40 satélites Starlink queimarão em uma espetacular esfera de queimação e serão destruídos na atmosfera da Terreno, encerrando suas breves vidas depois serem lançados em 3 de fevereiro de 2022.
Cada satélite Starlink é aproximadamente do tamanho de uma mesa de núcleo e pesa 500 libras (227 kg). Eles têm um quadro refletivo para extrair vontade solar do sol e manobram no espaço disparando propulsores movidos a gás Krypton.
A perda é um fracasso vasqueiro para a SpaceX, que lança missões bem-sucedidas rotineiramente. Portanto, o que deu inexacto desta vez e porquê isso afetará os usuários do Starlink? Cá está o que você precisa saber.
Os satélites Starlink saíram de trajectória?
Na quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, o foguete Falcon 9 da SpaceX lançou 49 satélites Starlink. Infelizmente, um dia depois, os satélites entraram em contato com uma tempestade geomagnética. A tempestade, causada por explosões na superfície do Sol, aqueceu a atmosfera superior da Terreno e aumentou a resistência do ar em até 50% mais do que o normal.
Apesar dos esforços da SpaceX para manobrar os satélites para longe da tempestade e supra da atmosfera da Terreno em Low Earth Orbit (LEO), 40 dos satélites não conseguiram superar o aumento da resistência do ar e gabar suas órbitas. Assim, eles caíram de volta na atmosfera da Terreno, onde eventualmente se queimariam.
Qual é o impacto nos clientes Starlink?
Starlink tornou-se popular entre os clientes, principalmente aqueles em áreas rurais, devido à sua promessa de internet rápida em qualquer lugar da Terreno. Embora atualmente tenha mais de 145.000 clientes, quase um milhão a mais fizeram pré-encomendas e estão esperando para serem conectadas.
A Starlink precisa implantar milhares de satélites rapidamente para satisfazer seu compromisso com seus assinantes. Quanto mais satélites Starlink a SpaceX puder lançar com sucesso, mais clientes ela poderá conectar. Infelizmente, essa perda significa que os clientes que devem se beneficiar dessa implantação de satélite fracassada terão que esperar um pouco mais.
Em segundo lugar, embora a SpaceX tenha implantado 2.000 satélites Starlink, eles não são suficientes. As velocidades do Starlink diminuíram devido a muitos clientes e poucos satélites. Quanto mais clientes a Starlink somar, mais lentas serão as velocidades. Leste continuará sendo o caso até que a Starlink lance mais satélites para aumentar a capacidade. Portanto, perder 40 satélites só piora o problema.
A Starlink tem preocupações de segurança?
Os satélites Starlink são lançados para Low Earth Orbit (LEO) em constelações de 40 a 60 satélites. A SpaceX tem porquê meta lançar 42.000 satélites para revestir todo o planeta. Uma vez em trajectória, os satélites transmitem a Internet para os transceptores terrestres a uma altitude de 550 km, que por sua vez, transmitem localmente ou se conectam diretamente ao seu roteador Starlink.
Essa profundidade é uma política deliberada da SpaceX para prometer que seus satélites Starlink sejam baixos o suficiente para desabar na atmosfera da Terreno e queimar quando ficarem velhos e obsoletos, ou caso haja um mau funcionamento de um satélite.
“Embora a baixa altitude de implantação exija satélites mais capazes a um dispêndio considerável para nós, é a coisa certa a fazer para manter um envolvente espacial sustentável”, disse a SpaceX em expedido sobre o incidente.
Todos os 40 satélites perdidos serão completamente vaporizados pela atmosfera da Terreno. Nenhuma segmento do satélite cairá na Terreno. Assim, não há preocupações de segurança para as pessoas no solo.
“Esta situação única demonstra o grande esforço que a equipe Starlink fez para prometer que o sistema esteja na vanguarda da mitigação de detritos em trajectória”, acrescentou a empresa.
Starlink continuará lançando novos satélites no cronograma
Embora a perda de 40 satélites Starlink seja um golpe para a SpaceX, é exclusivamente um pequeno travanca na estrada e o preço de fazer negócios no espaço. Às vezes, coisas imprevisíveis e incontroláveis acontecem. Os clientes da Starlink terão que esperar um pouco mais pelo aumento da capacidade que a SpaceX pretende oferecer, juntamente com os milhões de novos clientes que esperam pacientemente pela chance de usar o serviço.
Leia a seguir
Sobre o responsável