Não é irritante quando aplicativos quase idênticos usam diferentes combinações de teclas para obter o mesmo resultado? Pior ainda, você não odeia quando um software insiste em usar atalhos de teclado obscuros sem oferecer a opção de remapear? Não seria ótimo ter controle inteiro sobre uma vez que o teclado funciona em todos os aplicativos? Muito, isso é verosímil, graças ao AutoHotkey.
Com o AutoHotkey, você pode remapear todo o seu teclado ou fabricar atalhos personalizados, tanto “globalmente” quanto para cada aplicativo individualmente. Se desejar, você pode até ter sequências de texto personalizadas – ou até mesmo modelos inteiros – para cada aplicativo vinculado às mesmas combinações de teclas. Você só precisa do AutoHotkey e de um editor de texto – até o Conjunto de Notas serve. Soa interessante? Portanto vamos pular direto.
Introdução ao Windows Spy no AutoHotKey
Hoje em dia, muitos teclados vêm com software para fabricar atalhos e macros personalizados. No entanto, uma vez que veremos, o AutoHotkey é mais versátil, pois é independente do teclado.
Com ele, suas “personalizações de teclado” não serão vinculadas a um teclado específico. Você poderá levar seu script de personalização para outros computadores e ter seus atalhos e códigos de entrada de aplicativos personalizados em funcionamento rapidamente.
Uma vez que neste item estamos começando a trabalhar, se você quiser uma introdução adequada ao AutoHotkey, consulte nosso Guia rápido do AutoHotkey para iniciantes.
Comece baixando o AutoHotkey em seu site solene. Em seguida, instale-o uma vez que qualquer outro aplicativo. Você não precisa executá-lo depois. Ele entra em ação maquinalmente quando você executa um script feito para ele. Portanto, vamos fabricar esse script.
Com o AutoHotkey instalado, clique com o botão recta do mouse em qualquer lugar, na superfície de trabalho ou dentro de uma pasta onde você deseja fabricar seu script. Escolher Novo > Script AutoHotkey. Dê um nome ao seu horizonte script e pressione Enter.
Com o AutoHotkey, você pode fabricar atalhos “globais” que estarão ativos em todos os lugares ou específicos do aplicativo que funcionarão exclusivamente dentro da janela de um aplicativo ativo. Para “direcionar” um aplicativo específico, você deve identificá-lo em seu script. O AutoHotkey pode ajudar com isso através de seu Window Spy.
Clique duas vezes no seu script atualmente em branco para executá-lo e, com ele, AutoHotkey. Clique com o botão recta do mouse no ícone do AutoHotkey na bandeja do Windows e escolha Espião de Janela no menu que aparece.
Para encontrar os identificadores necessários para direcionar um aplicativo, deixe o Window Spy na tela e clique na janela do seu aplicativo. Em seguida, observe a ahk_class, ahk_exe, e ahk_pid entradas, no topo da janela do Window Spy. No nosso caso, queríamos direcionar o popular aplicativo de anotações Obsidian. Uma vez que outros softwares podem ter ahk_class e ahk_pid semelhantes, usamos seu registo realizável uma vez que nosso sorte, usando ahk_exe Obsidian.exe, conforme mencionado em Window Spy.
Quando você conhece seu cândido, é hora de fabricar um script.
Hora de fazer um script no AutoHotKey
Clique com o botão recta do mouse em seu script e escolha Editar script para abri-lo em seu editor de texto padrão. Uma vez que você verá, ele será pré-preenchido com alguns valores que ajudam na compatibilidade e desempenho. Ignore-os, pressione Enter uma ou duas vezes e direcione seu aplicativo usando:
#IfWinActive APP_IDENTIFIER
Substitua APP_IDENTIFIER pelo sorte real que você copiou do Window Spy do AutoHotkey. No nosso caso, isso se traduziu em:
#IfWinActive ahk_exe Obsidian.exe
Ao redigir scripts AutoHotkey, você pode usar os seguintes símbolos para as teclas modificadoras do teclado:
- ! para Alt
- + para Vez
- ^ para CTRL
- # para a chave do Windows
Antes de fabricar seus atalhos reais, no entanto, teste se o script realmente funcionará exclusivamente quando o aplicativo escolhido estiver ativo. A maneira mais fácil de fazer isso é usando o que o AutoHotkey labareda de “uma caixa de mensagem” ou melhor, uma “msgbox”.
Digite o seguinte diretamente aquém da risca em que você direcionou o aplicativo escolhido:
^a::
msgbox it works!
return
Se traduzido para o inglês simples, ficaria assim:
- Quando CTRL + A são pressionados juntos no teclado…
- … mostrar uma caixa de mensagem na tela que diz “funciona!”.
- Quando o usuário reconhecer essa caixa de mensagem, retorne ao estado anterior.
Execute seu script, pressione CTRL + A no seu teclado, e zero deve ocorrer. Isso porque você direcionou um aplicativo específico, mas ainda não mudou para ele. Portanto, ative a janela desse aplicativo, pressione a mesma combinação e você verá uma caixa de mensagem informando que “funciona”.
Agora, volte para qualquer outro aplicativo e tente novamente sua combinação de teclas. Espero que zero aconteça. Nesse caso, isso significa que seu MSGBOX é ativado exclusivamente em seu aplicativo de sorte, que é o resultado desejado que queremos com leste script.
Se o via de teclado “vazar” em outros aplicativos, verifique sua sintaxe e certifique-se de que não haja erros de digitação no sorte selecionado.
Uma vez que fabricar perfis de teclado personalizados para seus aplicativos
O AutoHotkey facilita o remapeamento do que as teclas do teclado fazem, individualmente e quando combinadas. Gostaria de trocar as teclas A e B? Na sintaxe do AutoHotkey, ficaria assim:
a::b
b::a
No entanto, você provavelmente não deseja remapear teclas individuais, mas ter combinações de várias teclas, com uma ou mais teclas modificadoras, executar ações específicas.
Para erigir no exemplo anterior, se você quiser que B apareça ao pressionar CTRL+A e, vice-versa, A apareça ao pressionar CTRL+B, tente:
^a::b
^b::a
Evidente, isso é exclusivamente um exemplo. Na vida real, pressionar várias teclas para digitar um único caractere é a própria definição de contraproducente. Por outro lado, atribuir sequências de texto a combinações de teclas pode apressar significativamente a ingresso de texto. Para ter seu nome, endereço de e-mail ou qualquer outro texto digitado ao pressionar uma combinação de teclas, você pode usar o comando “enviar” do AutoHotkey. Isso “diz” ao AutoHotkey, uma vez que o próprio nome indica, “envia” a sequência de texto que o segue para a janela ativa. Em ação, pode permanecer assim:
^+O::
send Odysseas
return
No roteiro supra:
- Começamos “dizendo” ao AutoHotkey que ele deve fazer um pouco quando pressionamos Shift + CTRL + O ao mesmo tempo.
- Esse “um pouco” está enviando a string “Odysseas”, que por eventualidade é o nome desse redactor, para a janela ativa.
- Finalmente, com “retorno”, afirmamos o equivalente a “isso será tudo, obrigado, AutoHotkey!”.
Tente testar diferentes combinações de teclas e fazer com que o AutoHotkey envie várias strings de texto para o aplicativo escolhido. Você pode ter várias regras no mesmo script.
Usar combinações de teclado para inserir sequências de texto pode ser útil para inserir instantaneamente seu nome e endereço de e-mail. No entanto, não é intuitivo ao digitar. Depois de um tempo, fica difícil seguir o que dezenas de atalhos fazem. É aí que a expansão de texto pode ajudar.
Em vez de mapear combinações de teclas específicas para strings de texto, o AutoHotkey permite definir códigos de entrada. Portanto, quando detecta que você digitou um deles, ele pode substituí-lo maquinalmente por uma sequência de texto mais longa. É tão simples quanto:
:*:MUO~::Make Use Of
- O “:*:” no início da risca indica que esta é uma regra de expansão de texto.
- Depois vem o shortcode, que no nosso caso é “MUO~”.
- Assim uma vez que os atalhos, “::” é o equivalente lógico de “=” neste cenário.
- A peça final do quebra-cabeça é a sequência de texto real com a qual queremos substituir “MUO~”.
Com esta regra, sempre que digitamos MUO~ em nosso aplicativo direcionado, o AHK entrará em ação e o substituirá por Fazer uso de.
Depois de definir as regras para um aplicativo, você pode direcionar outro exatamente da mesma maneira. Use “#IfWinActive APP_IDENTIFIER” novamente, desta vez visando a janela de outro aplicativo, e digite suas regras diretamente aquém.
Repita quantas vezes desejar, criando perfis de atalhos e códigos de entrada específicos do aplicativo.
Uma vez que os scripts do AutoHotkey são basicamente arquivos de texto, cá está uma teoria bacana: incorpore outros scripts aos seus e também os torne específicos do aplicativo! Confira nossa lista de scripts de AutoHotkey legais. Escolha qualquer um que você goste, mas em vez de usá-los uma vez que scripts independentes, abra-os em um editor de texto.
Copie o teor deles e adicione-os em uma seção de segmentação de aplicativos do seu script. Salve e execute novamente seu script e, teoricamente, esses scripts devem funcionar uma vez que secção de seus próprios quando o aplicativo que você destinou estiver ativo.
Tornando seu teclado inteligente com o AutoHotKey
Uma vez que você descobrirá a longo prazo, fabricar esses scripts é um processo, não um caso único. À medida que suas demandas e as formas uma vez que você está usando seu software mudam, seus scripts também mudam.
Ao estender e ajustar continuamente seus scripts, em breve você poderá sentir uma vez que os hackers são retratados em séries de analfabetos em tecnologia. Ao pressionar meia dúzia de teclas e combinações obscuras delas conhecidas exclusivamente por você, uma parede de texto pode brotar na tela uma vez que que por mágica.
Leia a seguir
Sobre o responsável