Pense nos modelos 3D mais legais que você já viu – mechs, modelos 3D de veículos e edifícios, modelagem de armas e outras máquinas têm uma coisa em geral. Aquela coisa? Modelagem de superfícies duras.
Você provavelmente já está muito familiarizado com o mundo da modelagem de superfícies duras. Cá está um rápido resumo sobre o capital integral.
O que é modelagem 3D de superfície dura?
A modelagem de superfície dura em programas uma vez que ZBrush e Blender é um tanto que você poderá fazer sempre que estiver criando um tanto feito pelo varão e inorgânico. A diferença entre modelagem orgânica e inorgânica se resume a alguns fatores-chave:
- Projetos lisos, especulares e com painéis.
- Corpos rígidos e estruturados.
- Um motivo geométrico e muitas vezes industrial.
- Um foco em detalhes intrincados.
- Geralmente envolve pelo menos um eixo de simetria.
- Cores e materiais são geralmente delineados por limites de malha.
- Os modelos de superfície dura geralmente se baseiam em referências da vida real.
Alguns profissionais da indústria usam uma definição dissemelhante voltada mais para o rigor da produção – um padrão de superfície dura é aquele que não é manipulado ou deformado em toda a sua função em uma animação ou jogo, mas é exclusivamente um suporte estático ou elemento ambiental . Essa mentalidade não é muito geral; para a maioria dos artistas 3D, o tema e o estilo são tudo cá.
A modelagem de superfície dura não é exatamente modelagem CAD, por si só. Quanto mais realismo você for capaz de encanar para o seu padrão de superfície dura, mais persuasivo e excitante será de se ver e utilizar. Qualquer conhecimento de mecânica vai longe; a pesquisa irá fasciná-lo se você se sentir predisposto a esse tipo de tema.
Não há uma regra rígida quando se trata de qualificar seu padrão 3D – em um sentido universal, no entanto, qualquer objeto que não deforme ou deforme normalmente, uma vez que uma chave de metal resistente, pode ser agrupado com segurança nessa categoria .
Exemplos de modelagem de superfície dura
Para exemplos de modelos de superfície dura, tudo o que você precisa fazer é dar uma olhada ao seu volta. A chaleira de chuva quente em seu balcão, o hidrante do lado de fora do seu apartamento e até o controle remoto da sua televisão se qualificam. As possibilidades só ficam mais excitantes a partir daqui.
Os projetos de modelagem de superfícies duras mais populares vão além dos objetos do dia-a-dia – artistas 3D são capazes de viver suas fantasias mais loucas, Steven Spielberg entrando em um mundo de maravilha e terror. Se você está ansioso para inaugurar, cá estão algumas das nossas ideias favoritas de projetos de modelagem de superfícies duras para iniciantes:
- Veículos
- Armas
- Máquinas e maquinários
- Robôs
- Edifícios e arquitetura
- Design de mobília
- Modelagem de produtos
- Qualquer coisa feita à máquina ou feita pelo varão
Elementos secundários comuns e inspiradores na modelagem de superfícies duras incluem:
- Tubos
- Engrenagens
- Juntas mecânicas e alavancas
- Rodas
- Elementos emissores de luz
- Telas
- Botões
- Alças
- Aberturas
- Suportes
Com isso dito, no entanto, também vale a pena notar que muitos designs de superfícies duras são feitos de coisas uma vez que metal e plástico, elementos “macios” ainda podem ser incluídos no contexto.
Os pneus de borracha de um veículo todo-o-terreno são um desses casos e não deixam zero a desejar em termos do duelo técnico que apresentam. Projetar a orquestra de rodagem, por exemplo, é modelar superfícies duras em T, apesar de serem muito mais macias que o resto do padrão.
Técnicas de modelagem de superfície dura para iniciantes
A modelagem de superfície dura geralmente começa com uma primitiva geométrica, que é portanto refinada em uma jerarquia. Para simbolizar cada pormenor minucioso no tela frontal do WALL-E, primeiro precisamos dividi-lo em componentes – seu tela de controle próximo ao topo, por exemplo, deve ser separado de seu aparelho de compactação de lixo.
Você pode inaugurar a desintegrar seu tema tanto pelo olho quanto pela lógica. Coisas que articulam são uma eminência fácil de fazer; se for para se desfazer, essa é uma risca óbvia a ser traçada. Cada subelemento torna-se muito mais fácil de desenvolver e adornar.
Não há regras no mundo da modelagem de superfícies duras, mas definitivamente podemos recomendar mais do que algumas práticas recomendadas a serem seguidas em universal:
- Você pode dividir uma primitiva ao meio com um único loop de aresta (Ctrl + R) e exclua um lado para penetrar espaço para um modificador de Espelho.
- Para aditar ranhuras regulares em torno de uma forma, você pode aditar mais loops de borda. Puxá-los alternadamente é uma ótima base para punhos, elementos de ficção científica e muito mais.
- As operações booleanas podem ser usadas para gerar cortes e combinações geométricas limpas e controladas, muito uma vez que para unificar seu padrão a qualquer momento.
- Manter a malha mais simples verosímil geralmente será útil a longo prazo, mormente ao elaborar seu padrão no início.
- Os detalhes devem ser adicionados secundariamente, depois o corpo principal do padrão ter sido finalizado até visível ponto. Uma vez que você tenha uma base viável para trabalhar, gerar esses detalhes será muito mais fácil e muito mais criativo e intuitivo.
- Hierarquias e parenting podem ser usados em esteio a um padrão mais funcional que acabará sendo muito mais fácil de manipular mais tarde.
Uma vez que sempre, você deve tentar o seu melhor para manter sua malha quad-exclusiva, embora existam alguns cenários em que isso é reconhecidamente complicado de fazer. Quanto mais você praticar, mais você reconhecerá quando estiver prestes a se encurralar. Manter as coisas o mais limpas e simples verosímil sempre resultará em um fluxo de trabalho muito mais suave, além de um resultado final muito mais sedutor.
Sua instrumento principal será o software 3D que você escolher. O software de modelagem 3D mais popular será invariavelmente Maya, Blender, ZBrush e o resto dos suspeitos do prática.
Embora a modelagem de superfície dura no ZBrush possa findar sendo muito dissemelhante da modelagem de superfície dura no Blender ou no Maya, grande secção da diferença será superficial. A maioria dos tipos de software de modelagem 3D oferece as seguintes ferramentas e recursos comuns de modelagem de superfície dura:
- Extrusão, possivelmente a instrumento de modelagem 3D mais simples.
- Chanfradura, que arredonda cantos e arestas.
- Qualquer tipo de instrumento de faca que permite aditar novidade geometria a uma malha existente.
- A capacidade de subdividir toda a malha do seu padrão depois de definir seu projeto capital.
- Todos os operadores 3D comuns — dimensionamento, rotação e trasladação simples.
O instinto criativo e uma visão pela qual você é enamorado ajudarão a liderar o caminho – você pode fazer qualquer coisa em qualquer tipo de programa 3D. Às vezes, é preciso exclusivamente um pouco de experimentação para encontrar a abordagem que melhor se adapta ao seu estilo.
A modelagem 3D de superfície dura é nossa mais recente preocupação
A modelagem 3D é difícil? Não se você souber o que está procurando. Modelos orgânicos são incríveis, mas poucos projetos do Blender vão conflagrar o queimada em você uma vez que uma teoria muito permitido de modelagem de superfície dura. Ele definitivamente maçada a pruído para nós.
Leia a seguir
Sobre o responsável