A desigualdade de gênero tem sido um problema em todo o mundo há milhares de anos. Felizmente, as mulheres estão agora se manifestando e ganhando paridade com os homens no trabalho, na vida familiar e no status social. Dentro da indústria de tecnologia, vimos grandes avanços em nome da paridade, mormente durante o século 21. Portanto, que progresso foi feito e o que ainda precisamos fazer para prometer que as mulheres sejam realmente iguais no mundo da tecnologia?
Desigualdade de gênero no pretérito na indústria de tecnologia
A tecnologia tem sido muitas vezes vista uma vez que o mundo de um varão, mas agora sabemos que oriente não é o caso. Milhões de mulheres em todo o mundo têm interesse em tecnologia, mas levou qualquer tempo para que o resto do mundo alcançasse isso.
As mulheres trabalham com tecnologia desde o início da própria indústria. Mesmo centenas de anos detrás, quando a tecnologia estava em sua puerícia, as mulheres ainda desempenhavam um papel importante em seu progresso. Nos anos 1700, a astrônoma e matemática francesa Nicole-Reine Lepautre usou o tempo do eclipse solar para prever o retorno do cometa Halley passando pela Terreno quase perfeitamente. E, quando a tecnologia eletrônica foi comercializada, as mulheres também estavam lá.
Na dez de 1950, muitas mulheres trabalhavam no desenvolvimento de software, embora isso fosse visto uma vez que um trabalho braçal, logo a geração de hardware era mais um trabalho masculino. Não foi até a dez de 1980 que os homens perceberam uma vez que as mudanças no desenvolvimento de software poderiam revolucionar a tecnologia, logo software se tornou o nome do jogo. Mas essa visão de que as mulheres eram mais adequadas para realizar o que era percebido uma vez que trabalhos mais básicos dizia muito sobre a desigualdade de gênero dentro da indústria naquele momento.
A teoria da tecnologia ser para os homens também não desapareceu nas décadas seguintes. Na dez de 1990, Jane Margolis, pesquisadora de segregação e desigualdade, realizou um estudo no qual entrevistou centenas de estudantes de ciência da computação na Carnegie Mellon University. O estudo mostrou que as famílias eram muito mais propensas a comprar computadores para meninos do que para meninas, indicando que as pessoas ainda achavam que as mulheres não eram adequadas para o campo da tecnologia.
Mas a viradela do século finalmente trouxe uma vaga de paridade para as mulheres na tecnologia?
Uma vez que as coisas mudaram no século 21 para as mulheres na tecnologia
Nas últimas décadas, as conversas em torno do sexismo e da misoginia resultaram em grandes mudanças no mundo ocidental. As mulheres agora são levadas muito mais a sério quando levantam preocupações sobre segurança ou discriminação, e as opiniões sobre as mulheres na indústria de tecnologia também estão mudando.
Os números agora mostram que a diferença de gênero na indústria de tecnologia está realmente diminuindo. Entre 2018 e 2020, houve um aumento de 2,9% de funcionárias em tecnologia, com previsões de que deve possuir murado de três milhões de mulheres jovens trabalhando em tecnologia até o ano de 2030. Mas para a maioria, essa mudança simplesmente não está acontecendo com rapidez suficiente .
Embora possamos permanecer entusiasmados com a diferença de gênero que está diminuindo lentamente, simplesmente não podemos ignorar os problemas que ainda permanecem. A PWC informou que chocantes 78% dos estudantes não conseguem nomear uma mulher que ganhou notoriedade na indústria de tecnologia. Ou por outra, a PWC informou que as mulheres ocupam unicamente 5% dos cargos de liderança na indústria de tecnologia. Esses números são, no mínimo, preocupantes.
Ou por outra, as mulheres receberam, em média, um salário anual 2,5% menor do que os homens ao se candidatarem a um serviço de tecnologia em 2020, o que mostra que a disparidade salarial entre homens e mulheres ainda é um problema em nossos tempos atuais. E, com um relatório de 50% de mulheres deixando seus empregos de tecnologia aos 35 anos, certamente existem razões pelas quais a desigualdade de gênero na tecnologia ainda permanece.
Os problemas enfrentados pelas mulheres na indústria de tecnologia
Portanto, quais fatores estão impedindo o fechamento da vácuo de gênero na tecnologia? Em primeiro lugar, é importante abordar a discriminação que as mulheres ainda enfrentam regularmente.
Em um relatório da CWJobs, foi afirmado que um terço das mulheres da indústria de tecnologia foram questionadas se seu humor estava relacionado à idade do mês. Ou por outra, o CWJobs informou que mais da metade das mulheres na extensão de tecnologia dizem que alguém deu a entender que seu gênero pode proibir sua curso. Esse tipo de comportamento não unicamente desencoraja as mulheres de trabalharem na extensão de tecnologia, mas dificulta o progresso em suas carreiras.
Considere o trajo de que 44% das mulheres dizem que a discriminação de gênero na tecnologia é um grande problema, em conferência com unicamente 29% dos homens. Isso significa que mais de 70% dos homens não acham que as mulheres sofrem preconceito quando trabalham em empregos de tecnologia. Ou por outra, o trajo de um terço das mulheres, em conferência com 19% dos homens, manifestar que há mais discriminação de gênero contra as mulheres na tecnologia do que em outras indústrias indica que há um grande problema cá que precisa ser resolvido. Portanto, o que pode ser feito?
O que pode ser feito para combater a discriminação de gênero na tecnologia?
Esta pergunta nunca terá uma resposta simples em um cenário do mundo real. Enfrentar a discriminação de gênero na indústria de tecnologia requer a implementação de políticas antidiscriminação, esteio extra de funcionários femininos e um esforço contínuo para fechar a vácuo de serviço e salário que ainda existe.
Muitos afirmam que variar o tipo de pessoa que realiza entrevistas de serviço também pode ajudar a dar às mulheres a mesma chance de conseguir uma posição que os homens. Ou por outra, reavaliar as práticas da empresa e colocar a pluralidade na vanguarda dos valores de uma empresa também pode desempenhar um grande papel ao permitir que mulheres (e grupos minoritários) se sintam também respeitadas e consideradas na indústria de tecnologia.
Juntamente com a desigualdade de gênero, a questão da desigualdade racial também deve ser seriamente considerada pelas empresas em todo o mundo para dar às pessoas de cor a capacidade de obter uma possante presença em todos os setores. Os líderes de tecnologia precisam fazer um esforço para dar às minorias uma chance de sucesso em seu campo desejado para tornar a indústria de tecnologia um lugar verdadeiramente justo e igualitário.
Em suma, a falta de paridade na indústria de tecnologia ainda é muito aparente e, portanto, as medidas necessárias precisam ser tomadas para prometer que mulheres e minorias não precisem mais enfrentar discriminação em seus locais de trabalho.
Vamos fechar a vácuo de gênero na indústria de tecnologia
Embora a paridade de gênero tenha percorrido um longo caminho ao longo do século pretérito, ainda há questões gritantes que precisam ser abordadas. É preciso que haja um esforço conjunto entre mulheres e homens para trabalhar por um porvir justo e igualitário para ambos os sexos na indústria de tecnologia. Caso contrário, milhares de mulheres brilhantes continuarão a enfrentar obstáculos desnecessários em sua tentativa de ter uma curso de sucesso em tecnologia.
Leia a seguir
Sobre o responsável