Você pode pensar que seu MacBook Air está superaquecendo se parecer um secador de cabelo e parecer uma grelha. Dependendo do seu padrão, os ventiladores podem estar trabalhando duro para impedir que o seu Mac fique muito quente. Mas se eles falharem – ou se o seu MacBook Air não tiver ventiladores, uma vez que os modelos M1 e M2 – seu computador poderá desligar inesperadamente.
Existem muitos truques que você pode usar para impedir o superaquecimento do seu MacBook Air. Para nossos propósitos, “superaquecimento” significa estar muito quente ao toque, mas ainda operacional. Dessa forma, você não precisa esperar que o MacBook Air se desligue antes de usar as sugestões aquém para resfriá-lo.
Por que meu MacBook Air está tão quente?
Todos os tipos de problemas podem fazer o seu MacBook Air superaquecer, desde um acúmulo de poeira nas aberturas até uma trouxa de guias do navegador abertas ao mesmo tempo. Esses são problemas que todo computador enfrenta, mas os modelos do MacBook Air parecem ter mais problemas de superaquecimento do que a maioria.
O MacBook Air de 2020 parece ser particularmente propenso a problemas de superaquecimento. É provável que esse problema se deva ao design compacto com somente uma única ventilação – localizada na dobradiça da tela – para ajudar na dissipação do calor.
Pior do que isso, os modelos M1 e M2 do MacBook Air nem sequer têm ventoinhas, tornando-os potencialmente mais propensos a superaquecimento se você conseguir repuxar os chips de silício da Apple com força suficiente.
Tarefas de processamento intenso, uma vez que renderizar efeitos de vídeo, jogar ou terebrar muitas guias do navegador, afetam a placa lógica e o processador do Mac. A prancha gera calor enquanto funciona, e esse calor só tem uma via de escape. A Apple simplesmente não projetou esses laptops finos para tarefas com uso intenso de processador, e é por isso que o MacBook Air esquenta tão facilmente.
Ainda assim, se seus ventiladores estão zumbindo cocuruto e aquecendo a uma temperatura preocupante, veja uma vez que resfriar seu MacBook Air.
1. Mude seu envolvente
Apesar do nome, o melhor lugar para usar um notebook não é no pescoço. Procure usar o MacBook Air em uma superfície dura e plana, uma vez que uma mesa, para oferecer a melhor ventilação sem bloquear o ventilador. Mobiliário macio, uma vez que um travesseiro ou um sofá, armazena mais calor e introduz poeira. Ambos podem reduzir a capacidade do seu MacBook Air de se resfriar.
Você também deve evitar usar seu Mac sob luz solar direta pelo mesmo motivo. A Apple diz que a temperatura envolvente ideal para o seu MacBook Air é de 50°F a 95°F (ou 10°C a 35°C).
2. Remova quaisquer capas e capas de teclado
Embora o seu MacBook tenha uma ventilação para se resfriar quando estiver muito quente, ele também libera calor através do gabinete e do teclado. É exatamente por isso que eles ficam tão quentes quando o seu Mac está superaquecendo, porque estão agindo uma vez que outra maneira de liberar esse calor.
Por esse motivo, ter um estojo ou teclado no MacBook pode fazer com que ele superaqueça com mais frequência e pare de resfriar quando isso sobrevir.
Remova todas as capas ou capas duras do seu MacBook Air e certifique-se de que zero esteja cobrindo o teclado. Esperamos que isso permita que seu Mac regule melhor sua temperatura e pare de superaquecer no porvir.
3. Descarte o software exigente
Se o seu envolvente físico parece bom, há uma boa chance de seu MacBook Air estar esquentando porque está tentando fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. Descubra exatamente quais processos estão fazendo com que seu Mac trabalhe horas extras iniciando o Monitor de atividade aplicativo do seu Serviços de utilidade pública pasta (ou procure-a usando o Spotlight com Cmd + Espaço).
No Monitor de Atividade, vá para o CPU guia e clique no % CPU pilastra para qualificar cada processo em ordem decrescente, com base na porcentagem de poder de processamento disponível que está usando.
É provável que isso revele aplicativos ou processos específicos usando quantidades excessivas de CPU (90% ou mais) sem motivo. Às vezes, isso acontece quando um aplicativo preterição e não é encerrado corretamente. Você pode emendar isso selecionando o processo e forçando-o a fechar com o Parar (X) botão na segmento superior.
Muitos usuários do MacBook Air acham que o Google Chrome é um grande edaz de CPU. Se for esse o caso, considere mudar para o Safari ou Mozilla Firefox.
Você também deve reduzir o número de itens de login que são iniciados quando você faz login no seu Mac. Abra o Maçã cardápio e vá para Preferências do Sistema > Usuários e Gruposselecione seu perfil e abra o Itens de login guia para remover aplicativos.
Não use o Activity Monitor para fechar nenhum processo se você não souber o que eles fazem. Eles podem ser essenciais para que o macOS funcione conforme o esperado.
4. Atualize o macOS e redefina o SMC
Mesmo que não haja nenhum aplicativo específico causando o superaquecimento do seu MacBook Air, você ainda pode estar sofrendo de um problema relacionado ao software. Isso pode se reunir a um bug no sistema operacional. Normalmente, tudo o que você precisa fazer é atualizar para a versão mais recente do macOS para emendar esses problemas.
Abra o Maçã cardápio e vá para Preferências do sistema > Atualização de software para verificar se há novas atualizações do macOS. Certifique-se de diminuir e instalar qualquer um que esteja disponível para o seu Mac.
Há uma chance da Apple ainda estar trabalhando em um patch para o bug específico que você está enfrentando. Você deve ativar a opção de Manter meu Mac atualizado maquinalmente ou continue verificando as atualizações você mesmo.
Também é uma boa teoria redefinir o SMC no seu Mac, o que você pode fazer reiniciando alguns modelos de MacBook em seguida a atualização. Isso significa Controlador de Gerenciamento do Sistema. Um problema com ele pode explicar por que o seu MacBook Air não está usando os ventiladores para se resfriar adequadamente.
5. Execute diagnósticos em seus ventiladores
Se seus problemas forem mais pronunciados e seu MacBook Air estiver desligando regularmente, talvez seja necessário testar seus ventiladores. Às vezes, você obviamente pode ouvir um problema com seu ventilador se ele titubear e ringir audivelmente. Mas nem todas as falhas do ventilador são tão claras.
Se você tem um MacBook Air de silício da Apple (com um chip M1 ou M2 dentro dele), portanto você não tem nenhum ventilador, portanto você pode pular esta lanço. Para todos os outros, descubra uma vez que testar seus fãs aquém.
Você pode testar as ventoinhas do seu MacBook Air usando o software de diagnóstico integrado. Se o seu MacBook Air foi fabricado antes de junho de 2013, ele usará o Apple Hardware Test. Modelos mais recentes, use o Apple Diagnostics.
Não se preocupe, ambos os testes de diagnóstico são bastante semelhantes e você os acessa da mesma maneira:
- Desligue o Mac e conecte o cabo de manjar.
- aperte o Poder botão para reiniciar o Mac e, em seguida, pressione e segure o D chave.
- Selecione um linguagem (se solicitado) e siga as instruções na tela.
Em Macs mais recentes, o Apple Diagnostics deve principiar a testar maquinalmente. Macs mais antigos usando o Apple Hardware Test oferecem a opção de Principal ou um Minucioso teste. O teste capital deve ser suficiente para detectar problemas no ventilador.
Posteriormente a desenlace do diagnóstico, anote quaisquer códigos de erro ou outras informações que você obtiver. Você pode fornecer esses códigos à Apple se precisar marcar uma consulta no Genius Bar para reparar seu Mac.
6. Substitua seus fãs
Se o seu MacBook Air estiver superaquecendo consistentemente e você se esforçar para ver o porquê, convém instalar um aplicativo que permita substituir manualmente a velocidade do ventilador. Dessa forma, você pode manter os ventiladores no supremo, mesmo que o seu Mac geralmente não queira fazê-lo. Novamente, você pode pular esta lanço se o seu MacBook Air não tiver ventiladores.
Simples, isso pode vir à custa de esgotar seus fãs mais cedo. Mas é muito mais barato substituir uma ventoinha no seu MacBook Air do que substituir a placa lógica se ela morrer por superaquecimento.
O melhor aplicativo para isso é o Macs Fan Control, um utilitário gratuito que fica na sua barra de menus. Ele fornece controles fáceis para substituir as regras padrão sobre o uso dos ventiladores: opte por mantê-los ligados o tempo todo ou ajuste a filete de temperatura tolerável.
Download: Macs Fan Control para macOS (versão premium gratuita disponível)
7. Resfriadores e Limpeza de Notebooks
É um último recurso, mormente para uma máquina tão elegante, mas às vezes você precisa morder a projéctil e comprar um refrigerador de laptop para o seu MacBook Air. Estes são mais do que somente suportes para MacBook. Em vez disso, eles sustentam seu MacBook e usam ventiladores adicionais para incentivar uma melhor ventilação.
Se você usa seu MacBook Air em morada a maior segmento do tempo, comprar um cooler decente para laptop pode ser a solução mais simples para evitar problemas de superaquecimento. Isso é ideal se você combinar seu MacBook com um monitor e teclado, para que você possa manter o cooler de lado.
Se o seu Mac for mais vetusto e os ventiladores girarem muito mais do que costumavam, você pode querer dar um passo adiante e limpá-lo. Isso envolve terebrar o gabinete do laptop e expor todo o quebrável funcionamento interno.
É muito fácil originar danos permanentes ao seu MacBook ao fazer isso, portanto você provavelmente deve contratar um profissional. Dito isso, é perfeitamente provável limpar a poeira do seu MacBook você mesmo. Unicamente tome um desvelo extra privativo ao fazê-lo.
Qualquer computador pode ter problemas de superaquecimento
Vimos uma vez que parar o superaquecimento do seu MacBook Air. Esse problema é generalidade aos proprietários de Mac, principalmente aqueles com o MacBook Air 2020, porque os Macs não apresentam ótimas opções de ventilação. Mas um MacBook Air não é o único computador que superaquece.
Já escrevemos anteriormente sobre conselhos para consertar qualquer laptop com superaquecimento. Se o seu MacBook Air ainda estiver esquentando demais, dê uma olhada nessas dicas gerais para desvendar o que mais você pode fazer para consertá-lo.