A maioria de nós toma como certa a maneira como usamos um computador diariamente. Um teclado, mouse e monitor parecem necessários, até naturais. No entanto, muitas pessoas devem confiar em outros meios de interagir com um computador. Felizmente, o Mac OS X possui vários recursos de acessibilidade integrados que podem atender às necessidades da maioria dos usuários. Aqui está o que eles são e o que eles fazem.
Encontrar acesso
Antes de se preocupar com os recursos de acessibilidade, você precisa encontrá-los. Felizmente, isso é uma coisa fácil. Basta abrir o menu Apple no canto superior esquerdo e clicar em Preferências do Sistema. Você encontrará o ícone Acessibilidade na quarta linha abaixo.
Você também pode abrir um menu de acessibilidade pressionando as teclas Função (Fn), Opção, Comando e F5 simultaneamente. Ou, se você quiser usar recursos específicos por meio do teclado, consulte a lista útil de atalhos de acessibilidade da Apple.
Vendo
A primeira categoria de recursos é chamada de Visualização e inclui ferramentas de exibição, zoom e narração. Estes são úteis para pessoas com deficiência visual.
A exibição é usada para inverter cores, converter em escala de cinza, melhorar o contraste e alterar o tamanho do cursor, todos ótimos para pessoas com visão parcial. O brilho e a resolução são ajustados em um menu separado, vinculado ao menu Exibir.
O Zoom foi projetado para pessoas com deficiência visual e faz exatamente o que diz. É aqui que você ativa os atalhos de teclado do Zoom e também é onde você pode ajustar a distância que deseja que o OS X amplie ao ativar o recurso.
O VoiceOver é um sistema avançado de controle de áudio para pessoas sem visão. O conjunto de recursos do VoiceOver é extremamente avançado e inclui controles de toque exclusivos, suporte para linhas braille e suporte de voz para trinta idiomas. Esse recurso é complexo o suficiente para que a Apple tenha desenvolvido um longo guia apenas para ele, mas é incrível para quem tem dificuldade em usar um computador por causa de sua visão. O Navigator, que desempenha uma função semelhante no Microsoft Windows, simplesmente não pode competir.
Audição
As opções de áudio em Audição são básicas. Você pode ativar o flash da tela, que pisca a tela quando um alerta do sistema é exibido, e pode forçar o som estéreo a parecer mono.
Você também encontrará as preferências de legendas, que novamente são bastante limitadas; você não pode fazer muito, exceto alternar entre três tamanhos padrão e forçar legendas ocultas quando possível. Ainda assim, isso é melhor do que nada.
Interagindo
Na categoria Interação, você encontrará recursos que alteram o funcionamento das entradas do OS X. A seção começa com o teclado, onde você pode ativar teclas de aderência ou teclas lentas. As teclas de aderência permitem que você ative as teclas modificadoras (como comando) sem mantê-las pressionadas o tempo todo em que você as deseja ativas. As teclas lentas simplesmente atrasam a resposta de uma tecla, o que, por sua vez, requer um uso mais proposital. Você também pode ativar um indicador de áudio clicky que informa quando uma tecla é ativada.
Mouse & Trackpad é onde você encontrará as Teclas do Mouse, um recurso que permite a navegação do mouse através do teclado. Este é também, um pouco confuso, onde você encontrará recursos que nem sempre estão relacionados à acessibilidade, como velocidade do cursor e velocidade do clique duplo.
Em Controle Assistivo, você encontrará uma ferramenta que permite navegar na maioria das funções do sistema usando um único “Interruptor”, como a barra de espaço. Quando ativado, um menu é exibido. Pressionar o botão atribuído inicia a navegação pelo menu, que ocorre automaticamente. Quando o comando desejado é destacado, o interruptor é pressionado novamente. Desta forma, a maioria das funções do sistema pode ser controlada com uma única tecla ou botão.
O mouse também pode ser usado dessa maneira; selecionar o interruptor faz com que uma linha vertical role pela tela. Quando estiver onde você quiser, pressione o botão para parar a linha e repita esse processo para o acesso horizontal. Isso permite que você use o mouse com apenas uma única tecla. O OS X ainda permite adicionar funções personalizadas ao painel Switch, que é realizada selecionando o Editor de painel no menu Alternar.
Acessibilidade em outros lugares
Embora a maioria das ferramentas de acesso importantes estejam no menu Acessibilidade, existem algumas outras áreas das Preferências do Sistema que podem ser relevantes. Eles incluem:
Em geral: Aqui você pode alterar o tema de cores do OS X
Exibição: Pode ser usado para alterar a resolução, escala, brilho e gama de cores.
Doca: É aqui que você altera o tamanho do dock, sua posição, se ele oculta automaticamente e muito mais
Som: Usado para alterar o volume e quando as notificações de áudio são reproduzidas.
Teclado: aqui você pode alterar o layout do teclado, ativar atalhos relacionados à acessibilidade, ajustar o atraso das teclas e personalizar a verificação ortográfica.
Ditado e fala: é aqui que você ativa o ditado, que permite a entrada via voz em alguns aplicativos (pode ser ativado tocando duas vezes na tecla Fn). Você também pode fazer com que seu sistema leia os alertas do sistema para você, ative a conversão de texto em fala do texto selecionado por meio de um atalho de teclado e altere a voz que seu sistema usa.
Os recursos de acessibilidade no OS X são impressionantes, mas o sistema operacional não faz tudo. Existem algumas ferramentas de terceiros que podem preencher as lacunas que o sistema operacional da Apple não cobre.
Keymo – Quer usar o mouse sem mouse? Keymo é outra maneira de fazer isso. A função deste aplicativo é um pouco redundante com os recursos de acessibilidade integrados do OS X, mas sua interface é mais direta e oferece uma variedade maior de opções.
MenuPop – Este aplicativo de 99 centavos fornece acesso rápido ao menu de um programa por meio de uma tecla de atalho de sua escolha. Embora destinado à produtividade, também é ótimo para quem tem dificuldade em usar um mouse ou trackpad.
PinPoint [No longer available] – Um programa gratuito, o PinPoint é um utilitário de personalização de cursor que permite adicionar uma imagem ao redor do cursor, facilitando a identificação. Este aplicativo custa apenas US $ 4,99 na Mac App Store.
Proloquo – Este utilitário permite que um usuário crie painéis de fala personalizados associados a imagens e texto, o que facilita encontrar e ativar a palavra ou frase correta. Os usuários que têm dificuldade em usar um teclado acharão isso muito útil. Infelizmente, uma licença completa custa $ 299.
Ler e escrever ouro [Broken URL Removed] – Projetado para pessoas com dificuldades de leitura, este aplicativo pode ler texto da maioria dos documentos e fotos, bloquear áreas indesejadas da tela para diminuir a distração e fornecer acesso fácil a um dicionário abrangente. Infelizmente, este aplicativo é vendido por US $ 649.
Conclusão
Agora você deve estar bastante familiarizado com as opções de acessibilidade oferecidas pelo Mac OS X. Se você tiver dúvidas ou recomendações adicionais, deixe um comentário.