PwnKit, uma novidade vulnerabilidade invenção em sistemas Linux, concede privilégios totais de superusuário a usuários locais. Cá está tudo o que você precisa saber.
Os sistemas Linux são conhecidos por serem sólidos quando se trata de segurança. Uma vez que a maioria dos programas Linux vem de fontes confiáveis e geralmente são revisadas pela comunidade, é bastante incomum encontrar bugs de cimalha impacto. No entanto, isso não significa que o Linux esteja totalmente livre de tais problemas. A recente invenção do bug de serviço do sistema PwnKit é um exemplo.
A vulnerabilidade do PwnKit é um bug sério que dá privilégios de root a qualquer usuário sítio. Oriente bug é mormente perigoso porque afeta quase todas as principais distribuições Linux.
Uma vez que funciona a vulnerabilidade do PwnKit?
Oriente bug tem suas raízes no Polkit serviço de sistema, uma forma popular de fornecer canais de informação entre processos privilegiados e não privilegiados. Muitas distribuições Linux populares, incluindo Ubuntu, Debian e Red Hat Enterprise Linux, usam o Polkit por padrão. Portanto, oriente bug tem uma extensa superfície de ataque.
Notavelmente, o pkexec componente do Polkit é responsável pela vulnerabilidade. Ele permite que qualquer usuário sítio ou sem privilégios execute comandos do Linux porquê root. Um programa de prova de concepção, que dá aproximação root completo a qualquer pessoa, também foi disponibilizado.
Não recomendamos que os próprios usuários baixem o código vulnerável. Você pode ver uma mostra de porquê funciona no tweet a seguir.
Para explorar um sistema usando o PwnKit, um invasor precisa decrescer o código-fonte no sistema da vítima, compilá-lo e, em seguida, executar o programa. A vulnerabilidade em si é um simples estouro de memória. Mas o vestuário de ser facilmente explorável e independente da arquitetura o torna lucrativo para os invasores.
Proteja os sistemas Linux contra o PwnKit
Patches já foram disponibilizados para proteção contra a vulnerabilidade PwnKit. Tudo que você precisa fazer é atualizar sua distribuição Linux de escolha, e você deve permanecer muito.
No entanto, se você deseja neutralizar a exploração do PwnKit manualmente, você pode remover o setuid bit do factível pkexec. De qualquer forma, atualizar o sistema Polkit deve ser suficiente por enquanto.
Leia a seguir
Sobre o responsável