Parece que todos e seus cães possuem um par de fones de ouvido sem fio verdadeiros hoje em dia. Desde que a Apple lançou os AirPods em 2016, esse mercado explodiu em popularidade. Infelizmente, devido a isso, um número crescente de compradores e fabricantes está ignorando os fones de ouvido com fita para o pescoço.
Mas, embora não sejam manchetes, as fitas para o pescoço podem fazer muitas coisas que seus fones de ouvido sem fio comuns não podem. Na verdade, em alguns casos, o primeiro sai milhas avante. Neste guia, comparamos faixas de pescoço e fones de ouvido sem fio para ver qual é melhor.
Qual é mais útil?
As pessoas compram fones de ouvido sem fio por conveniência supra de tudo, logo vamos debutar por aí. Vários fatores determinam a conveniência, e um dos maiores é a segurança com que os fones de ouvido permanecem no lugar sem mexer.
As fitas para o pescoço têm um fio conectando os dois fones de ouvido e são usadas em volta do pescoço. Isso significa que, mesmo que os fones de ouvido saiam de seus ouvidos, eles não atingirão o solo, mas permanecerão suspensos em seu pescoço, graças ao fio.
Isso torna as fitas de pescoço ideais para viajantes e frequentadores de ateneu. Eles não caem e são acidentalmente pisados, deixados para trás ou perdidos sob assentos de metrô, almofadas de sofá, equipamentos de ginástica e inúmeros outros lugares onde os fones de ouvido geralmente se perdem.
Quando você precisar ouvir o que está ao seu volta, basta tirar os fones de ouvido das fitas do pescoço e deixá-los pendurados. Isso é mais rápido do que ativar o modo Transparência no AirPods Pro ou depreender o estojo e colocar os botões.
Ou por outra, você pode usar fitas de pescoço até que a bateria esteja totalmente descarregada e usar instantaneamente os fones de ouvido sempre que necessário. Os fones de ouvido sem fio exigem que você espere até que os fones tenham robustez suficiente do estojo depois cada sessão de audição.
Ambos têm alcance Bluetooth e desempenho ANC semelhantes. No entanto, os fones de ouvido podem ser carregados por meio de carregamento sem fio revirado se o telefone for harmonizável, o que é útil quando não há manadeira de robustez por perto. Neckbands não têm esse recurso.
Embora haja exceções, a maioria dos fones de ouvido sem fio usa controles de gestos que muitos usuários acham complicados; as faixas de pescoço têm controles de botão que fornecem feedback tátil quando pressionados.
As fitas para o pescoço são mais complicadas de carregar, pois nem sempre são muito embrulhadas devido ao invólucro de plástico, logo você pode ter que comprar um estojo de EVA rígido retangular. Por outro lado, os fones de ouvido sem fio vêm com um estojo de carregamento compacto que você pode carregar facilmente no bolso.
Os fones de ouvido iniciam o emparelhamento com o dispositivo quando você abre a tampa do estojo e as fitas para o pescoço fazem isso quando você solta os fones de ouvido magnéticos. Ambos suportam conexões Bluetooth multiponto para interpolar facilmente entre seu telefone e outros gadgets.
Vencedora: Fones de ouvido com fita para o pescoço
Qual é mais confortável?
Os fones de ouvido TWS são mais ergonômicos e parecem menos intrusivos dentro de seus ouvidos. Às vezes, você pode até olvidar que eles estão lá. Em conferência, as fitas para o pescoço dão ao ouvido uma sensação proeminente, já que os cabos puxam os fones de ouvido enquanto você move a cabeça.
Isso é irritante e impede que você mergulhe totalmente na sua música.
Vencedora: Fones de ouvido sem fio verdadeiros
Qual tem melhor qualidade de som?
A qualidade do som não é a primeira prioridade para as pessoas que compram fones de ouvido sem fio, mas pelo moeda que você está pagando, você ainda quer que seja bom o suficiente para o uso quotidiano. Independentemente disso, saiba que a qualidade do som depende mais da marca do que do design desses produtos.
No entanto, há uma grande diferença. Embora ambos tenham ANC, unicamente os fones de ouvido sem fio oferecem áudio espacial (ou 360 Audio, porquê a Samsung o labareda) que simula o efeito de som surround.
Observe que esse recurso está disponível unicamente em fones de ouvido de última geração, porquê AirPods Pro ou Galaxy Buds Pro. Confira nosso guia sobre quanto você deve gastar em fones de ouvido sem fio para obter mais detalhes.
Se a qualidade do som é sua maior prioridade, você não deve comprar fones de ouvido sem fio em primeiro lugar. Muitas alternativas com fio soam muito melhor e são muito mais baratas, já que os fones de ouvido com fio são uma tecnologia testada e comprovada.
Vencedora: Fones de ouvido sem fio verdadeiros
Qual tem mais vida útil da bateria?
Os fones de ouvido sem fio e as fitas para o pescoço têm uma capacidade limitada da bateria. No primeiro, o estojo precisa ser pequeno o suficiente para caber no seu bolso. Neste último, o dispositivo precisa ser ligeiro o suficiente para evitar fomentar dores no pescoço. Dito isto, as fitas para o pescoço geralmente carregam muito mais rápido.
Os fones de ouvido sem fio passam a maior segmento do tempo dentro do estojo, o que significa que estão sempre carregando ou com 100% da capacidade. Isso é ruim para a saúde da bateria a longo prazo, pois as baterias de íons de lítio se degradam mais rapidamente quando totalmente carregadas ou vazias.
As fitas de pescoço não precisam passar por tantos ciclos de fardo em um dia. Mas com fones de ouvido sem fio, você pode usar um botão de cada vez para maximizar a vida útil da bateria; as fitas de pescoço não podem fazer isso, pois não possuem controles independentes para cada fone de ouvido.
Dito isso, usar um fone de ouvido por vez é uma solução escolha para um problema existente; não é realmente um recurso. Idealmente, você usaria os dois fones de ouvido ao mesmo tempo de qualquer maneira. Por razão dessa nuance, não podemos dar o ponto aos fones de ouvido sem fio.
Vencedora: Fones de ouvido com fita para o pescoço
Qual é mais indestrutível?
Uma vez que mencionado anteriormente, os fones de ouvido sem fio são famosos por desabar facilmente, o que os torna mais suscetíveis a quebras. As fitas para o pescoço também não são totalmente duráveis, porque se você retirar o cabo com muita força acidentalmente, ele pode se soltar do invólucro de plástico ou metal.
Algumas faixas de pescoço têm um design dobrável e vêm com fones de ouvido retráteis, o que facilita o armazenamento e reduz as chances de os cabos se romperem. No entanto, esse design exige que a carcaça de plástico seja mais fina, o que sacrifica a vida útil da bateria.
Com fones de ouvido sem fio, o outro ainda funcionará mesmo se um dos botões quebrar. Nascente não é o caso das fitas de pescoço, pois os componentes dentro da caixa podem ser danificados devido à tração, tornando todo o resultado inútil. Ainda assim, é menos provável que isso aconteça do que os fones de ouvido caindo.
Ambos têm classificações IP semelhantes para resistência à poeira e à chuva.
Vencedora: Empate
Qual tem melhor qualidade de chamada?
Muitas fitas de pescoço têm um microfone em risca, o que significa que você pode aproximá-lo fisicamente da boca durante uma chamada para que a outra pessoa possa ouvi-lo com mais nitidez. Ou por outra, os fones de ouvido hoje usam a magia do software para varar ruídos indesejados e aumentar sua voz durante as chamadas.
Surpreendentemente, as fitas de pescoço baratas com um microfone em risca oferecem a mesma ou melhor qualidade de chamada do que os fones de ouvido de última geração. Mas as fitas para o pescoço que têm o microfone no próprio invólucro de plástico podem não captar sua voz (mas ainda soarão semelhantes aos fones de ouvido sem fio).
Vencedora: Fones de ouvido com fita para o pescoço
Faixas de pescoço são práticas, fones de ouvido são mais legais
Cá está a peroração: os fones de ouvido sem fio exigem mais participação de você porquê usuário para usá-los e mantê-los. Se você deseja fones de ouvido sem fio puramente por motivos práticos, as fitas para o pescoço oferecem uma melhor relação dispêndio / mercê e representam menos problemas, principalmente durante a movimentação.
Dito isto, a maioria das pessoas ainda prefere comprar fones de ouvido sem fio porque, francamente, eles parecem mais legais. Os fones de ouvido são tanto fashion quanto utilitários, e seu sucesso mercantil incentiva as marcas a continuar inovando e trazendo novos recursos.