Você acabou de retomar em um novo sítio de trabalho e sente que expressar “sim” a todas as solicitações feitas a você fará com que seus colegas de trabalho gostem de você. Você está com susto de que expressar “não” irá colocá-lo em seus livros ruins.
Algumas semanas depois, você está questionando sua decisão. Todo mundo quer que você faça coisas para eles. Ao tentar agradá-los, você está tendo um desempenho subordinado em seus deveres.
Ser aquela pessoa que sempre diz “sim” no trabalho não acaba muito. Neste item, você entenderá por que precisa recusar alguns pedidos e aprenderá maneiras práticas de expressar “não” educadamente no trabalho.
Por que você precisa expressar não no trabalho às vezes
Executando suas responsabilidades com o melhor de sua capacidade é a chave para se sobresair em seu trabalho. Se expressar “sim” aos pedidos comprometerá seu desempenho em suas funções, por que seguir em frente?
Lucrar saudação no trabalho não é o quanto você obriga as pessoas, mas o quão bom você é em suas tarefas.
O interesse da organização para a qual você trabalha é primordial. Se projetar esse interesse significa expressar “não” às vezes, você está no caminho manifesto. Vai lucrar o saudação daqueles que importam.
Concordar em fazer coisas fora da descrição do seu trabalho leva ao esgotamento. Proferir não, por outro lado, ajuda a definir limites para um desempenho ideal. Você canaliza sua virilidade para as tarefas pelas quais é responsável.
3 coisas a considerar antes de expressar não no trabalho
O sítio de trabalho é um terreno sensível. Recusar pedidos sem tato não é uma boa teoria. Faça da melhor maneira provável, para não produzir a sentimento errada, principalmente quando for evitável.
Cá estão 3 coisas a considerar antes de expressar “não” no trabalho.
1. A tarefa entra em conflito com seus valores?
Pessoas diferentes têm valores diferentes no sítio de trabalho. Se a tarefa que você precisa fazer entrar em conflito com seus valores, sinta-se esperançado em se recusar a fazê-la. Lembre-se sempre de que se você propalar seus valores e as pessoas não os respeitarem, portanto eles não o respeitarão.
2. A tarefa faz secção da descrição do seu trabalho?
Você pode estar desimpedido a desafios positivos porque eles o ajudam a crescer uma vez que sujeito e funcionário. Mas você deve saber quando traçar a risco.
Assumir responsabilidades que não fazem secção da descrição do seu trabalho o esgotará, você não poderá executar as tarefas da descrição do seu trabalho com eficiência. Recusar esses pedidos, caso contrário, seus deveres principais serão prejudicados.
3. Você pode entregar ótimos resultados?
Às vezes, você precisa pensar no quadro universal antes de concordar em concluir uma tarefa que lhe foi solicitada.
Sua agenda ou conjunto de habilidades pode instituir se você pode executar muito uma tarefa ou não. Seja o que for, se você tiver qualquer motivo para questionar sua capacidade de entregar um tanto que não seja os melhores resultados, diga não gentilmente, principalmente se você não for obrigado a realizar a tarefa.
4 dicas eficazes para expressar não no trabalho educadamente
Toda a núcleo de recusar pedidos é derrotada se isso completar afetando negativamente o seu trabalho.
Por mais que você queira se concentrar em seus deveres, você quer fazer isso em bons termos com seus colegas de trabalho. À luz disso, você precisa expressar “não” a eles amigavelmente.
Cá estão algumas dicas para expressar “não” no trabalho educadamente.
1. Certifique-se de sua resposta
A pessoa que você está recusando ficaria mais convencida se você parecesse tão seguro de sua resposta. Logo, em vez de dar respostas indecisas uma vez que “talvez”, “acho que não” ou “eu ligo para você”, dê uma resposta direta.
Um “não” direto deixaria a pessoa saber que você não mudará de teoria. Se você usar respostas indecisas, a pessoa continuará perguntando e você pode completar fazendo coisas que não lhe apetece.
2. Dê uma breve explicação
Não diga exclusivamente “não” e vá embora. Você pode não responsabilidade uma explicação à pessoa, considerando as circunstâncias, mas seja gentil explicando por que você recusou. Uma breve explicação faz com que sua resposta negativa soe muito e reduz a tensão, se houver.
No entanto, você deve observar que não precisa dar uma longa explicação sobre por que não quer fazer o que foi solicitado. Mantenha a explicação curta e simples. Proferir mais do que o necessário pode ser visto uma vez que um sinal de fraqueza.
3. Forneça Opções
Vamos supor que você esteja ocupado e seu colega peça para você completar uma sequência de códigos para eles. Depois de expressar “não”, você pode fornecer opções para eles dizendo um tanto uma vez que:
“Estou bastante ocupado no momento. Mas se puder esperar 2 horas, ficarei feliz em ajudar.”
Dessa forma, eles entenderão que você estará disposto a ajudá-los se for o momento manifesto. O mesmo acontece quando você é convidado para um drinque depois do trabalho, mas está cansado demais para comparecer. Diga-lhes educadamente uma vez que foi uma semana movimentada para você e uma vez que você teria se juntado a eles se eles tivessem perguntado em uma noite de sábado.
É mais fácil para as pessoas entenderem seus limites quando você se explica assim.
4. Mantenha-se firme
Há uma tendência de você se sentir culpado quando diz não às pessoas, às vezes. Essa culpa pode fazer você mudar de teoria e, antes que perceba o que está fazendo, peça à pessoa que lhe mostre a tarefa. E portanto você tem a culpa quando começa a tolerar de sobrecarga de trabalho.
Fazer isso exclusivamente desacreditaria o seu “não”, e as pessoas não o levarão a sério quando você as recusar no horizonte. Sempre que você se recusar a fazer uma tarefa, tenha certeza de sua resposta. Fique firme. Dessa forma, até mesmo seu empregador irá respeitá-lo.
Proferir não é necessário
Você não poderia atender a todos os pedidos feitos a você, mesmo que quisesse. O libido de deleitar a todos parece grande na superfície, mas não é viável no sentido real.
Saber seus limites e estabelecer limites são pré-requisitos para a satisfação no trabalho. Ser um grande jogador de equipe não é fazer tudo, mas fazer um tanto significativo, não importa quão pequeno seja.
Leia a seguir
Sobre o responsável