Conectar seu PC com Windows 10 ao seu Wi-Fi doméstico ou de trabalho pode ser uma maneira segura e segura de colocar seu PC online. Mas quando um hotspot está disponível ao público, as regras de segurança são mais relaxadas para permitir que todos se conectem.
Por culpa disso, um ponto de chegada público pode não ser tão seguro quanto você gostaria, e algumas pessoas podem explorar essa lassidão na segurança para invadir seu computador e roubar suas informações preciosas. Vamos dar uma olhada em algumas maneiras de manter seu computador Windows 10 seguro ao usar o Wi-Fi público.
Porquê proteger seu PC com Windows 10 em Wi-Fi público
Não estamos dizendo que todos os pontos públicos de Wi-Fi são inseguros. Na verdade, muitos deles são seguros, mas é difícil manifestar em quais você pode encarregar. Portanto, em vez de perder um tempo valioso tentando estabelecer o quão segura é uma rede pública, faça o seguinte para prometer que seu PC com Windows 10 seja porquê o Fort Knox para hackers e outros cibercriminosos.
1. Mantenha sempre o Windows atualizado
Conferir-se de que sua versão do Windows esteja atualizada ajuda bastante a tornar seu computador um osso duro de roer. A maioria das atualizações do Windows inclui melhorias de segurança, mormente aquelas lançadas no Patch Tuesday. Aliás, se você estiver executando uma versão do sistema operacional que a Microsoft não suporta mais, você perderá completamente as atualizações de segurança.
Se você tiver as atualizações automáticas ativadas, o que a maioria dos computadores Windows faz por padrão, você não precisa fazer zero, pois o sistema operacional fará o download e a instalação para você. No entanto, se você os desativou, poderá fazê-lo manualmente.
Clique em Iniciar e selecione o ícone de engrenagem para ir para Configurações. Logo vá para Atualizações e segurança e baixe as atualizações mais recentes do Windows.
Para permanecer por dentro das atualizações, faça com que o Windows o notifique logo que as importantes estiverem disponíveis, mormente quando estiverem relacionadas ao reforço da segurança do seu PC.
2. Verifique se você ativou seu firewall
O principal objetivo de um firewall é impedir que hackers e outras ameaças externas obtenham chegada não autorizado ao seu computador. Mesmo com um antivírus, você ainda precisa de um firewall porque os programas antivírus lidam exclusivamente com software malicioso ou malware, não com pessoas.
E a única coisa que diferencia as pessoas dos vírus é que eles têm centenas de truques na manga para entrar no seu computador. Isso significa que você precisa de toda a proteção provável.
Para prometer que o firewall do Windows 10 esteja ativado, vá Configurações > Atualização e segurança > Segurança do Windows > Firewall e proteção de rede. Agora, verifique em Rede pública e certifique-se de que diz O firewall está ativado.
Se o Firewall estiver desligado, clique em Rede pública e ligue Firewall do Microsoft Proteger.
Atualize seu software antivírus
Malware ajuda hackers a dominar seu PC. Por exemplo, um Trojan pode se paliar porquê um programa legítimo enquanto trabalha em segundo projecto para assumir o controle do seu sistema. Uma vez que o Trojan é bem-sucedido, ele cria uma porta dos fundos que permite que hackers entrem e controlem seu computador.
Há muitos softwares maliciosos circulando em redes Wi-Fi públicas, e um bom antivírus para Windows 10 é sua primeira risca de resguardo. Certifique-se de atualizar seu antivírus antes de se conectar ao Wi-Fi público. Dessa forma, ele instalará novas definições de vírus e o manterá protegido das ameaças mais recentes.
Aliás, habilite a proteção em tempo real e execute verificações completas regulares do sistema para manter seu PC livre de malware.
Use o protocolo HTTPS em todos os momentos
Em poucas palavras, HyperText Transfer Protocol ou HTTP é um conjunto de regras que regem porquê seu computador (cliente) e site (servidor) enviam dados para frente e para trás. Sem permanecer muito técnico, HTTPS significa que o protocolo instrui o cliente e o servidor a se comunicarem por meio de uma conexão segura (o S no final). Portanto, o remetente terá que criptografar os dados antes de enviá-los para que exclusivamente o destinatário possa descriptografá-los.
Qualquer um que consiga interceptar a conexão entre eles obterá dados criptografados e será um jargão indecifrável para eles. Portanto, antes de visitar um site, mormente em Wi-Fi público, certifique-se de que o link comece com HTTPS, o que significa que é seguro.
É simples que os navegadores modernos têm ferramentas e extensões que garantem que você esteja sempre se conectando a sites seguros. O Chrome, por exemplo, permite que você faça isso acessando Configurações > Segurança e privacidade > Segurança e ligando Sempre use conexões seguras.
Ao usar uma VPN, você está redirecionando sua conexão com a Internet por meio de uma rede privada com medidas de segurança extras para evitar ataques maliciosos. Aliás, uma VPN criptografa todos os dados que você está enviando, assim porquê o protocolo HTTPS. Leia nosso guia sobre porquê configurar uma VPN no Windows 10 para obter essa classe suplementar de segurança.
Torne seu PC indetectável na rede
Quando você está em uma rede pública, não quer que outras pessoas acessem os arquivos e pastas em seu computador. Você pode torná-los inacessíveis ao conectar o hotspot gratuito pela primeira vez. O Windows perguntará se você deseja que seu PC seja detectável na rede e você deve clicar em Não.
Outra maneira de fazer isso é clicar no ícone Wi-Fi para mostrar a lista de redes disponíveis. Clique no Wi-Fi gratuito para expandi-lo e selecione Propriedades.
Em seguida, defina o Perfil de rede para Público. Isso fará com que seu PC fique oculto na rede Wi-Fi pública.
Evite colocar seu PC com Windows em risco em primeiro lugar
Antes de se conectar ao Wi-Fi público, use seu bom siso para estabelecer a segurança do hotspot. Porquê regra universal, você não deve se conectar a uma rede com a qual não está familiarizado. E quando você não estiver usando seu Wi-Fi, desligá-lo impedirá que seu PC se conecte involuntariamente a pontos de chegada que você não conhece.
Aliás, lembre-se de que seu telefone é praticamente um ponto de chegada Wi-Fi por conta própria. Você pode facilmente produzir um hotspot Android ou produzir um hotspot iPhone e compartilhar a internet do seu dispositivo traste com seu computador Windows. Dessa forma, você não precisa se conectar a um hotspot público quando estiver longe de sua moradia ou escritório e precisar de internet.
Agora seu PC com Windows 10 está seguro em Wi-Fi público
Ser hackeado é uma das experiências mais assustadoras e negativas que alguém pode ter. E os hackers adoram permanecer em redes Wi-Fi públicas, esperando que alguém escorregue, para que tenham chegada às suas informações preciosas. Com as dicas descritas supra, você pode evitar que isso aconteça, tornando sua máquina Windows 10 extremamente segura quando conectada a um ponto de chegada público.
Leia a seguir
Sobre o responsável