Com a evolução contínua dos smartphones, você se tornou cada vez mais dependente de aplicativos móveis para realizar suas tarefas do dia-a-dia. Há um aplicativo para tudo, desde presenciar a um filme até mourejar com suas finanças.
Mas à medida que seu telefone envelhece, fica difícil escoltar todos os aplicativos instalados nele. E ainda por cima, alguns aplicativos são integrados ao seu dispositivo por padrão, e muitos dos aplicativos do sistema geralmente estão ocultos.
Portanto, vamos explorar três maneiras de obter uma lista de todos os aplicativos instalados no seu telefone Android para que você possa acompanhá-los e gerenciá-los facilmente.
1. Obtendo a lista de configurações
A maneira mais fácil de desenredar todos os aplicativos instalados no seu telefone é por meio das configurações do dispositivo. Existem três etapas principais para acessar esta lista.
- Vá para Configurações e encontre o Gerenciamento de aplicativos ou Aplicativos seção, dependendo do seu telefone. Se você não conseguir localizá-lo, basta realizar uma pesquisa rápida em Configurações.
- Uma vez em Gerenciamento de aplicativostoque em Ver todos os aplicativos ou Configurações do aplicativo para ver a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo, excluindo os aplicativos do sistema.
- Você pode visualizar os aplicativos do sistema acessando o menu de três pontos no quina superior recta e tocando Mostrar sistema. Agora, a lista inclui todos os aplicativos do seu dispositivo.
Para os aplicativos que você instalou manualmente, você pode gerenciar suas notificações, permissões, armazenamento, cache, uso de dados, tempo de uso, configurações de bateria e se o aplicativo deve terebrar um tipo de registro específico por padrão. Ele também permite que você escolha se o aplicativo deve ser exibido sobre outros aplicativos, se houver suporte, embora esse seja um recurso avançado que você deve usar com cautela.
Aliás, para aplicativos instalados manualmente, você também pode terebrar, desinstalar e forçar a interrupção de cada um. Essas opções geralmente são seguras para aplicativos que você instalou por meio do Google Play ou usando o método de sideload do Android.
Para aplicativos pré-instalados e do sistema, você obtém todas essas opções, exceto a capacidade de desinstalá-los. Embora você possa desativar alguns deles, a opção de desativação está esmaecida para muitos aplicativos essenciais do sistema.
A lista que você obtém por meio desse método é bastante básica. No entanto, deve ser suficiente para você, na maioria dos casos, gerenciar seus aplicativos com eficiência. Se você ainda deseja opções mais avançadas, pode optar por um aplicativo de gerenciamento de aplicativos.
2. Usando um aplicativo de gerenciamento de aplicativos
O Smart App Manager permite que você obtenha uma lista de aplicativos instalados em seu telefone Android e torna seu gerenciamento profíquo. Depois de instalar e terebrar o aplicativo, você obtém a lista completa sem fazer zero. Você pode qualificar essa lista por nome, data de instalação ou tamanho do registro no menu de três pontos no quina superior recta.
Você pode filtrar aplicativos do sistema e do usuário ou optar por exibir todos eles juntos. Você pode pesquisar um aplicativo na lista e obter informações porquê a data e o tamanho da instalação ao lado do nome do aplicativo. Você também vê a capacidade de armazenamento e o armazenamento ocupado na troço subordinado da tela.
O Smart App Manager permite que você selecione vários aplicativos ao mesmo tempo. Uma vez selecionado, você pode fazer backup deles ou adicioná-los aos seus favoritos.
Se você quiser ver as configurações avançadas de cada aplicativo, toque no nome do aplicativo. A partir daí, você pode executar, forçar a paragem ou desinstalá-lo. Ele também mostra muitas informações adicionais relacionadas à versão, detalhes da instalação, atualizações, tamanho do aplicativo e caminho. Você pode visitar a página da Play Store do aplicativo e visualizar as informações do aplicativo nas configurações do seu telefone.
Se as informações na página inicial forem demais, você pode escolher Visualização Simples e Rápida no menu de três pontos para exibir um layout compacto dos aplicativos instalados com menos informações.
Download: Gerenciador de aplicativos inteligentes (gratuito)
3. Usando o comando ADB em seu PC
ADB ou Android Debug Bridge é uma instrumento que permite que você se comunique com seu telefone Android através de um PC. Ele funciona por meio de aplicativos de traço de comando porquê Prompt de Comando no Windows ou Terminal no macOS e Linux. Você pode usá-lo por vários motivos, incluindo instalar e desinstalar aplicativos em seu telefone.
Se você é um usuário avançado, pode usar o ADB para acessar a lista de aplicativos no seu dispositivo Android. Dessa forma, você pode reproduzir e grudar facilmente a lista em qualquer lugar que desejar.
Para fazer isso, você precisará usar a instrumento ADB. Confira nosso guia que explica o que é ADB e porquê configurá-lo. Neste guia, você encontrará uma seção chamada “List All the Android Packages” que mostra porquê obter a lista de aplicativos no seu PC.
Você precisa inaugurar configurando o ADB no seu PC. No Windows, você pode usar o 15 Second ADB Installer para configurar os drivers ADB. Se você estiver no Mac ou Linux, confira oriente guia sobre porquê configurar o ADB no Mac e Linux.
Quando seu PC estiver pronto, você precisa conectar seu dispositivo Android ao seu PC por meio de um cabo USB e ativar a Depuração USB nas Opções do desenvolvedor. Talvez seja necessário habilitar as Opções do desenvolvedor primeiro.
Agora que você conectou seu telefone ao PC, você pode testar a conexão digitando dispositivos adb no Prompt de Comando ou Terminal. Deve exibir um Lista de dispositivos anexa e um número de dispositivo aleatório com Dispositivo escrito ao lado. Parabéns, você estabeleceu com sucesso uma conexão ADB entre seu telefone e o PC! (Caso não funcione, você pode tentar solucionar o problema da conexão ADB.)
- Depois de tudo configurado, basta digitar pacotes de lista de pm do shell adb para obter a lista de aplicativos instalados na tela.
- Você pode filtrar a lista digitando -d no final do comando para mostrar exclusivamente pacotes desabilitados, -e para mostrar exclusivamente pacotes habilitados e -s para mostrar exclusivamente pacotes do sistema. Assim, por exemplo, seria pacotes de lista de pm do shell adb -d para pacotes desabilitados.
- Se você deseja desinstalar um aplicativo, digite desinstalação do adb
para remover esse pacote específico. - Você também pode remover aplicativos pré-instalados sem root usando adb shell pm uninstall -k –user 0
. Use oriente comando com zelo, porque alguns aplicativos pré-instalados não devem ser removidos. - E, finalmente, se você quiser ver a lista de componentes do aplicativo, digite pacote dumpsys do shell adb
. Isso permite que você visualize atividades de aplicativos, serviços e muito mais.
Confira esta lista de comandos úteis do ADB se quiser saber mais.
Visualize e gerencie seus aplicativos Android
O Android é um sistema operacional poderoso que fornece ingressão de nível avançado a seus usuários. É importante escoltar os aplicativos em seu dispositivo para vários fins.
O gerenciamento de aplicativos ajuda a gerenciar o armazenamento e o desempenho do dispositivo, e você pode ajustar as configurações de aplicativos individuais de tratado com suas necessidades. Levante guia mostra etapas detalhadas para verificar facilmente os aplicativos instalados no seu dispositivo de três maneiras diferentes.