Ao iniciar no Python, configurar um envolvente de codificação pode ser um duelo. IDLE (Integrated Development Learning Environment) é um IDE Python que simplifica o processo para o mesmo. Você pode iniciar a codificar imediatamente posteriormente instalá-lo.
O IDLE é um IDE fácil de usar com recursos que facilitam a escrita e a realização do código Python. Ele vem pré-instalado com alguns sistemas operacionais, mas no Linux é necessário instalá-lo. Aprenda uma vez que instalar o IDLE no Ubuntu e uma vez que usar seu shell interativo.
Instale o IDLE no Ubuntu
Dos vários IDEs Python usados na indústria, o IDLE é um dos mais fáceis de configurar e usar. É comportável com a maioria dos sistemas operacionais e é adequado para instalar qualquer versão do Python.
IDLE é uma utensílio de plataforma cruzada que funciona da mesma forma nos sistemas operacionais Windows, Unix e macOS. É fácil configurá-lo e é comportável com todos os navegadores modernos. Antes de instalar o IDLE no sistema operacional Ubuntu, você deve atualizar os repositórios do sistema. Execute o seguinte código para atualizar os repositórios.
sudo apt update
Em seguida, execute o seguinte código para instalar o IDLE versão 3:
sudo apt install idle3
Uma instalação bem-sucedida terá a seguinte figura:
Porquê furar o IDLE
Para furar o IDLE, digite a vocábulo parado no terminal e execute-o.
idle
A janela do shell IDLE aparecerá na tela.
Ortografar e executar um programa em IDLE
Agora que o IDLE está configurado, você pode iniciar a codificar. Imprimir Olá Mundo na janela, escreva o seguinte código e pressione enter:
print("Hello World")
Cá, você está escrevendo e executando seu código na janela do shell. Isso não é viável para programas longos. Para gerar um espaço de trabalho mais limpo, você precisa separar a janela do shell da janela do editor.
Abra uma janela do editor
Para furar uma janela do editor, clique no botão Registro menu na janela do shell e, em seguida, selecione Novo registo. Uma janela do editor sem título será ensejo. Você pode nomear o registo clicando em Registro>Salvar uma vez que.
O editor de código fornece várias opções para manipular seu código. Isso inclui desfazer, refazer, pintalgar, recuo inteligente e recursos de preenchimento automático. Sua janela múltipla permite que você organize seu código, execute e depure com bastante facilidade. Você também pode salvar seu trabalho e retomá-lo mais tarde.
O IDLE salva os arquivos com extensão .py extensão. Dessa forma, o Python pode executá-lo. Vamos tentar executar o código usando as duas janelas. Escreva o seguinte código na janela do editor.
print("Hello World")
print("Halleluyah!!!!")
Para executar o código, clique em Executar>Executar módulo na janela do editor. Você verá que imprimirá a saída na janela do shell:
Depurando em IDLE
Além dos recursos de realce de sintaxe e recuo automático, o IDLE possui um recurso de depuração inteligente. O recurso alerta imediatamente se você cometer qualquer erro ao redigir o código.
Para testar isso, tente redigir um código com a sintaxe errada na janela do editor e execute-o. A imagem inferior mostra uma vez que o IDLE responde a uma string sem fechar as aspas.
Esse recurso torna o IDLE uma ótima utensílio de depuração. Ele verifica erros de sintaxe, erros de indentação e assim por diante.
Desinstalando o IDLE
Caso precise remover ou desinstalar o IDLE, execute o seguinte comando:
sudo apt remove idle
Isso desinstalará o IDLE do seu sistema Ubuntu.
Por que usar IDLE?
O IDLE é fácil de configurar e usar. Possui todas as funcionalidades que você precisa em um IDE eficiente. Seu shell interativo possui um interpretador que destaca o código, verifica o recuo e depura erros. O visualizador de rima integrado rastreia os erros de volta à sua origem.
Ou por outra, você pode usar a GUI IDLE se não estiver totalmente confortável com o terminal. O IDLE também permite pesquisar texto em qualquer janela. Você também pode substituir palavras nas janelas do editor e pesquisar vários arquivos. Portanto, o que você está esperando? Instale o IDE de sua escolha e comece a redigir o código.