Existem tantas tecnologias por aí, que é fácil confundir duas entre si. Esse pode ser o caso de RDP e VPNs, dois protocolos que possuem dinâmicas e propósitos diferentes. Portanto, o que essas duas tecnologias fazem e elas devem ser usadas juntas?
O que é RDP?
RDP, {{sigla}} para Remote Desktop Protocol, é um tipo de software que permite ao usuário acessar uma superfície de trabalho de longe, sem ter aproximação físico a ela. Leste processo envolve um servidor e um cliente. O servidor é o dispositivo ao qual você deseja se conectar remotamente e o cliente é o dispositivo que você está usando para fazer isso.
O RDP é particularmente popular para trabalhadores remotos, uma vez que aqueles que estão fora do escritório, mas precisam de aproximação ao computador ou laptop do trabalho. Por exemplo, se um sujeito estiver trabalhando em trânsito, mas precisar usar aplicativos e arquivos em seu computador de escritório, ele poderá usar o Protocolo de Dimensão de Trabalho Remota oferecido por seu empregador para fazer isso.
Existem muitos tipos diferentes de programas de software RDP disponíveis hoje, uma vez que RemotePC e ZohoAssist. Usar essa tecnologia pode ser incrivelmente profíquo, embora os cibercriminosos tendam a direcionar esse software para acessar ilegalmente os desktops dos usuários. Isso geralmente é feito para acessar dados confidenciais, instalar malware ou realizar ações prejudiciais.
Agora, vamos discutir o obrigatório das VPNs para ver uma vez que elas diferem do RDP.
O que é uma VPN?
Uma VPN, ou Rede Privada Virtual, é um protocolo que pode ser usado para criptografar seu tráfico online e mascarar seu endereço IP. As VPNs se tornaram muito populares nos últimos anos, com a premência de segurança e privacidade online sendo maior do que nunca. Empresas uma vez que ExpressVPN e SurfShark agora são amplamente bem-sucedidas entre aqueles que procuram se proteger enquanto navegam na web, mas uma vez que isso é realmente feito?
Um componente chave da tecnologia VPN são os servidores remotos. Quando você se conecta a uma VPN usando um provedor legítimo, seu tráfico online é redirecionado por meio de um servidor remoto. Você pode escolher a localização do seu servidor ou deixar seu provedor escolher por você. À medida que seus dados passam por esse servidor, eles são criptografados, o que significa que não podem ser decifrados pelo seu ISP, governo ou outros terceiros.
Outrossim, o servidor remoto pega seu endereço IP original e o substitui por seu próprio IP, o que significa que você não pode ser rastreado geograficamente. Você também pode usar essa tecnologia para evitar o bloqueio geográfico conectando-se a um servidor em um país dissemelhante.
Em suma, as VPNs podem ser muito úteis, mas não são o mesmo que RDP…
Qual é a diferença entre RDP e VPNs?
Quando se trata disso, RDP e VPNs são muito diferentes um do outro. É verdade que ambas as tecnologias permitem acessar remotamente um determinado tipo de hardware. Embora você possa usar um servidor remotamente usando uma VPN, você pode usar um desktop remotamente usando o RDP. Mas é cá que terminam as semelhanças entre esses dois protocolos. Portanto, uma vez que eles são diferentes?
Em primeiro lugar, o Remote Desktop Protocol não foi projetado para manter seus dispositivos seguros. Esta tecnologia é voltada para a funcionalidade, não para a segurança. Embora os programas RDP possam ter recursos de segurança, esse não é o objetivo da tecnologia. Portanto, se você deseja usar o RDP, lembre-se de que alguns programas podem ser suscetíveis a ataques cibernéticos. Finalmente, os criminosos que têm uma vez que evidente os usuários do RDP varrerão a Internet em procura de conexões vulneráveis para explorar. Portanto, se o software RDP que você está usando estiver desatualizado ou mal projetado, seus dispositivos podem estar em risco.
As VPNs, por outro lado, são quase inteiramente focadas na privacidade e segurança do usuário. Ao se inscrever em um serviço VPN, você deve esperar maior proteção por meio da criptografia de seus dados e do mascaramento de seu endereço IP. Mas as VPNs não permitem que você se conecte e controle outros desktops. Em vez disso, a única coisa à qual você se conectará remotamente é um servidor VPN.
Observe que esse é o caso de provedores de VPN legítimos e confiáveis. Hoje, existem muitos serviços de VPN ilícitos que rastreiam sua atividade e vendem seus dados sem sua permissão, além de oferecer recursos de segurança subordinado da média. Os provedores de VPN gratuitos são particularmente conhecidos por isso, com o fascínio de um serviço gratuito de pagamento atraindo usuários que não sabem uma vez que seus dados estão sendo tratados. Portanto, se você procura proteção de primeira traço, opte por um serviço VPN muito estabelecido, mesmo que tenha que remunerar uma taxa para usá-lo.
Quando se trata de escolher entre RDP e VPNs, realmente depende do que você deseja fazer, pois os dois protocolos têm recursos diferentes. Se você deseja acessar uma rede segura, as VPNs são a escolha certa para você. Mas se o controle remoto da superfície de trabalho é o que você procura, você precisará de qualquer tipo de software RDP.
Embora RDP e VPNs diferem drasticamente, isso não quer expressar que eles não possam trabalhar juntos para beneficiar o usuário. Mas por que você iria querer usar essas duas tecnologias simultaneamente?
Por que você deve usar uma VPN e RDP juntos?
Porquê mencionado anteriormente, os cibercriminosos geralmente visam as conexões RDP quando desejam acessar o computador da vítima. Os hacks RDP não são incomuns, com invasores até instalando ransomware em dispositivos direcionados para ameaçar organizações e indivíduos a entregar numerário pelo retorno de seus dados confidenciais.
É por isso que usar uma VPN enquanto seu RDP está ativo pode ser uma ótima teoria. Ocultar seu endereço IP e criptografar sua conexão pode diminuir as chances de ser evidente de cibercriminosos que executam verificações de conexões vulneráveis. Isso manterá seu cliente e servidor RDP seguros e, portanto, protegerá os dados e aplicativos armazenados em seus dispositivos.
Juntos, RDP e VPNs podem ser benéficos
É seguro expressar que RDP e VPNs não são de forma alguma a mesma tecnologia, pois ambos executam funções principais diferentes. No entanto, se você deseja usar o RDP, encontre um provedor de VPN venerando para que sua conexão permaneça sempre criptografada e segura. Isso evitará que olhares indiscretos peguem seus dados ou executem ações prejudiciais em seus dispositivos.