A maioria das suas interações com a Internet começa com consultas DNS, mas os servidores DNS públicos não são projetados com a privacidade em mente. Portanto, você deve usar o recurso de DNS privado do seu telefone Android para aumentar sua privacidade.
Mas o que exatamente é o DNS, uma vez que ele funciona e por que você deve considerar o uso do recurso de DNS privado em seu dispositivo Android?
O que é DNS?
Todos os dispositivos na Internet, incluindo servidores da Web que fornecem teor a você, se comunicam entre si usando endereços IP. Mas para os humanos é difícil memorizar esses números complexos. O Domain Name System (DNS) elimina a premência de os humanos se lembrarem de endereços IP.
Você digita o nome de um site em seu navegador, uma vez que makeuseof.com, e o DNS traduz o nome do site em seu endereço IP correspondente para permitir que seus navegadores carreguem o site.
Uma vez que funciona o DNS
Cá está o processo em detalhes:
- Você digita um nome de domínio em seu navegador, uma vez que makeuseof.com.
- O navegador envia uma consulta aos servidores DNS solicitando o endereço IP associado para makeuseof.com.
- Os servidores DNS pesquisam e localizam o endereço IP correto de seus registros com base na consulta DNS recebida do navegador.
- Se for bem-sucedido, os servidores DNS retornam seu endereço IP localizado ao navegador solicitante.
- O navegador portanto contata o servidor da web de rumo usando esse endereço IP retornado.
- O servidor web responde com uma conexão com o navegador solicitante.
- Por termo, o navegador exibe o teor em sua tela conforme solicitado inicialmente.
Vários servidores DNS estão envolvidos nesse processo. E todo o processo ocorre em segundo projecto com tanta rapidez que você não verá nenhum tardada. Você pressiona enter depois de digitar o nome do site e seu dispositivo carrega o site no momento seguinte.
O que é DNS privado?
DNS privado é uma opção para criptografar consultas de DNS. Isso significa que os agentes de ameaças não podem saber o que você está pesquisando online se conseguirem interceptar seus dados. Conseqüentemente, um modo DNS privado pode ajudá-lo a se proteger contra espionagem.
Amplamente dois protocolos são usados para produzir um meato seguro entre seu navegador e o DNS—DNS sobre protocolo de segurança da categoria de transporte (TLS) e DNS sobre protocolo HTTPS.
Por que você deve usar DNS privado em um smartphone
Atores de ameaças estão explorando vulnerabilidades no DNS para realizar vários ataques de DNS.
De combinação com o último Relatório Global de Ameaças ao DNS, 88% das empresas sofreram um ou mais ataques de DNS no ano pretérito. E foram sete ataques por ano em média para cada empresa.
Você pode pensar por que deveria cuidar do seu smartphone. Você não o usa para nenhum trabalho relacionado ao escritório. Portanto, você pode ter a sentimento de que os hackers não o atacarão por nenhum ataque relacionado ao DNS.
Hoje em dia, as pessoas usam smartphones para todos os sites, incluindo sites bancários. As pesquisas em dispositivos móveis têm um volume maior do que as pesquisas em computadores globalmente. Portanto, os smartphones são o branco predilecto dos hackers.
Dito isso, você deve fortalecer a segurança do DNS para se manter protegido. E usar o modo DNS privado em seu smartphone pode ser uma maneira de fazer isso. Criptografar todas as suas consultas de DNS mantém o que você pesquisa on-line oculto de olhares indiscretos.
Outrossim, o Wi-Fi público apresenta muitas ameaças à segurança. Portanto, é melhor ter suas solicitações de DNS criptografadas em uma rede pública para aumentar sua privacidade.
Outrossim, usando um serviço DNS de terceiros, você pode definir o controle dos pais nos dispositivos de seus filhos.
Uma vez que ativar o DNS privado no Android
O Google introduziu o DNS sobre TLS no Android 9 ou em dispositivos posteriores, permitindo que você criptografe todas as consultas de DNS em seu smartphone. Portanto, por padrão, o DNS privado está ativo no seu dispositivo Android se você estiver usando o Android 9 ou ulterior. Mas se você estragou as configurações do seu telefone e desativou esse recurso, pode ativá-lo facilmente.
Além do mais, você também pode escolher um servidor DNS privado de sua escolha, caso não queira usar seu servidor DNS privado padrão, que geralmente é o DNS do Google.
O processo para ativar o serviço de DNS privado é basicamente o mesmo na maioria dos smartphones Android, mas o caminho exato e as etapas podem variar dependendo do trabalhador do smartphone. Para nascente exemplo, vamos usar o smartphone OnePlus-Nord 2T5G.
Para encetar, deslize seu smartphone para reles para acessar a aba de notificação em seu smartphone. Em seguida, clique no símbolo de engrenagem para entrar no Configurações cardápio.
Dentro de Configurações menu, clique no Conexões e compartilhamento aba. Dependendo do trabalhador do seu dispositivo, você pode ter um nome dissemelhante, uma vez que Rede e Internet.
No Conexão e compartilhamento menu, clique no DNS privado aba. Você verá três opções—Desligado, Autoe DNS especificado.
Selecione os DNS especificado opção de usar um provedor de DNS privado terceirizado de sua escolha. Se você selecionar esta opção, deverá inserir o nome de host do provedor de DNS privado, não o endereço IP.
Você pode usar um dos seguintes endereços de servidor DNS:
- Cloudflare: 1dot1dot1dot1.cloudflare-dns.com
- Quad9: dns.quad9.net
- DNS de navegação limpa: security-filter-dns.cleanbrowsing.org
Depois de inserir o nome do servidor DNS de terceiros, clique no botão Salvar botão. Você ativou o DNS privado em seu telefone com um servidor DNS de sua escolha. A partir de agora, todas as consultas de DNS em seu smartphone serão criptografadas.
Por qualquer motivo, se você deseja desativar o recurso de DNS privado, vá para Configurações > Conexão e compartilhamento > DNS privado. Em seguida, selecione o Desligado botão. O recurso DNS privado no seu dispositivo Android será desativado.
Você deve usar um serviço DNS de terceiros?
Usar um serviço DNS de terceiros pode oferecer muitos benefícios. Você pode ter velocidades melhores se o servidor DNS de terceiros estiver perto de sua localização.
Se você suspeitar que seu provedor de serviços de Internet está gravando o histórico do navegador, a escolha de um serviço DNS sem registro pode resolver esse problema.
Os servidores DNS privados de terceiros podem ajudá-lo a acessar teor bloqueado por região, já que a maior segmento do teor censurado é bloqueada via DNS.
Alguns provedores de DNS privados também podem ajudá-lo a definir o controle dos pais e a filtragem personalizada nos dispositivos. Mas você pode ter que remunerar para usar esses recursos.
Habilite o DNS privado para permanecer protegido contra olhares indiscretos
Com os agentes de ameaças cada vez mais direcionados aos dispositivos Android, tornou-se fundamental para todos os usuários aumentar a segurança de seus dispositivos.
A ativação do recurso DNS privado em seu telefone Android aumenta sua privacidade, pois sua solicitação de DNS será criptografada. Consequentemente, você desfrutará de maior privacidade e segurança. Outrossim, se você estiver enfrentando tempos de carregamento lentos, mudar as configurações de DNS pode somente correr as coisas.