Ao considerar as várias versões do Windows, você pode pensar primeiro nas edições Home ou Pro. Embora sejam realmente diferentes, há outro fator que separa as versões do Windows: o sistema é 32 bits ou 64 bits?
Você pode ter ouvido os termos 32 bits e 64 bits, mas nunca os entendeu. Vamos dar uma olhada de onde vêm essas designações e o que elas significam para sua experiência com o Windows.
O que torna um computador de 32 ou 64 bits?
Se a arquitetura do seu computador é de 32 bits ou 64 bits, depende do processador (CPU) dentro do computador. Existem três níveis que podem ser de 32 bits ou 64 bits: a CPU, o sistema operacional e os programas. Sua CPU e SO afetam o nível supra deles, portanto, se você tiver uma CPU de 32 bits, não poderá instalar o Windows de 64 bits. E no Windows de 32 bits, você não pode instalar programas de 64 bits.
CPUs de 64 bits são a arquitetura dominante hoje em dia. As CPUs de 32 bits são obsoletas no mercado atual, portanto, a menos que você tenha um computador velho, é provável que seu processador seja de 64 bits.
Os processadores de 64 bits são exponencialmente mais poderosos do que seus predecessores de 32 bits porque podem armazenar e processar muito mais informações. Para entender a magnitude das diferenças entre 32 bits e 64 bits, você precisa entender um pouco sobre descrição em binário. Ao contrário do nosso sistema decimal, que tem 10 dígitos possíveis por vivenda, o binário tem unicamente dois: 0 ou 1.
Assim, um número de 32 bits tem 2^32 endereços possíveis, ou 4.294.967.296. Por outro lado, a capacidade de um número de 64 bits é 2^64, ou 18.446.744.073.709.551.616. A verificação de ~4 bilhões de bytes (muro de 4 gigabytes) com ~18 quintilhões de bytes (muro de 18 bilhões de gigabytes ou 16 exabytes) mostra a grande diferença.
Você pode escolher entre as versões de 32 e 64 bits do Windows que a Microsoft fornece ao diminuir e instalar o sistema operacional. O Windows 11 está disponível unicamente em 64 bits; Windows 10 a Windows 7 estão disponíveis em ambas as formas.
Porquê o Windows difere entre as versões de 32 e 64 bits
Se você estiver usando um processador de 64 bits, também precisará usar uma versão de 64 bits do Windows para aproveitar seus recursos aprimorados. As versões de 32 bits do Windows funcionam em processadores de 64 bits, mas estão limitadas ao que o sistema operacional de 32 bits pode fazer.
Você não pode instalar uma versão de 64 bits do Windows em um processador de 32 bits. No entanto, o Windows de 64 bits é conciliável com software de 32 bits, conforme discutiremos.
Há dois lugares principais em que você notará a diferença entre 32 bits e 64 bits no Windows. Uma é que uma versão de 32 bits do Windows só pode utilizar até 4 GB de RAM (ou menos). Assim, se você tiver 16 GB de RAM em seu computador, mas estiver executando o Windows de 32 bits, ele não usará mais de 4 GB.
O outro lugar onde você encontrará a diferença é o Arquivos de Programas pasta. Em uma versão de 32 bits do Windows, os aplicativos serão instalados no único Arquivos de Programas pasta. Os sistemas de 64 bits têm um Arquivos de programa (x86) pasta para software de 32 bits. Isso ocorre porque redigir software para uma arquitetura de 32 bits é muito dissemelhante de escrevê-lo para um sistema de 64 bits.
Quando os programas querem pegar algumas informações compartilhadas, uma vez que DLLs, eles precisam procurar no Arquivos de Programas diretório. É por isso que o Windows os mantém separados. Um programa de 32 bits não teria teoria do que fazer com uma DLL de 64 bits.
Observe que no Windows, 32 bits é referido uma vez que x86e 64 bits é chamado x64.
Versões antigas do Windows, uma vez que o Windows 3.1, rodavam software de 16 bits. As versões de 32 bits do Windows são compatíveis com versões anteriores desses programas herdados. Se você tiver uma máquina de 64 bits, no entanto, não poderá executar software arcaico de 16 bits. Você terá que emular um sistema operacional de 32 bits para executar esses programas antigos.
Aliás, o Windows de 64 bits requer drivers de dispositivo de 64 bits. Se você tiver uma impressora antiga ou um pouco que ofereça unicamente drivers de 32 bits, ela não funcionará em seu sistema moderno de 64 bits.
Diferenças entre programas de 32 bits e 64 bits
Quando você instala o software, varia de contrato com o fornecedor se você obtém uma versão de 32 ou 64 bits. Alguns desenvolvedores fornecem unicamente uma versão de 32 bits, às vezes eles permitem que você escolha e outros ainda instalam maquinalmente a versão certa para você.
Se você estiver executando uma versão de 64 bits do Windows, deverá instalar as versões de software de 64 bits sempre que puder. Mas não se preocupe se um fornecedor não oferecer uma versão de 64 bits, pois a edição de 32 bits deve funcionar muito na maioria dos casos. Por exemplo, aplicativos populares uma vez que Discord e Spotify estão disponíveis unicamente em versões de 32 bits.
Versões de programas de 64 bits provavelmente não vão surpreendê-lo com o aumento da velocidade. No entanto, eles aproveitam a maior segurança da arquitetura de 64 bits e podem utilizar mais de 4 GB de RAM por vez. Eles são, portanto, muitas vezes mais estáveis e eficientes do que seus equivalentes de 32 bits, principalmente para softwares pesados, uma vez que editores de vídeo.
Fique de olho em links uma vez que Versões ou Edições nas páginas de download dos fornecedores para ver se eles oferecem uma versão de 64 bits. Porquê o software de 32 bits funciona em todos os sistemas, é compreensível que seja o padrão para alguns fornecedores.
Evidente, se você estiver em um sistema de 32 bits, unicamente o software de 32 bits funcionará para você. Para saber mais, dê uma olhada em uma vez que executar software realmente velho em um PC de 64 bits.
Estou executando o Windows de 64 bits ou 32 bits?
Agora que discutimos as diferenças entre as versões de 32 e 64 bits do Windows, podemos desvendar se você está usando o Windows de 32 ou 64 bits.
No Windows 10, clique com o botão recta do mouse no botão Iniciar e escolha Sistema. Você também pode velejar para Configurações > Sistema > Sobre. Cá, você verá um Especificações do dispositivo cabeçalho.
Ao lado de Tipo de sistemao Windows lista se sua instalação é de 32 ou 64 bits, muito uma vez que a arquitetura do processador.
No Windows 7 e versões anteriores, clique com o botão recta do mouse Computador no Menu Iniciar e escolha Propriedades. Use o Vitória + Pausa trilho para furar oriente menu em qualquer versão do Windows. Você verá o Tipo de sistema ingressão com seu sistema operacional e arquitetura de CPU.
Ambos os painéis também listam seus RAM instalada cá. Em um sistema de 32 bits, isso observará um pouco uma vez que 4GB utilizável se você tiver mais de 4 GB instalados.
Posso atualizar o Windows de 32 bits para o Windows de 64 bits?
Suas arquiteturas de processador e sistema operacional devem corresponder. Mas se não o fizerem, você poderá atualizar. Se você estiver executando uma versão de 32 bits do Windows 10 em um processador de 64 bits, siga nosso guia para atualizar para o Windows de 64 bits.
Aqueles que executam uma versão de 32 bits do Windows em um processador de 32 bits não podem atualizar em seu hardware atual. Você precisará atualizar sua CPU ou comprar uma novidade máquina para aproveitar os 64 bits. Qualquer computador disponível agora deve incluir um processador de 64 bits e Windows de 64 bits. Se você edificar seu próprio PC, qualquer processador moderno que encontrar também será de 64 bits.
Agora você sabe uma vez que 32 bits e 64 bits diferem
A computação de 64 bits é o padrão, mas nem sempre foi assim. Enquanto o Windows XP oferecia uma versão de 64 bits, causava uma dor de cabeça de problemas de compatibilidade, logo poucas pessoas o usavam. O uso de sistemas de 64 bits não se tornou muito popular até o Windows 7, e 64 bits agora é o padrão para Windows 10 e Windows 11.
4 GB de RAM, que era uma quantidade insondável quando as CPUs foram projetadas pela primeira vez, ainda é uma quantidade viável de memória para uso ligeiro. No entanto, à medida que os preços dos componentes continuam caindo, as máquinas de grave dispêndio continuam sendo enviadas com mais RAM. Eventualmente, isso tornará os sistemas de 32 bits completamente obsoletos.
Por sua vez, os desenvolvedores se concentrarão no desenvolvimento de software de 64 bits, que será o padrão por muito, muito tempo. Provavelmente não atingiremos esse teto de RAM por décadas; imagine o que você poderia fazer com um terabyte de RAM!
Leia a seguir
Sobre o responsável