Há muito burburinho na indústria de tecnologia em torno de dispositivos emblemáticos. Por fim, é aí que toda a inovação empolgante está acontecendo. Mas os carros-chefe representam unicamente uma pequena segmento do volume global de vendas de smartphones. A maioria desses números representa dispositivos econômicos e de médio porte que vêm com todos os tipos de dilemas e compensações.
Uma dessas compensações que os compradores geralmente precisam suportar é escolher entre uma taxa de atualização mais subida ou um tela AMOLED. Mas o que é mais importante para uma melhor experiência: um tela LCD rápido de 120Hz ou um AMOLED de 60Hz? Vamos desvendar.
Para que serve a subida taxa de atualização?
A rapidez com que uma tela pode ser atualizada afeta o quão muito ela pode simular o movimento. Em outras palavras, faz com que as animações pareçam mais naturais e fluidas, ao invés de lentas e agitadas. Anteriormente, a taxa de atualização padrão para smartphones costumava ser de 60Hz. Mas desde que o OnePlus popularizou os monitores de subida taxa de atualização, eles se tornaram comuns no setor de tecnologia.
Hoje, até alguns modelos econômicos vêm com uma taxa de atualização de 120Hz, principalmente telefones chineses. Você pode notar a diferença entre um tela de 60Hz e um tela de 90Hz/120Hz ao jogar e percorrer aplicativos ou mídias sociais.
Mas antes que você fique muito entusiasmado, observe que o salto no desempenho, ou seja, o quão suave as animações parecem, não continua aumentando consistentemente. Um salto de 60Hz para 90Hz é uma atualização de 50%, enquanto um salto de 90Hz para 120Hz é unicamente uma atualização de 33,33%. E um salto de 120Hz para 144Hz é uma atualização insignificante de 20%. Isso significa que você chegará ao ponto de retornos decrescentes além de 120Hz, que é o ponto ideal para as taxas de atualização do smartphone.
Para que serve a tela AMOLED?
Ao contrário de um LCD geral, um display AMOLED oferece qualidade de imagem mais vívida, consome menos virilidade e faz um trabalho melhor na redução do fulgor da tela. Isso significa que qualquer teor que você consumir em seu telefone – de jogos a filmes e mídias sociais – parecerá mais sumptuoso e tingido, economizando a vida útil da bateria.
Cada pixel produz sua própria luz em um tela AMOLED, ao contrário dos painéis LCD ou IPS que usam uma luz de fundo para iluminar a tela. Por culpa disso, o primeiro pode mostrar cores mais escuras e pretos profundos com mais precisão, pois pode unicamente desligar um pixel para simbolizar a carência de luz. Neste último, as mesmas cores aparecem desbotadas ou desbotadas.
Ao usar o Modo Escuro (ou Modo Noturno) em um tela AMOLED, a trouxa de trabalho da tela é reduzida, pois uma segmento mensurável da tela está basicamente desligada. Exclusivamente os pixels que mostram cores precisam ser iluminados, enquanto os pixels pretos podem permanecer desligados. Porquê resultado, você economiza bateria enquanto visualiza teor escuro em uma tela AMOLED.
Subida taxa de atualização versus tela AMOLED
Se você é um jogador, uma tela de subida taxa de atualização servirá melhor do que uma AMOLED, tornando sua experiência de jogo muito mais suave. No entanto, observe que quanto maior a taxa de atualização, mais rápido você esgotará a bateria. Ou por outra, lembre-se de que muitos jogos para celular suportam unicamente 60Hz, portanto, o mercê de ter uma tela de 90Hz ou 120Hz pode ser redundante.
Por outro lado, se você é alguém que consome muito teor de vídeo, uma vez que filmes, programas de TV, vídeos do YouTube ou clipes do TikTok, ter um tela AMOLED é claramente a melhor escolha, pois melhorará a cor precisão e viveza dramaticamente.
Recursos Premium por um preço atingível
À medida que os recursos premium se tornam mais comuns, eles estão rapidamente chegando aos telefones econômicos. Ter uma tela AMOLED de subida taxa de atualização é obviamente melhor se você puder encontrar um dispositivo desse tipo na categoria de orçamento. Mas se você não puder, você tem que trocar um pelo outro.
Porquê os telefones econômicos vêm com chips mais fracos, os jogos que você joga nem sempre tiram proveito dessa tela de subida taxa de atualização, tornando-os um pouco desnecessários, além da rolagem mais suave dos feeds de mídia social. No entanto, um tela AMOLED continuará a enriquecer sua experiência de visualização, não importa o que aconteça.
Leia a seguir
Sobre o responsável