Quer instalar pacotes no Arch Linux mas não sabe uma vez que? Muitas pessoas enfrentam esse problema quando migram pela primeira vez de distribuições baseadas no Debian para o Arch Linux. No entanto, é fácil gerenciar pacotes em um sistema fundamentado em Arch.
Pacman é o gerenciador de pacotes padrão que vem pré-instalado em todas as distribuições baseadas em Arch. Ainda assim, há a premência de outros gerenciadores de pacotes uma vez que o yay, já que o Pacman não suporta a instalação de pacotes do Arch User Repository.
Vamos ver uma vez que você pode aditar e remover pacotes no Arch Linux, dos repositórios oficiais e do AUR.
Gerenciadores de pacotes no Arch Linux
Embora o Arch Linux venha com o Pacman uma vez que gerenciador de pacotes padrão, é provável instalar outros gerenciadores de pacotes. Ao contrário do Pacman, esses gerenciadores de pacotes permitem aditar novos pacotes do repositório solene do Arch, muito uma vez que do AUR (Arch User Repository).
Embora outros gerenciadores de pacotes tenham sido usados ao longo dos anos, exemplos uma vez que yaourt e aurman não são mais mantidos. Consequentemente, Pacman e yay são gerenciadores de pacotes mais seguros e confiáveis para o Arch Linux.
AUR é um repositório organizado pela comunidade que fornece aos usuários uma plataforma para compartilhar pacotes desenvolvidos por eles. Se você for um desenvolvedor, poderá aditar pacotes ao AUR e outros usuários poderão instalá-los em seus sistemas.
1. Pacman
Todo sistema Arch vem com o Pacman uma vez que seu gerenciador de pacotes padrão. O recurso mais notável do Pacman é que ele sincroniza regularmente os pacotes do seu sistema com o servidor rabi e, por sua vez, mantém seu sistema atualizado.
2. sim
Uma vez que yaourt e aurman foram descontinuados, você pode usar yay para aditar pacotes do AUR. O principal objetivo do yay era minimizar a ingresso do usuário e fornecer uma interface semelhante ao Pacman.
Você não poderá instalar o yay usando o Pacman, pois o último não suporta a soma de pacotes diretamente do Arch User Repository. Portanto, você terá que instalar o yay manualmente usando seu repositório Git. Veja uma vez que instalá-lo em seu sistema:
- Primeiro, baixe o git para poder clonar o repositório:
pacman -S --needed git base-devel
- Em seguida, clone o repositório yay em seu armazenamento sítio usando o git clone comando:
git clone https://aur.archlinux.org/yay.git
- Altere as permissões para a pasta baixada com chmod:
chmod 777 /yay
- Navegue até o diretório onde você clonou o repositório com cd:
cd yay-git
- Finalmente, use o makepkg comando para erigir o pacote yay-git. Certifique-se de não executar o comando uma vez que usuário root, caso contrário, ele gerará um erro:
makepkg -si
Atualizando e atualizando pacotes no Arch Linux
Se você acabou de instalar o Arch Linux, antes de poder aditar mais pacotes, você terá que sincronizar seu sistema com os servidores rabi atualizando sua lista de pacotes sítio.
Em seguida, você pode atualizar facilmente todos os seus pacotes para a versão mais recente baixando os arquivos dos servidores oficiais.
Atualizar pacotes usando o Pacman
Para atualizar sua lista de pacotes usando o Pacman, use o -Sy bandeira:
sudo pacman -Sy
Depois de sincronizar a lista de pacotes do seu sistema com os servidores master, você precisa atualizar os pacotes. Use o -Syu bandeira para fazer o mesmo. Levante comando pode levar qualquer tempo, dependendo da lista de pacotes e da sua conectividade de rede.
sudo pacman -Syu
Você pode forrar o esforço de digitar esses dois comandos combinando-os usando o -Syyu bandeira. O Pacman começará a diminuir os pacotes mais recentes maquinalmente posteriormente atualizar a lista de pacotes.
sudo pacman -Syyu
Atualizar pacotes no Arch Linux usando yay
Para atualizar e atualizar pacotes usando yay, basta usar o -Syu bandeira:
sudo yay -Syu
Adicionando pacotes no Arch Linux
Aditar pacotes no Arch Linux é fácil quando você sabe quais comandos executar. Tudo o que você precisa fazer é digitar os comandos do gerenciador de pacotes no terminal.
Instalar pacotes no Arch Linux com Pacman
Pacman usa a extensão de registro TAR para empacotar aplicativos. Ele funciona perfeitamente com a arquitetura do sistema Arch Linux. Para aditar um pacote usando o Pacman, use o -S bandeira:
sudo pacman -S packagename
Por exemplo, para instalar o CMatrix, execute:
sudo pacman -S cmatrix
Para instalar vários pacotes de uma só vez, digite os nomes dos pacotes separados por espaços simples:
sudo pacman -S cmatrix vlc python
Você também pode obter informações sobre pacotes posteriormente instalá-los. A saída fornece detalhes sobre o nome, versão, arquitetura e licença do pacote. Para fazer isso, substitua -S com -Qi no comando pacman padrão:
pacman -Qi cmatrix
Uma vez que instalar pacotes com yay
A sintaxe do yay é bastante semelhante à do Pacman. Para instalar um pacote usando o gerenciador de pacotes yay, basta usar o -S flag com o comando padrão:
yay -S packagename
Removendo pacotes no Arch Linux
O Arch Linux oferece o controle para remover pacotes quando você não precisar deles, e esse é um dos muitos motivos pelos quais você deve instalar o Arch Linux. Você pode remover quase qualquer pacote do seu sistema se tiver autorização, é evidente.
Remover Pacotes Com Pacman
Remover um pacote no Arch Linux também é fácil. Tudo o que você precisa fazer é usar o -R bandeira:
sudo pacman -R cmatrix
Se o pacote não estiver presente em seu sistema, você receberá um erro informando “erro: fado não encontrado: nomedopacote“.
Remover pacotes no Arch Linux com yay
Para remover pacotes usando yay, adicione o -R flag para o comando yay padrão. Você também pode usar o -Rns flag para remover todas as dependências desnecessárias do seu sistema.
yay -R cmatrix
yay -Rns cmatrix
Se você deseja remover os pacotes que seu sistema não precisa, use o -Yc bandeira:
yay -Yc
Gerenciar pacotes no Arch Linux é fácil
Existem várias maneiras de aditar e remover pacotes em uma distribuição Linux baseada em Arch. Você pode usar gerenciadores de pacotes uma vez que Pacman e yay. Enquanto alguns gerenciadores de pacotes permitem o download de pacotes do Arch User Repository, outros uma vez que o Pacman não suportam o AUR.
Se você não é fã de gerenciadores de pacotes, sempre pode diminuir os pacotes que deseja manualmente. Vários sites estão disponíveis na Internet que fornecem pacotes TAR, RPM e DEB para usuários do Linux.