Enquanto a web governa a internet moderna, havia outro protocolo de hipertexto que foi brevemente popular no início dos anos 1990 chamado Gopher. Embora tenha sido ultrapassado pela World Wide Web, ainda possui uma comunidade de usuários pequena, mas ativa, que vale a pena explorar hoje.
Logo, porquê você pode acessar o Gopher no seu dispositivo Linux? Vamos desenredar.
O que é Gopher?
Gopher é um protocolo de hipertexto que foi desenvolvido para a Universidade de Minnesota e recebeu o nome de sua equipe esportiva, os Golden Gophers.
O protocolo permite que os autores organizem o hipertexto em menus hierárquicos. A vantagem do Gopher no início dos anos 90 era que os clientes podiam ser simples e rodar em diferentes interfaces, incluindo terminais de texto quando ainda eram amplamente utilizados.
Gopher não é unicamente texto, mas os usuários podem ler as notícias, subtrair arquivos e verificar as previsões do tempo porquê na web moderna. Até uma versão de verdade virtual foi desenvolvida.
O HTML acabou vencendo porque a Universidade de Minnesota começou a cobrar pelos servidores Gopher, enquanto Tim Berners-Lee cedeu os padrões da World Wide Web. O HTML também era muito mais maleável em formato do que o Gopher estritamente fundamentado em menus e, portanto, mais fácil de gerar.
Muitos navegadores da estação suportavam o Gopher de qualquer maneira, portanto muitos usuários simplesmente migraram para o sistema mais popular.
Apesar de sua relativa obscuridade, o Gopher ainda tem seguidores cult entre os usuários que acham que o design moderno da web está muito inchado. Eles encontram usos que não existiam, porquê “Phlogging”, ou gerar blogs com Gopher.
Você pode explorar o Gopherspace moderno de sua máquina Linux, muito porquê de outras, já que as ferramentas de navegação modernas são multiplataforma.
Navegando pelo Gopher no Terminal Linux
Existem vários aplicativos que você pode usar para velejar no Gopher. Mas vamos discutir os mais proeminentes: Gopher e Lynx. Observe que também é verosímil velejar no Gopherspace usando um aplicativo gráfico (discutido posteriormente).
Com Gopher
Você pode velejar no Gopher porquê em 1991, instalando um navegador Gopher fundamentado em texto. Uma opção é o cliente solene Gopher.
Para instalar o Gopher em um sistema Debian ou Ubuntu:
sudo apt install gopher
No Arch Linux e seus derivados:
sudo pacman -S gopher
E em distribuições baseadas em Red Hat:
sudo dnf install gopher
Para usá-lo, digite “esquilo” com o endereço para o qual você deseja ir, porquê faria com um navegador da Web. Uma boa opção é a página Floodgap Gopher.
gopher gopher.floodgap.com
Com lince
Outra opção é usar o navegador fundamentado em texto Lynx.
No Debian/Ubuntu, você pode usar o APT para instalar o Lynx:
sudo apt install lynx
Para instalar o Lynx no Arch Linux, execute:
sudo pacman -S lynx
E sobre a família Red Hat:
sudo dnf install lynx
Lynx é uma aposta melhor porque suporta tanto a web quanto o Gopher. Ele também tem uma interface mais encantador. Você pode acessar as páginas do Gopher porquê se estivesse usando um navegador da Web, mas substitua “HTTP” por “gopher” na URL:
lynx gopher://gopher.floodgap.com
Explorando o Gopher em um navegador gráfico
Muitos navegadores gráficos modernos, porquê Firefox e Chrome, abandonaram o suporte ao Gopher, já que menos pessoas o usam, mas você pode usar o proxy Floodgap da Cameron Kaiser para velejar no Gopherspace em seu navegador.
Basta velejar até o proxy, clicar nos links “Padrão” ou “Lite” e inserir seu endereço Gopher. Isso funcionará em qualquer navegador da Web em qualquer plataforma, não unicamente no Linux.
Agora você pode explorar o Gopherspace no Linux
Com o Gopher, você pode ter um vislumbre do mundo porquê era antes da web. Você pode pensar que é uma curiosidade pré-web, mas tem muito a oferecer que pode estar fora do radar para o resto da internet. Se você deseja ir mais longe e fora do caminho geral, confira esses recursos úteis da dark web.
Leia a seguir
Sobre o responsável