Não muito tempo atrás, a maioria das opções de veículos elétricos convencionais vinham da Nissan, GM e Tesla. Avance alguns anos e muitos novos jogadores se juntaram ao jogo dos veículos elétricos. Esteja você no mercado para uma picape elétrica ou até mesmo um EV de desempenho, há muitas opções atraentes.
Ford
A Ford é um dos mais novos membros do clube de fabricantes de veículos elétricos, fazendo bastante barulho com seu Mustang Mach-E SUV, a picape Ford F-150 Lightning e a van comercial E-Transit.
O Mach-E é a resposta da Ford aos Tesla Model Ys do mundo, e eles realmente fizeram um trabalho incrível, especialmente para uma primeira tentativa. As outras ofertas da Ford são bastante únicas, pois são veículos pesados, o que não é necessariamente a primeira coisa que vem à mente ao discutir EVs.
O relâmpago F-150 é especialmente incrível porque pode rebocar até 10.000 libras, o que é incrível para um veículo elétrico e ótimo se você precisar rebocar um trailer pesado com seu EV. A Ford também fabrica o furgão comercial E-Transit, a versão elétrica do furgão comercial Transit mais vendido da Ford.
A E-Transit pode ser equipada com várias funcionalidades inovadoras, como o Pro Power OnBoard, que permite ao condutor aceder a até 2,4 kW de potência para carregar ferramentas ou qualquer outro equipamento que necessite de eletricidade.
A Ford está liderando quando se trata de adotar um futuro totalmente elétrico, e está fazendo isso de maneiras inovadoras, especialmente com sua linha comercial de EVs.
Hyundai
A Hyundai é outra montadora inovando e liderando o caminho quando se trata de veículos elétricos. A Hyundai já possui dois modelos totalmente elétricos e está superando gigantes da indústria como a Toyota em termos de total de EVs em sua linha no momento. Isso é especialmente notável porque a Toyota teve uma grande liderança no desenvolvimento com seus veículos híbridos chegando ao mercado muito antes dos concorrentes, mas eles ficaram para trás quando se trata de EVs completos.
A Hyundai afirma em seu site que atualmente só vende o IONIQ 5 em disponibilidade limitada em alguns estados dos EUA, provavelmente devido a problemas na cadeia de suprimentos. No entanto, o IONIQ 5 é um EV de estilo futurista que se destaca da concorrência. O IONIQ 5 RWD obtém um respeitável alcance estimado pela EPA de 303 milhas, o que deve ser mais que suficiente para o seu deslocamento diário.
A Hyundai também oferece o Kona Electric, com um alcance de 258 milhas e um front-end que lembra o Tesla Model 3. O Kona Electric está atualmente disponível com um crédito fiscal federal de até US$ 7.500. O IONIQ 5 também apresenta uma vantagem exclusiva que permite que você carregue seu VE gratuitamente nas estações de carregamento Electrify America por até 30 minutos.
Audi
A Audi é outra empresa que leva seu jogo de EV extremamente a sério. Atualmente, a Audi oferece uma ampla gama de modelos de EV, embora a maioria seja variações do mesmo veículo. A Audi atualmente oferece seu Q4 e-tron menor e o Q4 e-tron Sportback.
Se você está procurando algo mais elegante (e mais caro), a Audi oferece o SUV e-tron, que pode rebocar até 4.000 libras. O e-tron também possui um gêmeo Sportback na forma do e-tron Sportback, que possui a mesma bateria de 95 kWh que o e-tron normal.
A Audi também oferece o e-tron S, essencialmente a versão esportiva do e-tron. E você adivinhou; há também um e-tron S Sportback. Por fim, a Audi vende seus incríveis modelos e-tron GT no sabor normal ou RS. Estes são os EVs mais caros que eles vendem e também estão entre os EVs visualmente mais emocionantes do mercado.
A Audi tem uma vasta gama de modelos de EV e, se o compromisso da empresa-mãe VW com a eletrificação for uma indicação, o futuro do EV da Audi é brilhante.
BMW
A BMW oferece uma linha elétrica composta pelo iX e o i4. No momento da redação deste artigo, a BMW está abrindo pré-encomendas para seu sedã ultra-luxuoso totalmente elétrico, o BMW i7. O i4 está disponível nos modelos e-Drive40 e m50.
Enquanto isso, o iX está disponível nos modelos xDrive50 e M60. Um elemento inovador dos veículos elétricos da BMW é o uso extensivo de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono – o que também explica o preço.
Tesla
A Tesla dispensa apresentações no mundo dos EVs com seus famosos sedãs Model S e Model 3, junto com seus SUVs Model Y e X. A Tesla é pioneira no mundo dos EVs e, ao contrário da maioria dos outros fabricantes desta lista, vende exclusivamente veículos elétricos.
A Tesla também vem inovando desde o início com a construção de sua rede Supercharger, que permite que os proprietários da Tesla viajem pelo país sem ansiedade de alcance. A Tesla é obviamente muito mais do que apenas um fabricante de EV, e suas inovações tendem a afetar a indústria de EV como um todo, então a Tesla é definitivamente uma marca a ser observada no futuro.
Volkswagen
A Volkswagen oferece o SUV ID.4 nos EUA, e sua linha está prestes a se expandir ainda mais com a adição do ID. Buzz, que chegará da Europa em 2024.
Vale ressaltar que a VW criou a rede de carregamento Electrify America, que está em constante expansão e colaborando com as montadoras para fornecer infraestrutura de carregamento em todo o país. A Volkswagen está trabalhando duro para melhorar a experiência da Electrify America e investindo toneladas de recursos em sua linha de veículos elétricos.
GM
A General Motors foi um dos primeiros fabricantes a oferecer uma opção de EV, e ainda está forte com opções exclusivas como o Hummer EV e o Chevy Bolt. A Chevy também oferece o Chevy Bolt EUV, com um alcance de 247 milhas estimadas pela EPA e aceleração de 60 mph em sete segundos.
A GM também planeja introduzir muitos novos modelos de EV nos próximos anos, como o Silverado totalmente elétrico, que estará disponível no outono de 2023. O Silverado EV será um divisor de águas e se juntará a outras picapes totalmente elétricas, como a Rivian R1T e o F-150 Lightning.
Mais montadoras se juntarão ao movimento EV
Alguns fabricantes proeminentes atualmente oferecem EVs, e o futuro só verá essa lista crescer. Os EVs são o futuro do transporte, e as montadoras estão fazendo todo o possível para se posicionar nesse segmento.
À medida que a adoção de VEs continua a aumentar, a indústria responderá lançando modelos melhores e mais empolgantes a cada ano, o que beneficiará apenas o consumidor.