Se você está pensando em mudar para um navegador seguro e privado, provavelmente já se deparou com Brave e Vivaldi. Esses dois navegadores se tornaram bastante populares nos últimos anos, mormente entre pessoas que são proativas em relação à privacidade e segurança e não se sentem à vontade com a coleta de dados da Big Tech.
Porquê Brave e Vivaldi se comparam? Vamos desvendar.
Brave: seguro, rico em recursos, privado
O Brave tornou-se uma selecção popular ao Chrome e navegadores semelhantes porque é rápido e parece um navegador convencional, mas tem um grande impacto devido a vários recursos de segurança bastante exclusivos.
O Brave oferece uma poderoso proteção pronta para uso, principalmente graças ao Brave Shields, que bloqueia anúncios, scripts, rastreadores, cookies entre sites, phishing e impressões digitais. No entanto, o usuário pode ajustar os Shields conforme seu palato, personalizar as configurações de privacidade, ativar ou desativar o bloqueio de mídia social e aumentar ainda mais a segurança do Brave, ativando o bloqueio invasivo de anúncios e rastreadores.
O Brave desativa maquinalmente todas as páginas da web, impedindo o Google de redirecionar seu tráfico por meio de seus próprios servidores e, assim, impedindo que ele colete dados. Mais importante, o navegador também atualiza maquinalmente todas as conexões de HTTP para HTTPS – o último é um protocolo muito mais seguro porque usa criptografia poderoso.
O que o Brave tem, e outros navegadores não, é a conectividade Tor (The Onion Router) embutida, o que certamente é uma vantagem para quem deseja manter sua privacidade, mas prefere não usar o navegador solene do Tor além do Brave.
E porquê o Brave é fundamentado no Chromium, é provável aditar praticamente qualquer extensão disponível para o Chrome, incluindo extensões focadas em segurança, porquê uBlock Origin e FlowCrypt.
Mas isso é o supremo que você pode ir em termos de personalização de sua experiência com o Brave; nascente não é exatamente um navegador altamente personalizável.
Vivaldi: Seguro, Personalizável, Versátil
Lançado em 2016, o Vivaldi foi desenvolvido pelo ex-CEO da Opera. No entanto, o Vivaldi também é fundamentado no mecanismo Chromium, o que, para principiar, significa que é patível com a maioria das extensões da Chrome Web Store.
Ao contrário do Brave, o Vivaldi é altamente personalizável. Na verdade, é exatamente cá que brilha. Os recursos de personalização não são exclusivamente sobre ar e funcionalidade, mas também segurança e privacidade.
O Vivaldi utiliza os Serviços do Google para proteger os usuários contra phishing, malware e outras ameaças – ele faz isso verificando a página que você está visitando em uma lista de sites maliciosos conhecidos.
O Vivaldi possui um bloqueador de anúncios integrado, que bloqueará a grande maioria dos anúncios, portanto você provavelmente não sentirá a premência de instalar uma extensão de bloqueio de anúncios. O navegador possui três níveis de proteção e também pode bloquear rastreadores e cookies de terceiros.
De negócio com sua política de privacidade, o Vivaldi não coleta dados de navegação dos usuários, mas coleta informações sobre seu dispositivo e localização, aparentemente para “instaurar o número totalidade de usuários ativos e sua distribuição geográfica”.
Porquê a maioria dos navegadores atuais, o Vivaldi possui um recurso de janela privada, no qual o usuário pode velejar facilmente na web usando o DuckDuckGo ou um mecanismo de pesquisa semelhante orientado à privacidade.
No minuto em que você inicia o Vivaldi, percebe que não é um navegador universal. Se você estiver usando o Chrome ou o Firefox, definitivamente levará qualquer tempo para se habituar com o Vivaldi.
Vivaldi vs. Brave: o que ter em mente
Tanto o Brave quanto o Vivaldi são navegadores bons e seguros. A maioria das pessoas provavelmente se sentiria mais confortável usando o Brave porque é muito intuitivo e visualmente semelhante ao Chrome. O Vivaldi, por outro lado, pode ser personalizado de forma incrível, o que o torna uma ótima opção para usuários avançados.
Na frente de segurança e privacidade, é difícil ver o Vivaldi vencendo o Brave, mas com alguns ajustes pode ser um navegador muito poderoso e seguro e oferecer uma experiência bastante única e personalizada com seus inúmeros recursos e opções de personalização.
Com isso dito, se você não gosta de nenhum desses navegadores, mas ainda deseja desistir o Chrome, sempre há mais opções a serem consideradas.