaur pacote em Pamac. Uma vez instalado, uma novidade guia AUR será adicionada ao lado esquerdo da janela, que lista todos os pacotes AUR disponíveis para download.
Aqueles que desejam decrescer pacotes AUR a partir da traço de comando podem aprender a usar o Yay, um gerenciador de pacotes desenvolvido especificamente para trabalhar com o AUR.
4. Instale aplicativos usando o Snap Store
Antes de usar a Snap Store, você precisa decrescer e instalar o snapd no Manjaro. Você pode instalar o Snap diretamente do terminal com o seguinte comando:
sudo pacman -S snapd
Para habilitar o systemd unidade e estabeleça uma conexão com o socket que gerencia a notícia, digite o seguinte comando:
sudo systemctl enable --now snapd.socket
Por termo, você pode instalar a interface do Snap Store (GUI) com o seguinte comando:
sudo snap install snap-store
Para instalar aplicativos, abra a GUI da Snap Store, digite o nome do aplicativo desejado e clique em Instalar.
Se você estiver na extensão de trabalho do GNOME, poderá ativar a opção Snap facilmente. Para habilitar o Snap on Manjaro, inicie o Pamac e clique nos três pontos verticais no esquina superior recta.
Clique Preferências e digite sua senha quando solicitado. Navegue até o Terceiro guia e na seção Snap, alterne o Ativar suporte a snap sobre.
Deixe o sistema atualizar maquinalmente e espere que ele sincronize novos repositórios e informações de pacotes.
Para usar a Snap Store, você pode pesquisar pacotes no Pamac por meio da opção de pesquisa. Uma vez instalado, há uma novidade guia Snap no lado esquerdo da janela, que lista todos os pacotes Snap disponíveis para download.
5. Obtenha um novo software no Manjaro usando o Flatpak
Você também pode usar o repositório Flathub para instalar aplicativos no Manjaro. O Flatpak é uma ótima maneira de pesquisar e instalar aplicativos, pois facilita a vida do usuário.
No entanto, antes de encetar a usar o Flatpak, você precisa habilitá-lo via Pamac.
Inicie o Pamac e clique no ícone do hambúrguer (aplicável na versão para desktop do KDE Plasma) localizado no esquina superior recta. Clique em Preferências e digite sua senha quando solicitado.
Navegue até o Terceiro aba. No Flatpak seção, habilite o Ativar suporte a flatpack opção. Reinicie seu sistema antes de encetar a usar o Flatpak para instalar pacotes.
Mal o sistema inicializar novamente, você pode procurar seu aplicativo com seu nome usando o terminal:
flatpak search packagename
Por exemplo, para verificar se o Spotify está disponível no repositório Flatpak, você pode pesquisá-lo através deste comando:
flatpak search spotify
Depois de ver todas as descrições relacionadas na janela do terminal, você pode instalá-lo da seguinte maneira:
flatpak install spotify
Siga as instruções na tela para instalar o aplicativo desejado com sucesso.
Alternativamente, você pode usar a página da Flatpaks em software.manjaro.org para procurar e instalar aplicativos no Manjaro Linux. As instruções de download para cada aplicativo listado estão disponíveis na página da web.
Se você estiver no GNOME, poderá seguir as mesmas etapas listadas supra (seções AUR/Snap) para habilitar o Flatpak e procurar aplicativos depois disso.
Para remover um aplicativo instalado no Manjaro, você pode usar o Pamac. Para isso, clique no botão Caixa ícone ao lado do nome de um aplicativo, seguido pelo Empregar botão.
6. Instalando um novo software usando o Octopi
Octopi é um cliente gráfico Pacman fundamentado em Qt comumente encontrado em distribuições baseadas em KDE e LXQT. Porquê sua contraparte Pamac, você pode usar o Octopi para instalar/remover aplicativos facilmente no Manjaro.
Mal o Octopi estiver disponível, você pode procurar o aplicativo pelo nome ou procurá-lo pelo seu grupo. Para decrescer a versão correta, verifique a descrição do aplicativo. Você pode ler as instruções de uso para instalar os aplicativos corretamente.
Depois de restringir sua pesquisa e estar pronto para instalar o software, clique com o botão recta do mouse no nome do aplicativo e selecione Instalar.
Clique no Carraça ícone na segmento superior para subscrever a solicitação de instalação.
Digite a senha do sistema posteriormente o prompt e o Octopi instalará o aplicativo maquinalmente. Você pode verificar o status da instalação na janela de saída.
Gerenciar aplicativos no Manjaro é fácil
Além do óptimo desempenho, com o Manjaro você tem aproximação a aplicativos atualizados e diferentes maneiras de instalar pacotes, que de outra forma não estariam disponíveis em outras distribuições Linux. Com a opção de escolher várias versões de desktop, você nunca se cansa do Manjaro.
Se você ainda está pensando em fazer a mudança para o Manjaro, sempre pode tentar instalá-lo em uma máquina virtual, antes de fazer a mudança final. Tente instalar seus aplicativos favoritos em um envolvente virtual e experimente a diferença por si mesmo.